MPF recomenda à UFMA que apresente cronograma para retorno às aulas presenciais com medidas de prevenção à covid

    O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação para que a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) apresente, no prazo de 10 dias, o cronograma de retorno das atividades acadêmicas presenciais, com indicação das datas para cada período e ano de ensino de forma escalonada, não podendo ultrapassar o dia 30 de maio de 2022. Foram propostas, entre outras coisas, que sejam adotadas medidas de prevenção à covid-19 para a segurança dos estudantes, professores, funcionários e frequentadores dos campus.

    Universidade Federal do Maranhão

    De acordo com a recomendação, a universidade não deve fazer distinção entre os cursos de um mesmo campus, devendo todos, sem exceção, retornarem à forma presencial de ensino na data a ser estabelecida. Contudo, podem ser elaborados cronogramas com datas distintas para o retorno das aulas presenciais, no caso dos campi localizados nos diversos municípios, conforme a situação local de controle epidemiológico da covid-19 em cada cidade.

    Além disso, que a Ufma disponibilize, antes da efetiva reabertura do espaço, materiais de higienização tais como lavatórios em funcionamento e em quantidade suficiente, sabão líquido, álcool gel 70%, saboneteira, toalhas de papel, bem como máscaras, conforme uso obrigatório determinado pela legislação vigente e recomendações das autoridades nacionais e internacionais. A universidade ainda poderá determinar o uso obrigatório de máscaras nas suas dependências.

    Dessa forma, como medida de prevenção contra a covid-19, o MPF pede que a Ufma considere a possibilidade de adoção de fluxos e horários diferenciados das turmas e turno, incluindo redução do número de alunos por sala, a fim de obter formas de monitoramento e medidas de isolamento de casos de eventual contágio no ambiente.

    O MPF requer, também, que a universidade avalie, em conjunto com as Secretarias de Estado e municipais de Saúde do Maranhão, a possibilidade de que os profissionais da educação sejam submetidos a testes rotineiros de detecção do covid com intuito de implementação dos fluxos e protocolos de saúde. A recomendação pede, ainda, que sejam adotadas estratégias de orientação dos estudantes quanto às medidas preventivas e de contenção da propagação do coronavírus.

    Assim, a partir da entrega da recomendação, fica concedido o prazo de 5 dias para que a universidade informe sobre o acatamento e comprove, documentalmente, as medidas adotadas para cumprimento.

    Íntegra da recomendação expedida pelo MPF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em dois anos, 314 jornalistas mortos pela Covid-19

    FENAJ

    Número de casos fatais da doença caiu sucessivamente com a vacinação

    Alguns dos jornalistas que perderam a vida no Maranhão

    Em 699 dias de pandemia, contados de abril de 2020 a fevereiro de 2022, 314 jornalistas brasileiros morreram em decorrência da Covid-19, perfazendo uma média de 1 morte a cada 2,2 dias. Os dados são do Relatório sobre jornalistas vítimas de Covid-19 no Brasil produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio de seu Departamento de Saúde e Segurança, atualizado neste mês de março. O elevado número de óbitos entre a categoria colocou o Brasil na posição de país recordista de mortes de profissionais de imprensa por Covid-19, em todo o mundo, seguido pela Índia, Peru e México, segundo dados do portal Press Emblem Campaign.

    Deve-se ressaltar, no entanto, que após o início da campanha de vacinação, o número de óbitos caiu expressivamente. Nos dois primeiros meses de 2022 foram registrados 11 casos, contra 42 do mesmo período do ano anterior. Segundo o diretor do Departamento de Saúde e Segurança, Norian Segatto, na busca de informações para atualizar o Relatório notou-se casos de óbitos por causas como pneumonia e AVC (pelo menos quatro casos em 2022). Ele chama a atenção para o fato de que essas mortes podem estar associadas a sequelas da Covid-19, mas não foi possível averiguar se as vítimas tiveram histórico de contaminação. Por isso, os casos foram relacionados na lista geral, mas não entraram no cômputo geral.

