Prefeitura de São Luís abre mais um ponto de vacinação contra Covid-19 nesta quinta (8)

    Começa a funcionar, a partir desta quinta-feira (8), às 8h, mais um ponto de vacinação contra a Covid-19 instalado pela Prefeitura de São Luís. O novo local de imunização foi instalado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga, mesmo campus universitário em que já funciona um drive-thru de vacinação mantido pelo Município.

    Foto Divulgação

    A partir desta quinta, a população de São Luís vai poder contar com um novo ponto de vacinação contra a Covid. Trata-se de um local de estrutura moderna, montado no Centro de Convenções da UFMA e com capacidade para vacinar, diariamente, até 2.500 pessoas”, destacou o prefeito Eduardo Braide, durante visita ao espaço no final da tarde desta quarta-feira (7).

    Ainda de acordo com o prefeito de São Luís, a instalação do novo ponto vai servir para agilizar a vacinação contra o novo coronavírus na capital. “Esse novo ponto vai permitir que a gente acelere a vacinação em nosso município, sempre na medida em que novas doses de vacina forem chegando”, destacou.

    Neste primeiro dia de funcionamento do Centro de Convenções como ponto de imunização, podem vacinar idosos com 66 anos, conforme calendário já divulgado pela Prefeitura de São Luís. Exclusivamente, o novo ponto também é alternativa para os idosos de 65 anos, que vacinarão no sábado (10) e domingo (11).

    Com o novo ponto de vacinação instalado no Centro de Convenções na UFMA, São Luís passa a contar com quatro locais de imunização, somado aos que já existem, são eles: Centro Municipal de Vacinação, localizado no Multicenter Sebrae, no Cohafuma; drive-thru da UFMA e drive-thru do Espaço Reserva, localizado ao lado do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo. Todos funcionam entre 8h e 18h.

    Para vacinar, o idoso precisa estar cadastrado na plataforma Vacina São Luís no site da prefeitura. Além disso, deve levar, no dia da vacinação, documento oficial com foto e comprovante de residência.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Brasil mete o nariz na bunda da morte! Mais de 4 mil óbitos por covid-19 em um dia

    Enquanto o presidente da República, governadores e prefeitos ficam politizando o tratamento da doença, os número de mortes avançam em nosso território. O Brasil caminha para ser o cenário dos amontoados de corpos já neste mês de abril, conforme previsão de cientistas e especialistas do mundo inteiro.

    Enquanto eles brigam, lutam desesperadamente para aumentar o volume de recursos que virão para os cofres dos estados ou dos municípios, a única coisa que nos resta é olhar distantes as covas e enxugar as lágrimas com os pingos das velas,Saltamos em um dia de 3 mil para mais de 4 mil em número de óbitos. E os especialistas ainda fazem previsões mais sombrias para 5 mil ou até 8 mil mortes diárias. Isto, só no Brasil. Meus Deus, cuidai de nós!Ainda assim, habitam no nosso meio uns imbecis que não acreditam e ficam quase todos os dias enfiando o nariz no cu do coronavírus para saber qual o cheiro ou fedor da morte. E chegam em casa com as narinas sujas e exalando o invisível em nossas caras.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Covid-19: Flávio Dino diz que ‘pode piorar’ e anuncia medidas até dia 11 de abril

    Diante do agravamento da pandemia do novo coronavírus no Estado com o crescente número de casos de contaminação e mortes, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou nesta quinta-feira (1º), em entrevista coletiva pelo Instagram, novas medidas sanitárias e prorrogou as regras do último decreto até o dia 11 de abril.

    Governador Flávio Dino

    As restrições anteriores foram mantidas. Confira o regime a partir de segunda-feira, dia 5, até dia domingo, dia 11.

    TODO O ESTADO:

    – Eventos suspensos
    – Administração pública estadual: funcionamento com 50% da capacidade e revezamento entre funcionários
    – Grupo de risco afastado no setor público e privado

    ILHA DE SÃO LUÍS:

    – Comércio e Indústria entre 9h e 21h
    – Supermercados, academias, salões e Igreja: 50% da capacidade

    Vacinação

    – Apoio à vacinação de São José de Ribamar e Paço do Lumiar com Drive-Thru no Shopping Pátio Norte. Quinta-feira (01) vacinação a partir de 67 anos. Segunda-feira (05) vacinação a partir de 65 anos.

