Liderança do deputado Josimar de Maranhãozinho foi surpreendente

    Prefeitos, deputados, e pré-candidatos receberam propostas financeiras e até de cargos para parentes oriundas do Palácio dos Leões. O objetivo era desmontar a qualquer preço que o deputado federal Josimar não era líder de nada.

    Josimar e Detinha

    Ao contrário do que esperava o governo, os liderados por Josimar mostraram lealdade, fidelidade, e compromisso, mesmo quando do outro lado estavam arrumadas malas abarrotadas. Dificilmente prefeitos e pré-candidatos recusariam tai$ oferta$, ainda mais faltando poucos meses para a eleição de 2022.

    Na sexta (20) e no sábado (21), o comandante do PL maranhense reuniu em sua residência prefeitos e pré-candidatos a estadual e federal para tratarem da escolha do pré-candidato a governador que será apoiado pelo partido.

    Logo de cara uma surpresa: foi feita a escolha através de votação democrática. Abertas as urnas dois dias depois, ontem à noite, durante live apresentada pelos deputados Josimar e Detinha, ampla maioria delegou ao parlamentar federal a decisão.

    E a postura do líder não poderia ter sido melhor: recusou tudo oferecido pelos Leões e pulou, com seus aliados, pra dentro do foguete do senador Weverton Rocha, na certeza de que, juntos, estão construindo Um Maranhão Mais Feliz!

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Othelino reúne classe política para reforçar pré-candidaturas de Brandão e Flávio Dino

    O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu, na noite de segunda-feira (9), representantes da classe política maranhense para reforçar a unidade do grupo em torno das pré-candidaturas majoritárias do governador Carlos Brandão à reeleição e do ex-governador Flávio Dino (PSB) ao Senado.

    Foto Divulgação

    O encontro contou também com a presença do pré-candidato a vice-governador, Felipe Camarão (PT), da vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), pré-candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino, além da senadora Eliziane Gama (Cidadania), de 21 deputados estaduais e dos deputados federais Márcio Jerry (PCdoB), André Fufuca (PP), Zé Carlos (PT) e Rubens Júnior (PT).

    Na ocasião, Othelino Neto afirmou que a reunião de tantas forças políticas tem um significado muito forte e que a presença da ampla maioria dos deputados estaduais ao encontro reforça o compromisso dos parlamentares com esse projeto político, que pretende continuar promovendo grandes transformações no estado.

    Cada deputado estadual, que aqui está, representa milhares de maranhenses, pois foram escolhidos pelo povo do Maranhão. E nós vamos levar essa mensagem para cada canto do estado. O governador Carlos Brandão pode contar comigo, como um militante político, porque, sobretudo, tenho responsabilidade com o que estamos construindo desde janeiro de 2015”, declarou o parlamentar.

    Othelino, que comandará a coordenação política da pré-candidatura de Flávio Dino ao Senado, destacou, ainda, que todo o grupo está empenhado em fazer com que esse projeto seja vitorioso.

    “Faço parte desse projeto porque confio e acredito que é o melhor para o meu estado. O Maranhão merece continuar se desenvolvendo e superando desigualdades históricas. Tenho convicção, a cada dia, que esse grupo de deputados estaduais, deputados federais, do governador Carlos Brandão, do ex-governador Flávio Dino e de tantas forças políticas será vitorioso para o bem dos maranhenses”, assinalou o chefe do Parlamento Estadual.

    Unidade

    Foto Divulgação

    O governador Carlos Brandão agradeceu o empenho do deputado Othelino Neto em priorizar a unidade do grupo político pelo bem dos maranhenses. “A sua capacidade de articulação é o que mais se destaca. Othelino tem o nosso respeito e a nossa gratidão por decidir continuar conosco nesse projeto, iniciado pelo ex-governador Flávio Dino, e que pretendemos continuar desenvolvendo em prol do Maranhão”, disse.