    O Relatório da FENAJ é elaborado a partir de dados obtidos diretamente em jornais, sites e blogs de todo o país, informações fornecidas pelos Sindicatos de Jornalistas nos estados ou vindas diretamente de colegas de profissão. Norian afirma que, mesmo com o esforço de uma pesquisa ampla e abrangente, é plausível imaginar que os números estejam subestimados e não reflitam integralmente o tamanho da tragédia dentro da categoria.

    Em números absolutos, São Paulo lidera os casos de vítimas na categoria, registrando 42 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, o que representa 33,7% do total de casos. O resultado não chega a ser surpresa por se tratar do Estado mais populoso do país e com o maior número de jornalistas. O Rio de Janeiro é o segundo com maior número de mortes, tendo registrado 33 casos. Pará e Paraná registraram 24 mortes cada e, Minas Gerais, 20.sos) são os estados mais afetados pela pandemia na categoria jornalística. Mato Grosso, com população de 3,5 milhões de pessoas, registrou um total de 19 mortes na categoria, praticamente o mesmo número de Minas Gerais, que tem uma população de 20,8 milhões de pessoas.

    A presidenta da FENAJ, Maria José Braga, destacou que os jornalistas mortos, assim como os demais brasileiros que perderam a vida em decorrência da Covid-19, foram vítimas da gestão criminosa da pandemia feita pelo governo Bolsonaro. Segundo ela, não foi só negligência ou incompetência; foram políticas e ações do governo federal que permitiram a disseminação da doença, por meio da desinformação, do boicote às medidas sanitárias preconizadas pela OMS, de tratamentos sem comprovação científica e do atraso da vacinação.

    Maria José Braga também destaca o esforço dos Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação na proteção da vida e das condições de trabalho da categoria em meio à maior crise sanitária global. “Além de orientar e cobrar a adoção de medidas sanitárias por parte dos empregadores, com muitos casos levados ao Ministério Público do Trabalho, os Sindicatos atuaram na busca pela vacinação prioritária da categoria, uma vez que os jornalistas foram considerados trabalhadores essenciais desde o início da pandemia. Muitos Sindicatos obtiveram êxito no pleito, a exemplo da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Piauí e das cidades de São Luís (MA) e Rio Grande (RS)”, acrescenta.

    Relembre aqui casos de jornalistas do Maranhão que tiveram suas vidas ceifadas pela Covid-19.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Imperatriz confirma óbito de bebê de 11 meses em decorrência da Covid-19

    Em Imperatriz, a morte de um bebê de 11 meses, em decorrência de complicações da covid-19, acende alerta para importância da vacinação infantil. O boletim epidemiológico, divulgado na última quarta-feira (23), pela Prefeitura, aponta óbito de uma criança do sexo masculino sem comorbidades.

    Foto Reprodução

    Com pouco mais de um mês do início da aplicação de doses pediátricas, menos da metade do público-alvo se vacinou. Isso corresponde a aplicação de 4.602 doses do imunizante. Embora todo empenho da Secretaria de Saúde em ampliar os números de imunizados, a vacinação pouco tem avançado no Município.

    Nós temos uma população de mais de 30 mil crianças de 5 a 11 anos em Imperatriz, e mesmo com todos os nossos esforços de incentivo, estrutura disponibilizada, conscientização, UBS em diversos bairros, algumas com horário estendido, Dia D, não conseguimos ter uma boa cobertura vacinal”, pontua o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

    O óbito da criança registrado neste mês de fevereiro é um indicador de que, mesmo em proporções menores, as crianças podem ter agravamento de saúde em decorrência da covid-19. “Além disso, elas também são veículos de transmissão do vírus para outras pessoas consideradas de risco”, é o que explica a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

    A coordenadora lembra ainda que para ser autorizada a vacinação de crianças foram realizados vários estudos e análises técnicas rigorosas no Brasil. A vacinação infantil foi iniciada anteriormente em outros países do mundo, como nos Estados Unidos, sendo considerada ferramenta fundamental no controle da pandemia.