    Apoio à população

    – Distribuição de mais de 1 milhão de máscaras
    – Distribuição de mais cestas básicas
    – Novo sorteio do Minha Casa Melhor
    – Mais prazo para pagamento do IPVA. Antecipado com 10% de desconto até 31 de maio. Parcelado em cotas a partir de junho.

    Apoio às empresas

    – Isenção de taxa de abertura para empresas de 5 de abril a 4 de junho.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Covid-19 matou 16 no TJMA, afastou 25 magistrados e 676 servidores

    A contaminação pela Covid-19 foi a causa do afastamento de 676 servidores e 25 magistrados (desembargadores e juízes) das atividades na Justiça estadual, com o registro de 16 óbitos. Os dados foram fornecidos pela Divisão Médica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) à Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e demonstram as estatísticas das licenças médicas concedidas no primeiro ano da pandemia, até esta terça-feira, 30.

    Entre o dia 19 de março do ano passado – uma semana após a decretação do Estado de Pandemia pela Organização Mundial da Saúde -, e o dia 30 de março deste ano, foram concedidos 6.953 dias de afastamento para servidores e 284 dias para magistrados. Após a contaminação pelo coronavírus, 12 servidores do Poder Judiciário morreram no ano passado e mais quatro nos primeiros três meses deste ano. Até o momento, não há registro de mortes de magistrados maranhenses por Covid-19.

    As últimas baixas registradas no quadro de pessoal ocorreram com a morte do oficial de Justiça da 3ª Varade Família da comarca de Santa Inês, Antônio Pereira Barros Filho, 44 anos, ocorrida no último domingo, 28, e da técnica judiciária Kath Ellinges Cruz Aragão, 48, servidora da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA, nesta terça-feira, 30.

    O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, lamenta a situação difícil e afirma que o momento é de cautela. “Mais do que nunca temos que exercitar a empatia, a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, tanto do cidadão jurisdicionado que anseia pelo recebimento da prestação jurisdicional em tempo razoável, como de nossos servidores e servidoras, cujos deveres funcionais também os expõem a essa terrível segunda onda de contaminação, causa de muita tristeza e sofrimento para milhares de famílias brasileiras. Tenhamos todos a cautela e a compreensão necessárias para enfrentarmos esse momento crítico, que exige a suspensão do trabalho presencial, mas que nos impõe a todos e todas, juízes e juízas, servidores e servidoras, a responsabilidade funcional de prosseguirmos produzindo o máximo possível, com resolutividade, em trabalho remoto”, afirma o desembargador.

    Ocorrências

    A infecção por coronavírus é a principal razão de afastamento de colaboradores do Judiciário, dentre as ocorrências médicas registradas na Divisão Médica. Os números constam de relatório estatístico extraído do Sistema SALUS (Programa de Suporte às Atividades Médicas, Odontológicas e Psicossociais), que administra os pedidos e concessões de licenças médicas no quadro de pessoal do Poder Judiciário do Maranhão, com base no número do CID (Código Internacional de Doença) registrado nos atestados e pareceres médicos.

    De acordo com as estatísticas do sistema, a infecção pelo coronavírus de localização não especificada (B34.2) encabeça a lista de descrições dos motivos das licenças médicas relacionadas à Covid-19, que incluem, ainda, infecções agudas de vias áreas de localizações múltiplas e não especificadas e pessoas com boa saúde acompanhando pessoas doentes, transtorno de ansiedade e depressão, dentre outras com maior número de incidência.

    O Relatório da Divisão Médica informa que as estatísticas não incluem as licenças médicas concedidas no âmbito do Fórum de São Luís. E, ainda, que “pode haver casos assintomáticos ou não notificados da Covid-19 durante ao longo dos dois anos da pandemia, no Poder Judiciário Maranhense”.