    O ex-governador Flávio Dino também reconheceu a importância de Othelino Neto nessa caminhada. “Quero agradecer a você pela parceria, lealdade e pela decisão de priorizar o nosso estado e esse projeto. Você sempre será reconhecido como uma figura fundamental na nossa caminhada que, certamente, será vitoriosa”, afirmou o pré-candidato ao Senado.

    Ana Paula Lobato ressaltou que a chapa está comprometida em levar aos quatro cantos do Maranhão a bandeira pela continuidade. “Esse é um grupo que tem trabalho no Maranhão e tem resultado. Então, tenho certeza que teremos uma eleição vitoriosa, pois os maranhenses reconhecem isso. Contem sempre com o meu apoio, força de vontade e determinação para que possamos avançar ainda mais”, completou a vice-prefeita e pré-candidata à primeira suplência ao Senado.

    A senadora Eliziane Gama falou sobre a importância da unidade do grupo político. “Othelino e eu trabalhamos muito para manter a unidade do grupo e fomos ao limite dessa busca. Conseguimos a união daqueles que querem o bem do Maranhão e que os avanços continuem acontecendo. Estaremos juntos em mais uma vitória”, afirmou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Roberto Rocha empareda Flávio Dino com apoio de todos os candidatos a governador da oposição

    Marco D’Eça

    Senador reuniu nesta segunda-feira representantes do PDT, de Weverton Rocha, do PSD, de Edivaldo Júnior, do PSC, de Dr. Lahésio e do PL, de Josimar Maranhãozinho para anunciar sua candidatura à reeleição ao Senado; ele também recebeu apoio do PRB, do PROS, do Agir36 e do PMN, numa aliança que deve se repetir em um eventual segundo turno para o governo

    Roberto Rocha passa a ser a partir de agora o candidato a senador de todos os partidos e candidatos de oposição ao Palácio dos leões, a Carlos Brandão e a Flávio Dino

    Quatro dias depois de o senador Weverton Rocha (PDT) anunciar que não mais votaria no ex-governador Flávio Dino (PSB), seu colega de bancada Roberto Rocha (PTB) anunciou candidatura à reeleição ao Senado com apoio de todos os candidatos governador que fazem oposição ao Palácio dos Leões.

    Na mesma mesa, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 2, Rocha reuniu representantes do próprio Weverton e dos também candidatos Edivaldo Júnior (PSD), Dr. Lahésio Bonfim (PSC) e Josimar Maranhãozinho (PL); além disso, recebeu apoio do PROS, do Republicanos, do Aigr36 e do PMN.

    A coligação que vai embalar a candidatura de Roberto é duas vezes maior que a de Flávio Dino, que reúne apenas o PCdoB, o PT, e o PSB.

    Ao reunir toda a oposição em torno do seu nome, Roberto Rocha gera o principal fato político deste mês, exatamente no dia em que Flávio Dino completa 30 dias fora do poder sem conseguir gerar fatos em torno do seu nome.

    A vantagem desta aliança é a capilaridade de votos em todo o Maranhão, que pode, nos próximos meses, quebrar a diferença nas pesquisas, hoje ainda liderada por Flávio Dino.

    – Tenha a certeza senador, que todos nós, do PDT, do grupo de Weverton, e dos demais pré-candidatos e partidos aqui representados vamos trabalhar pelo seu nome em todo o Maranhão – afirmou o presidente da Federação dos Municípios, Erlânio Xavier (PDT), que representava Weverton.

    Segundo o próprio Roberto Rocha, o apoio a ele para o Senado significará também uma aliança de todos os candidatos e partidos em um eventual segundo turno contra o governador-tampão Carlos Brandão (PSB), único agora a defender a candidatura de Flávio Dino ao Senado.

    Os deputados federais Edilázio Júnior (PSD) e Aluísio Mendes (PSC) representaram, respectivamente, os candidatos Edivaldo Júnior e Dr. Lahésio; de Josimar, o representante foi o deputado estadual Vinícius Louro (PL).