    “Em relação aos eventos adversos pós vacinação, têm se mostrado raros e menos frequentes que as complicações e óbitos provocados pela covid-19. Ou seja, mais benefícios para a população em geral”, pontua Sormanne Branco.

    Pontos de atendimentos

    As Unidades Básicas de Saúde disponibilizadas para vacinação infantil são as dos seguintes bairros:

    Beira-rio

    Parque do Buriti

    Planalto

    Bom Sucesso

    Vila fiquene

    Centro Novo – manhã

    Coquelândia – manhã

    Camaçari – (segunda à sexta-feira, das 18h às 20h e sábado das 8h às 11h)

    Lembrando que durante o Carnaval as UBS’s não funcionarão. O atendimento volta normalmente na quinta-feira (03).

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Simplício Araújo anuncia que está com covid após testar positivo pela 2ª vez

    O Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, e pré-candidato ao governo do Maranhão, Simplício Araújo, publicou um vídeo nas redes sociais informando que testou positivo para a covid-19 pela segunda vez. 

    Ele afirmou que segue em isolamento e apresenta sintomas leves da doença. Confira abaixo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Maranhão registra 9 óbitos e tem média de quase 1.500 novos de casos de covid por dia

    Os números correspondem aos dados divulgados no último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (3). Um total de 1.489 novos casos de Covid-19 foram registrados em apenas 24 hs no Maranhão. Desse total, 409 foram na Região Metropolitana de São Luís, 128 em Imperatriz e 952 nas demais regiões do Estado.

    Foto Divulgação

    O número total de óbitos pela doença alcançou a marca de 10.510. Foram nove mortes confirmadas ontem: uma em Açailândia, outra em Palmeirândia, três em Balsas (3) e quatro em Estreito. Um óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Os demais aconteceram em dias e/ou semanas anteriores e aguardavam resultado de exame laboratorial.

    O número total de casos já confirmados em todo o território maranhense é de 390.765. Destes, 9.498 estão ativos, 370.757 já se recuperaram e 10.510 foram a óbito.

    O número de testes realizados é de 972. 980, sendo que 658.284 foram descartados e 692 são suspeitos.

    Confira abaixo a taxa de ocupação de leitos de enfermaria e UTI na Grande São Luís, Imperatriz e demais regiões.

    Foto Reprodução

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Internada na UPA de Balsas, criança de um ano morre após contrair covid-19 no Maranhão

    Uma criança de apenas um ano e dezesseis dias de vida, portadora de um doença congênita, morreu em Balsas, no Sul do Maranhão, após contrair a covid-19. O bebê foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas gripais no último dia 29 de Janeiro.

    UPA de Balsas

    De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Balsas houve um agravamento do estado de saúde da criança após testar positivo.

    Segundo informou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Balsas, Liana Maria dos Santos, a mãe e avó do bebê não tomaram a vacina contra a covid.

    Um Comitê de Investigação de Óbito Infantil apura o caso.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Caxias inicia vacinação contra covid para crianças de 8 e 9 anos nesta segunda (31)

    A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a ampliação da faixa etária de vacinação infantil contra a covid-19 para crianças sem comorbidades. A partir desta segunda-feira (31), crianças de 8 e 9 anos sem comorbidades poderão se dirigir ao ponto de vacinação no Caxias Shopping e tomar a primeira dose do imunizante Pfizer (Comirnaty).

    Foto Divulgação

    A vacinação infantil continua disponível para crianças de 5 a 11 que tenham comorbidades, deficientes, quilombolas ou indígenas. De acordo com último boletim de vacinação, Caxias já imunizou com a primeira dose, 900 crianças contra a covid-19.