    As atividades presenciais na Justiça estadual maranhense, incluindo as audiências, estão suspensas até o dia 15 de abril, por determinação da presidência do TJMA (Portaria 223/2021), sendo realizado o atendimento a distância ao público, partes e advogados por meios eletrônicos, como a utilização de videoconferência, e-mail, celular, whatsapp e Código QR.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Luto na Polícia Civil: Delegado, Investigador e funcionário morrem de Covid-19 no Maranhão

    A Covid-19 fez mais três vítimas nesta terça-feira (30) no Estado do Maranhão. Morreram hoje em decorrência de complicações da doença, o delegado de Polícia Civil, lotado no município de Cantanhede, Diogo Antônio Cabral Neto, de 40 anos de idade e o investigador Wladimir Fontenele Sá Barreto, de 44 anos, lotado na Delegacia de São Francisco do Maranhão.

    Delegado Diogo e investigador Wladimir

    Também faleceu o funcionário administrativo lotado no Instituto de identificação, pertencente a Polícia Civil, Antônio José do Nascimento.

    O Delegado Geral de Polícia Civil do Maranhão emitiu nota de pesar.

    Foto Reprodução
    Foto Reprodução

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Covid-19: Fiocruz alerta para rejuvenescimento da pandemia no Brasil

    Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (26/3), aponta que o país se encontra em uma situação de colapso do sistema de saúde, ao mesmo tempo que a pandemia vem ganhando novos contornos afetando faixas etárias mais jovens: 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 a 59 anos. Ao analisar essas faixas etárias, da Semana Epidemiológica 1 de 2021 até a 10 (7 a 13/3), os pesquisadores observaram um aumento de casos de, respectivamente, 565,08%, 626% e 525,93% – o que sugere um deslocamento da pandemia para os mais jovens. Diante desse novo cenário, os especialistas defendem a adoção de dois grupos de medidas interconectados.

    No primeiro grupo, as medidas urgentes, que envolvem a contenção das taxas de transmissão e crescimento de casos através de medidas de bloqueio ou lockdown (pé no freio), acompanhadas de respostas na ampliação da oferta de leitos com qualidade e segurança, bem como prevenção do desabastecimento de medicamentos e insumos. No segundo grupo, as medidas de mitigação, com o objetivo reduzir a velocidade da propagação (redução da velocidade). Estas medidas deverão ser combinadas em diferentes momentos e a depender da evolução da pandemia no país até que  se tenha 70% da população vacinada.

    A nova edição alerta que, desde o início da pandemia os estudos científicos apontaram  a necessidade de vacinação da maior parte da população, em combinação com a adoção de medidas não-farmacológicas prolongadas, envolvendo distanciamento físico e social, uso de máscaras e higienização das mãos, com ações intermitentes de bloqueio (lockdown) com restrição da circulação e de todos os serviços não-essenciais quando as capacidades de cuidados intensivos fossem excedidas.

    “O ritmo lento em que se encontra a vacinação contribuí para prolongar a duração da pandemia e da adoção intermitente de medidas de contenção e mitigação”, ressaltam os pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo Boletim.

    Rejuvenescimento da pandemia

    O Boletim destaca que a pandemia ganhou novo contorno no Brasil, encontra-se rejuvenescida. O estudo mostra que houve um aumento importante de casos de Covid-19 nas faixas etárias de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 a 59 anos, conforme atestam dados mais recentes do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) sobre as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRGA) no Brasil, observados nos primeiros meses de 2021. Como consequência, a concentração de casos nas idades mais avançadas tem reduzido, se deslocando para idades mais jovens.

    Os pesquisadores ressaltam que, desde o início da segunda onda, na Semana Epidemiológica 46, que compreende o período de 8 a 14 de novembro de 2020, tem se observado um aumento de procura de pacientes jovens sintomáticos nos serviços de saúde. Este aumento foi maior que o verificado nas demais faixas etárias. A investigação chama atenção para o deslocamento da incidência para faixas mais jovens e a manutenção da mortalidade concentrada em faixas mais velhas. Esta mudança ainda é inicial e contribui para o cenário crítico da ocupação dos leitos hospitalares. Por se tratar de população com menos comorbidades – e, portanto, com evolução mais lenta dos casos graves e fatais, demanda frequentemente uma permanência por maior tempo em internação em terapia intensiva.