    Também participaram do encontro o deputado federal Cléber Verde (PRB), os estaduais Marcos Caldas (PROS). Glabvert Cutrim (PDT) e Neto Evangelista (PDT), o vereador Álvaro Pires (PMN) e o representante do Agir36.

    A partir de agora, a campanha pelo Senado muda de patamar com a força política representada por Roberto Rocha.

    Força política que ele pretende transformar em força eleitoral para barrar o sonho senatorial de Flávio Dino…

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    A possível aliança entre Weverton, Roberto Rocha e Josimar de Maranhãozinho

    As eleições de outubro no Maranhão, ao que tudo indica, devem tomar um novo rumo nos próximos dias.

    Weverton e Josimar

    Conforme publicado pelo Imirante já há um entendimento entre os senadores Weverton Rocha (PDT), pré-candidato a governador, Roberto Rocha (PTB) e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL).

    Leia abaixo.

    As cada vez mais intensas articulações por uma inusitada aliança no Maranhão tendem a movimentar o tabuleiro eleitoral no Estado.

    A ideia é que o pedetista siga como candidato a governador, o petebista como candidato À reeleição para o Senado e o presidente do Partido Liberal abdique do projeto ao governo para disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados.

    A notícia atingiu em cheio o comando da pré-campanha do governador Carlos Brandão (PSB). Sinal claro disso foi a reação quase imediata do secretário de Estado da Comunicação, Ricardo Cappelli (PSB), nas redes.

    Ele classificou a união de “chapa dos traidores”. “Seria ótimo. Ficaria bem claro para a população quem é quem. A política ama a traição, mas execra os traidores”, disse.

    A preocupação de Cappelli – e de todo o entorno de Brandão – tem razão de ser. Weverton e Brandão disputam a liderança nas pesquisas já registradas em 2022. Mas todos sabem que Edivaldo Holanda Júnior (PSD) tem potencial, e temem a incógnita Lahesio Bonfim (PSC).

    Uma união de forças como Josimar e Roberto Rocha em torno de Weverton pode dar-lhe a musculatura necessária para garantir-se num segundo turno.

    Assim, sobraria a Brandão disputar uma segunda vaga com Edivaldo e Lahesio.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Martelo batido: Felipe Camarão será anunciado vice-governador na chapa de Brandão

    O nome do ainda secretário de Educação, Felipe Camarão, será anunciado nas próximas horas como pré-candidato a vice na chapa de Carlos Brandão, que é apoiada por Flávio Dino.

    O acordo foi selado com o aval do PT e do PSB, sob forte influência de Dino e Brandão. Aguardem!

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Abigail Cunha vem se articulando e poderá ser uma das deputadas mais bem votadas do Maranhão

    A primeira-dama de Barra do Corda Abigail Cunha deverá bater no martelo até o próximo dia 4 de Abril quanto ao partido que ela estará filiada para concorrer ao cargo de deputada estadual nas eleições de outubro.

    Esposa do atual prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, Abigail Cunha vem se articulando e conseguindo mais apoios em várias regiões do Maranhão.

    O patrimônio de votos do marido, Rigo Teles, que teve seis mandatos consecutivos de deputado estadual, contribuirá de forma significativa na eleição de Abigail Cunha.

    Em Barra do Corda, levantamentos para consumo interno apontam para uma vitória bastante expressiva em favor de Abigail Cunha.

    Na cúpula política da capital São Luís dão conta de que, Abigail Cunha, será uma das deputadas bem mais votadas do Maranhão no próximo dia 2 de outubro.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa Escutec mostra que Flávio Dino tem apenas 10% das intenções de votos no cenário espontâneo

    A cada pesquisa séria realizada no Maranhão para a escolha da única vaga de senador na eleição de 2022, deixa cada vez mais o governador Flávio Dino, único candidato declarado ao posto até o momento, em desespero. Pré-candidato desde 2015 quando assumiu a principal cadeira no Palácio dos Leões ele já esteve bem posicionado nas pesquisas, mas na metade de 2021 até fevereiro de 2022 vem despencando, descendo a ladeira.

