Ao longo da história política de eleições no Brasil, o Instituto Ibope errou na ampla maioria dos resultados, sempre descaradamente para favorecer algum candidato. Foi assim no Rio de Janeiro quando tentou tomar a vitória do então candidato Leonel Brizola, que acabou saindo vitorioso. Aqui no Maranhão o Ibope não acerta nenhuma, exceto quando faltam dois ou um dia para o resultado das urnas, quando o instituto se aproxima da realidade.

Ontem, o Ibope apontou que Eduardo Braide caiu de 44% para 36%; Duarte Jr, que tinha 19%, passou para 22% e Neto Evangelista subiu de 14% para 16%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Duarte e Neto estão empatados.

Numa rápida pesquisa ao longo dos últimos 14 anos, observa-se que o Ibope dificilmente consegue identificar a tendência do eleitorado em São Luís em pesquisas de intenção de voto, e sempre acaba desmoralizado.

Assim foi nas eleições de 2012 para prefeito de São Luís, quando o Ibope dava como certa a vitória de João Castelo no primeiro turno e Edivaldo Holanda Jr venceu com 36%, 10 pontos percentuais a mais do que o apontado pelo instituto.

Nas eleições de 2006 para o Governo do Maranhão, o Ibope dizia que Roseana Sarney venceria no primeiro turno folgadamente, no entanto, o pedetista Jackson Lago foi para o segundo turno e ainda venceu a disputa.

Em 2008, o Ibope apontou que Flávio Dino venceria a eleição para prefeito no segundo turno, e quem se elegeu foi João Castelo.

Em 2010, o Ibope identificou que haveria segundo turno nas eleições de governador, e a candidata Roseana Sarney ganhou no primeiro turno.

Em 2014, o Ibope apontou que Edinho Lobão estava bem próximo do candidato Flávio Dino na corrida ao Governo do Estado, e Dino acabou vencendo com quase 70% de diferença. Nesse mesmo ano, o senador que aparecia como eleito na pesquisa Ibope era o Gastão Vieira, e quem se elegeu foi Roberto Rocha.

Em 2016, o Ibope apontava Weverton Rocha em quinto lugar na disputa para o Senado no Maranhão, e Weverton acabou eleito com quase 2 milhões de votos, votação superior ao do governador Flávio Dino.

O Ibope tem errado tanto nas pesquisas eleitorais em São Luís que os maranhenses já brincam que no Maranhão uma pesquisa do Ibope e nada é a mesma coisa. Agora se sabe também que, além de terceirizar as pesquisas, o Ibope comete erros intencionais e encomendados.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amigo de longas datas da família Braide, o senhor Arthur Henrique Segalla de Carvalho Pereira, conhecido ...
Willer Tomaz processou Robert Lobato (já falecido) e perdeu ação. Também é a segunda vez que ...
Mais uma escola foi entregue aos ribamarenses. Dessa vez, a comunidade de Juçatuba, localizada na Zona ...
O Instituto Exata divulgou nesta terça-feira, 7, dados que mostram que o atual prefeito da cidade, ...
O diretor do Sistema FC de Comunicação, Cícero de Sousa, foi identificado como um dos assessores ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.