    Os dados apresentados no Boletim mostram que, ao comparar a Semana Epidemiológica 1 de 2021 e a 10 (7 a 13 de março), foi verificado um aumento absoluto de casos em 316,88%. No entanto, ao analisar as faixas etárias de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 a 59 anos, os pesquisadores observaram um aumento de casos de, respectivamente, 565,08%, 626% e 525,93% – o que sugere um deslocamento para as faixas etárias mais jovens. Para os óbitos, no entanto, essa relação é menos expressiva: o aumento, para este mesmo período, foi de 223,10%. A faixa de 30 a 39 anos teve aumento de 352,62%. Houve incremento de 419,23% para a faixa de 40 a 49 anos e de 317,08% para a faixa de 50 a 59 anos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Vice-prefeito de São Bento morre em decorrência da Covid-19

    Faleceu devido às complicações da Covid-19, aos 61 anos, Reinaldo Penha Filho, o Reinaldinho (Patriotas), vice-prefeito da cidade de São Bento.

    Reinaldinho morre aos 61 anos

    Ele estava internado em um hospital em São Luís e apresentou uma piora no quadro clínico indo a óbito.

    O prefeito Dino Penha, primo de Reinaldinho, lamentou a perda. “É com profundo pesar que lamento a partida do meu amigo, primo e parceiro de caminhada, Reinaldo Penha Filho, o nosso Reinaldinho, vice-prefeito do município de São Bento. Neste momento de dor, presto as minhas condolências e os meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos”.

    O vice-prefeito é uma das milhares de vítimas do novo coronavírus no Maranhão. O Estado já contabilizou 5.759 mortes pela doença.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Além de demissões em massa, mais de 200 bares e restaurantes já foram fechados na pandemia em São Luís

    Segundo informações repassadas pelo Sindicato Empresarial de Bares, Restaurantes e Similares do Maranhão (Sindebares), desde 2020, do início da pandemia até hoje, cerca de 5 mil trabalhadores do ramo já foram demitidos.

    Foto Reprodução

    Somente nesta semana, após o decreto editado pelo Governo do Estado do Maranhão com medidas restritivas de combate à Covid-19 sendo prorrogadas, os empresários foram obrigados a demitir mais mil funcionários. Há um receio por parte dos donos desses estabelecimentos de que o governador Flávio Dino, nos próximos dias, estenda ainda mais o período de fechamento e com isso mais 2.500 pessoas devem perder o emprego.

    Os empresário dizem estar sufocados. Muitos não têm mais como pagar débitos com fornecedores, empréstimos bancários e dívidas trabalhistas.

    A situação é crítica. Desde o início da pandemia, duzentos estabelecimentos já foram fechados em São Luís.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Covid-19: confira aqui os dez bairros da Grande Ilha com os maiores e menores números de infectados

    De acordo com a lista atualizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), os dados do Painel da COVID-19 mostram os bairros com o maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 

    Foto Divulgação

    O bairro do Turu é o local com o maior número de atingidos pela doença, 1012 pessoas estão acometidas pelo vírus. A região do Cohatrac está em segundo lugar, registrando 688, seguido pela Renascença, onde segundo a SES, há 685 infectados. Na Cidade Operária registra-se 674, ficando em quarto lugar no ranking. O Centro de São Luís está em quinto, com 665 pessoas infectadas pela COVID-19.