    Na pesquisa realizada pelo Escutec, instituto contratado pela Sistema Mirante de Comunicação, no cenário espontâneo, Dino obteve apenas 10% das intenções de votos, uma prova real de que o eleitor maranhense não o quer senador. Confira abaixo o gráfico:

    Foto Reprodução

    A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre quinta (17) e essa terça-feira (22). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, para o total da amostra, e o nível de confiança é de 95%.

    O levantamento foi encomendado pela TV Mirante e foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número MA 03951/2022.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Edivaldo apresenta pré-candidatura para lideranças em Humberto de Campos

    Dois dias após a divulgação de pesquisa do Instituto Escutec confirmando o seu nome como segundo colocado na disputa para o governo do estado nas eleições do próximo ano, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PSD), segue com intensa agenda de visitas aos municípios.

    Nesta sexta (3), Edivaldo esteve em Humberto de Campos, na região dos Lençóis Maranhenses, junto com o deputado federal e presidente estadual do Partido Social Democrático (PSD), Edilázio Júnior, dialogando com lideranças e a população, apresentando o seu projeto para concorrer a vaga para o Palácio dos Leões.

    O ex-prefeito do município, Zé Ribamar; e os vereadores Catiumba Almeida, Gustavo Gonçalves, Atalecio Maia e Ibervon estavam entre as autoridades municipais presentes na reunião. 

    Além desses, também prestigiaram o evento Socorro Almeida, liderança regional do segmento de juventude e cultural; a presidente do Sindicato Municipal de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais, Damiana Silva; o Presidente do Sindicato Municipal da Pesca, Mailson dos Santos; e centenas de lideranças políticas, comunitárias, religiosas, sindicais, entre outros segmentos. 

    Ao falar para os humbertuenses, Edivaldo destacou a importância da reunião e reafirmou o seu compromisso de ouvir a população de todo o estado, com a finalidade de construir um projeto forte para apresentar aos maranhenses. 

     “O propósito da nossa caminhada pelo Maranhão, de estarmos hoje aqui com vocês, é poder apresentar ideias e ouvir as lideranças e a população, construindo conjuntamente um plano de governo que atenda as necessidades do cidadão. E se Deus nos permitir chegar ao governo, conhecendo a realidade dos municípios e os anseios populares, vamos trabalhar com determinação e muita energia para enfrentar os problemas e garantir ações que transformem a vida das pessoas para melhor”, acentuou Edivaldo, muito aplaudido.

    Aprovação popular 

    Com elevado índice de aprovação popular ao encerrar o segundo mandato consecutivo como prefeito de São Luís, no final do ano passado, Edivaldo pontua em todas as pesquisas de intenção de voto realizadas este ano como uma dos principais nomes no Maranhão para disputar o governo em 2022.

    Carismático, ele tem percorrido o estado e reunido apoio de importantes lideranças por onde passa.

     

    Na semana passada, Edivaldo recebeu apoio de diversos líderes em municípios das regiões do Alto Turi, Gurupi e Baixada Ocidental Maranhense. Desde agosto, quando teve o seu nome lançado como pré-candidato ao governo pela direção nacional do PSD, Edivaldo esteve ainda em Imperatriz e outras cidades das regiões Tocantina e Sul; além de visitar o Vale do Parnaíba, Vale do Pindaré, entre outras.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    “Demonstração clara e inequívoca de que o caminho está certo”, diz César Pires sobre pré-candidatura de Edivaldo ao governo

    A primeira visita ao interior do Estado após confirmação do nome do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, como pré-candidato ao governo do Maranhão, foi o destaque do discurso desta terça-feira (5) do deputado estadual César Pires na Assembleia Legislativa. Para o parlamentar, que integrou a comitiva, a ótima receptividade ao pessedista pela classe política, lideranças e a população são uma “demonstração clara e inequívoca de que o caminho está certo”.