    No ato da vacinação, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis apresentando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou documento oficial com foto, caderneta de vacinação, CPF ou cartão do SUS. Para crianças com comorbidades é necessário apresentar um comprovante da doença, podendo ser: receitas médicas, exames, atestados ou laudos médicos.

    As crianças com sintomas gripais devem aguardar 4 semanas após os sintomas para receber a vacina contra a covid-19.

    Foto Divulgação
    Foto Divulgação

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Cancelados carnaval 2022 de Barra do Corda e Bacabal

    Aos poucos prefeituras de importantes e maiores cidades do Maranhão estão anunciando o cancelamento do carnaval de 2022, bem como festas públicas e privadas. As mais recentes são Barra do Corda e Bacabal. 

    Em Barra do Corda, o prefeito Rigo Teles mandou fazer uma enquete e a ampla maioria pediu pelo cancelamento da festa, que será anunciado oficialmente amanhã, sexta-feira (28). Teles vai aproveitar ainda para suspender festas públicas e privadas.

    Em Bacabal, o prefeito Edvan Fonseca também informou o cancelamento da folia momesca de 2022 em decreto oficial baixado ontem, quarta-feira (26), assim como proibiu a emissão de licenças e autorizações para outros eventos com aglomerações. Confira abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Maranhão registra mais de mil e quinhentos novos casos de Covid-19 em 24h

    De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, mais e mil e quinhentos novos casos de Covid-19 foram registrados em apenas 24 hs no Maranhão. Desse total, 214 foram na Região Metropolitana de São Luís, 152 em Imperatriz e 1149 nas demais regiões do Estado.

    Foto Reprodução

    O número total de casos já confirmados em todo o território maranhense é de 381652. Destes, 7048 estão ativos, 364147 já se recuperaram e 10457 foram a óbito.

    A taxa de ocupação de leitos de enfermaria e UTI também aumentaram com o índice de contaminação. (Confira abaixo)

    O número de testes realizados está prestes a atingir a marca de 1 milhão. Veja AQUI o boletim completo.

    Foto Reprodução

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    1º dia de testagem no Parque do Rangedor confirma mais de 300 novos casos de covid em São Luís

    O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), está realizando testagem de Covid-19 em massa em São Luís.

    Foto Reprodução

    A ação teve inicio nesta terça-feira (25) e de mil pessoas que passaram pelo Drive Thru do Parque do Rangedor para realizar exames, 359 testaram positivo para a doença.

    O atendimento inicia às 8:30h, vai até 16 h e segue até o próximo sábado (29).

    O teste só será realizado em quem apresentar sintomas gripais.

    De acordo com o último boletim divulgado pela SES, nesta terça-feira (25), em todo o Maranhão foram confirmados 1.149 casos de covid-19 somente nas últimas 24 horas. Um número recorde de casos em apenas um dia.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Secretário de Saúde de Braide em São Luís, Dr Joel Nunes anuncia que está com Covid-19

    O titular da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, do governo Eduardo Braide, o médico Joel Nunes, utilizou as redes sociais na manhã de hoje para anunciar que foi submetido ao teste de Covid-19 e o resultado foi positivo. Ele destacou a importância da vacina.

    Dr Joel Nunes, Secretário de Saúde de São Luís

    Pessoal, após apresentar sintomas gripais, informo que testei positivo para a Covid nesta segunda-feira (24). Graças à vacina, apresento sintomas leves, seguindo as recomendações médicas e cumprindo o isolamento necessário. Que Deus nos abençoe!“, disse o gestor da Saúde na capital.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Semus suspende testes de covid em unidades de São Luís; agora, só com indicação médica

    A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), comunicou que está suspensa a realização de testes de covid-19 nas unidades da capital. 

    A partir de agora, o testes serão realizados mediante orientação médica ou em pacientes já hospitalizados.

    Confira o comunicado abaixo.

    Foto Reprodução

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.