    Abaixo está a lista completa de bairros e números de infectados:

    • Turu 1.012
    • Cohatrac I, II, III, IV, Primavera-Cohatrac 688
    • Renascença 685
    • Cidade Operária 674
    • Centro 665
    • Calhau 487
    • São Francisco 465
    • Anjo Da Guarda 417
    • Cohama 412
    • Anil 385
    • Araçagy 343
    • Bequimão 333
    • Jardim São Cristóvão / Conjunto Juçara / Conjunto Penalva 312
    • Maiobão 311
    • Conjunto Habitacional Vinhais 307
    • Olho d’Água 307
    • Liberdade 282
    • Ponta d’Areia 265
    • Vila Embratel 261
    • Monte Castelo 254
    • Bairro De Fátima 227
    • Coroadinho 208
    • João Paulo 199
    • Vila Palmeira 192
    • Angelim 181
    • Cohab Anil I 170
    • Recanto Dos Vinhais 166
    • Forquilha 164
    • Parque Vitoria 164
    • Cidade Olímpica 156
    • Alemanha 146
    • Cohafuma 145
    • Conjunto São Raimundo 145
    • Maracanã 143
    • Cruzeiro Do Anil 138
    • Altos Do Calhau 137
    • Cohab Anil IV 133
    • Jardim Eldorado 133
    • Maiobinha 131
    • Aurora 130
    • Ponta Do Farol 130
    • Cohab Anil III 120
    • Jardim América 119
    • João De Deus 118
    • Jardim Das Margaridas / Parque Aurora / Planalto Anil I, II, III 115
    • Jardim Tropical 113
    • Vila Fialho 113
    • São Bernardo 112
    • Divinéia 100
    • Jardim De Fátima 100
    • Centro (São José De Ribamar) 97
    • Vila Luizão 93
    • Vila Bom Viver 91
    • Bela Vista / Primavera I (Cohajap) 89
    • Lira 87
    • Vila Janaína 86
    • Cohatrac V 81
    • Sacavém 78
    • Centro (Raposa) 77
    • Conjunto Dom Sebastião / Vila Dos Nobres / Pq. Dos Nobres / Parque Timbira 75
    • Maranhão Novo 75
    • Conjunto Habitacional Turu / Jardim Atlântico 74
    • Parque Shalon 74
    • Areinha 73
    • Ipase 73
    • Chácara Brasil 71
    • Angelim 2 70
    • Cohaserma / Cohaserma II 70
    • Miritiua 70
    • Filipinho / Redenção 69
    • Santa Efigênia 69
    • Vila Passos 67
    • Novo Cohatrac 66
    • Sol E Mar 66
    • Alto Turu 65
    • Vila Esperança 65
    • Vila Nova 65
    • Coheb 64
    • Ivar Saldanha 63
    • Maioba 63
    • Coroado 60
    • Ipem São Cristóvão/Conjunto São Carlos 59
    • Jordoa 58
    • Parque Atenas 57
    • Jardim São Cristóvão II 56
    • Vila Kiola 56
    • Residencial Planalto Vinhais I / Vinhais VI 55
    • Sá Viana 55
    • Tirirical 54
    • Novo Angelim 53
    • Bom Jesus 52
    • Apeadouro 51
    • Santo Antonio 51
    • Vila Operaria 51
    • Radional 50
    • Santa Clara 49
    • J. Câmara 48
    • Jaracaty 47
    • Pindaí 45
    • Planalto Vinhais II 44
    • Quintas Do Calhau 44
    • Camboa 43
    • Caratatiua 43
    • Nova Terra 43
    • Outeiro Da Cruz 43
    • Vila Maresia 43
    • Vila Nova República 43
    • Madre Deus 40
    • Parque Amazonas 40
    • Cidade Verde 39
    • Cruzeiro 39
    • Pedrinhas 39
    • Vila Sarney Filho I 39
    • Campina 38
    • Lima Verde 38
    • Tibiri 38
    • Turu 2 38
    • Vila Lobão E Vila Roseana Sarney 38
    • Cutim Anil 37
    • Moropoia 37
    • Vila Isabel Cafeteira 37