    Edivaldo em visita aos municípios do interior do Estado

    O deputado, que acumula décadas de experiência na política maranhense, afirmou que a ida com Edivaldo ao interior “foi uma peregrinação das mais bonitas da vida de homem público” e ressaltou que o pré-candidato não criticou seus adversários, mas sim mostrou como está construindo os seus propósitos para melhorar o Maranhão.

    O ex-prefeito, que percorreu cidades como Imperatriz, João Lisboa, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Itinga do Maranhão, Açailândia, São João do Paraíso e Porto Franco, foi recebido com muito carinho e conquistou o apoio de diversos líderes políticos e religiosos, além da população em geral, que também está abraçando a pré-candidatura de Edivaldo.

    Em Porto Franco, foi extremamente ovacionado pelas pessoas, de forma gratuita, sem que nós tivéssemos gasto um centavo. Foi simplesmente o calor humano e uma vontade de apoiar Edivaldo Holanda. Foi assim também, do mesmo modo, em Itinga. Festas, reuniões, abraços, onde o atrativo era o nosso pré-candidato. Em Açailândia, também foi uma festa gigantesca. Em São João do Paraíso, a Câmara lotada para ouvir Edivaldo Holanda Junior. E vamos continuar viajando pelo Maranhão, apresentando o nosso pré-candidato e mostrando que é possível fazer mais pelo nosso Estado”, relatou César Pires.

    Para o deputado, a experiência de Edivaldo como gestor público e o seu carisma são alguns dos seus pontos fortes e que estão fazendo a diferença na sua pré-candidatura ao Palácio dos Leões. “Um homem leve, de abraços, um sorriso aberto, sem mácula, com aprovação gigantesca aqui (ao término do mandato como prefeito da capital), que eu confesso que me encantei”, disse.

    O parlamentar também destacou o ótimo desempenho de Edivaldo Holanda Junior na pesquisa Escutec/O Estado do Maranhão divulgada no sábado (3), em que o ex-prefeito já aparece em segundo lugar, com 20% das intenções de votos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Adriano Sarney decide sair para federal e já emplaca parceria com Dalton Arruda

    O deputado estadual Adriano Sarney bateu o martelo em seu destino político para 2022. Será candidato a deputado federal, por enquanto, pelo Partido Verde.

    Adriano Sarney e Dalton Arruda

    Em encontro com o pré-candidato a deputado estadual Dalton Arruda, Adriano convidou o amigo para uma parceria em vários municípios do Maranhão.

    Pra mim é uma honra fazer parceria com Adriano que obteve 50 mil votos em sua ultima eleição para Deputado Estadual, demonstrando que de fato é uma pessoa querida no Estado”, disse Dalton.

    A conversa em tom amigável também foi discutida a possibilidade de Adriano migrar para o PSD, partido de Dalton, e também presidido por outro grande Sarneysista, que é o deputado federal Edilázio Junior.

    “O jogo está apenas começando e teremos muitas surpresas até o dia das convenções”, disse Adriano em tom de suspense.

    É aguardar e conferir…

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa em Barra do Corda aponta Roseana na liderança seguida de Lahésio Bonfim

    Pesquisa realizada pelo Instituto INOP entre os dias 29 de agosto  3 de setembro em Barra do Corda, aponta Roseana Sarney liderando com folga, perto de 40%, seguida de Lahésio Bonfim, com mais de 20%, e em terceiro Edivaldo Holanda com  15%.

    Localizado na região Central do Maranhão, Barra do Corda é um dos 20 maiores colégios eleitorais do Maranhão. O que chamou a atenção foram os números dados aos que não fazer parte da base aliada do governo de Flávio Dino, que atinge 74% dos votos.

    Veja abaixo os índices da pesquisa INOP:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.