    • Conjunto Rio Anil 36
    • Saramanta 36
    • Planalto Anil 35
    • Vila Boa Esperança 35
    • Vila Maranhão 35
    • Vila São Luís 35
    • Pão De Acúcar 33
    • Quitandinha / Vinhais I / Vinhais II 33
    • Trizidela Da Maioba 33
    • Vila Isabel 33
    • Turiuba 32
    • Vila Itamar 32
    • Alto Da Esperança 31
    • Barreto 31
    • Coréia 31
    • Itapiracó 31
    • Parque Universitário 31
    • Vila Brasil 31
    • Jardim Turu 30
    • Matinha 30
    • Paranã 30
    • Vila Bacanga 30
    • Vila Sarney 30
    • Residencial Primavera 29
    • Retiro Natal 29
    • Ipem Turú 28
    • J.Lima 28
    • São Marcos 28
    • Vila Flamengo 28
    • São Luís Pindorama 27
    • Planalto Aurora 27
    • Santa Cruz 27
    • Cohab Anil Ii 26
    • Fé Em Deus 26
    • Inhauma 26
    • Jardim Araçagy 26
    • Jardim Das Oliveiras 26
    • Pirâmide 26
    • Vila Cascavel 26
    • Vila Sao Jose 26
    • Piçarreira 25
    • Sítio Pirapora 25
    • Vila Alonso Costa 25
    • Diamante 24
    • Estiva 24
    • Alto Do Farol 23
    • Ilhinha 23
    • Mata De Itapera 23
    • Paço Do Lumiar Paranã III 23
    • Parque Jair 22
    • Vila Nazaré 22
    • Fabril 21
    • Fumacê 21
    • Planalto Turu II 21
    • Recanto Turu 21
    • Vila Mauro Fecury II 21
    • Gapara 20
    • São Benedito 20
    • São Raimundo 20
    • Vila Riod 20
    • Vila Vitória 20
    • Goiabal 19
    • Novo Horizonte 19
    • Planalto Turu 19
    • Santa Bárbara 19
    • Tambau 19
    • Belira 18
    • Centro (Paço Do Lumiar) 18
    • Cumbique 17
    • Parque Araçagy 17
    • Planalto Turu III 17
    • Recanto Fialho / Vila União 17
    • Vila Nova 17
    • Codozinho 16
    • Ribeira 16
    • Vila Mauro Fecury I 16
    • Apicum 15
    • Cantinho Do Céu / Conjunto Manoel Beckman 15
    • Residencial Pinheiros 15
    • Turu / Jardim Das Oliveiras (Cohajoli) 15
    • Vila Conceição 15
    • Cruzeiro De Santa Bárbara 14
    • Iguaiba 14
    • Paraiso Da Rosas 14
    • Quebra-Pote 14
    • Residencial Carlos Augusto 14
    • Cajueiro 13
    • Parque Sabiá 13
    • Recanto Dos Pássaros 13
    • Vera Cruz 13
    • Vila Cafeteira 13
    • Vila Roseana Sarney 13
    • Outeiro 12
    • Sítio Grande 12
    • Upaon Açu 12
    • Vila Dr Julinho 12
    • Jaguarema 11
    • Panaquatira 11
    • Salinas Do Sacavém 11
    • Tibirizinho 11
    • Vieira 11
    • Vila Ariri 11
    • Alto Do Pinho 10
    • Boa Vista 10
    • Cohabiano II 10
    • Laranjal 10
    • Pau Deitado 10
    • Planalto Pingão 10
    • Recanto Verde 10
    • Rio Grande 10
    • Sitio Natureza 10
    • Tijupa Queimado 10
    • Vila Jeniparana 10
    • Vila Sao Luis 10
    • Bom Jardim 9
    • Jardim Das Mercês 9
    • Parque Atlântico 9
    • Primavera II (Cohajap II) 9
    • Quinta 9
    • Vila Epitacio Cafeteira 9
    • Vila Santa Teresinha 9
    • Alto Do Angelim 8
    • Bom Milagre 8
    • Itaguará 8
    • Itapeua 8
    • Juçatuba 8
    • Mata 8
    • Mutirão 8
    • Parque Florencio 8
    • Pindoba 8
    • Pontal Da Ilha 8
    • Residencial Paraíso 8
    • Sítio Leal 8
    • Vila Apaco 8
    • Vila São José II 8
    • Cidade Alta 7
    • Cidade Nova 7
    • Habitacional Nice Lobão 7
    • Itapary 7
    • Jardim Alvorada 7
    • Planalto Anil IV Centauro 7
    • Recanto Dos Signos 7
    • Residencial Thalita 7
    • Túnel Sacavém 7
    • Vila Bessa 7
    • Vila Dos Frades 7
    • Vila Industrial 7
    • Vila São José 7
    • Vivendas Do Turu 7
    • Alto Da Base 6
    • Farol Do Araçagy 6
    • Gancharia 6
    • Jardim Primavera 6
    • Jeniparana 6
    • Mirititiua 6
    • Mocajituba 6
    • Nova Aurora 6
    • Parque Das Palmeiras 6
    • Parque Topazio 6
    • Raposa Porto Do Braga 6
    • Residencial Canaã 6
    • Residencial Terra Livre 6
    • Residencial Tiradentes 6
    • Rio São João 6
    • Sitio Do Apicum 6
    • Cohapam 5
    • Jardim Coelho Neto 5
    • Macauba 5
    • Santa Rosa 5
    • Vila 07 De Setembro / Vila Regina 5
    • Vila América 5
    • Vila Do Povo 5
    • Vila Maracujá 5
    • Vila Sarnambi 5
    • Vila Sarney Filho II 5
    • Alterosa 4
    • Barbosa 4
    • Brisa Do Mar 4
    • Coqueiro 4
    • Jardim Tropical II 4
    • Macau 4
    • Morada Nova 4
    • Parque Dos Rios 4
    • Parque Sao Jose 4
    • Portal Do Paço 4
    • Recanto Dos Nobres 4
    • Residencial Sao José 4
    • São Jose Dos Indios 4
    • Tauá-Mirim 4
    • Tendal Mirim 4
    • Timbuba 4
    • Vassoral 4
    • Vila Progresso 4
    • Alameda Dos Sonhos 3
    • Ananandiba 3
    • Boa Viagem 3
    • Bom Fim 3
    • Cohabiano 3
    • Igarau 3
    • Itaqui 3
    • Jambeiro 3
    • Juçara 3
    • Nova Vida 3
    • Parque Ângela / Residencial Vinhais III 3
    • Parque Thiago Aroso 3
    • Recanto Da Paz 3
    • Recanto Dos Poetas 3
    • São José De Ribamar Residencial Canudos 3
    • Residencial Manaira 3
    • Santa Terezinha 3
    • São Raimundo Bacanga 3
    • Tajipuru 3
    • Vila 25 De Maio / Conjunto Dos Ipês 3
    • Vila Airton Senna 3
    • Vila Conceição – Coroadinho 3
    • Vila Cruzado 3
    • Vila Sarney Costa 3
    • Vila Zenir 3
    • Açaizal Grande 2
    • Alto Do Sol Nascente 2
    • Altos Do Itapiracó 2
    • Andiroba 2
    • Angelim Velho 2
    • Desterro 2
    • Maria Firmina 2
    • Mato Grosso 2
    • Novo Paço 2
    • Parque Bob Kennedy 2
    • Piancó 2
    • Piquizeiro 2
    • Residencial Aracagy 2
    • Residencial Araras 2
    • Residencial Esperança 2
    • Residencial La Bele Park 2
    • Santa Eulália / Vila Independente 2
    • Santa Filomena 2
    • Santa Maria 2
    • São Raimundo do Gapara 2
    • Vila Alcione Ferreira 2
    • Vila Dr Jose Silva 2
    • Vila Nojosa 2
    • Vila Samara I 2
    • Vila Tamer 2
    • Zumbi dos Palmares 2
    • Bacurizal 1
    • Beira Rio 1
    • Belo Horizonte 1
    • Cacarape 1
    • Canavieira 1
    • Caura 1
    • Conjunto São Marcos 1
    • Itapera Maioba 1
    • J. Câmara II 1
    • Nova Luz 1
    • Novo Cohabiano 1
    • Paraty 1
    • Planalto Anil V 1
    • Porto do Braga 1
    • Presidente Vargas 1
    • Recanto São José 1
    • Residencial Alexandra Tavares 1
    • Residencial Silvana 1
    • Residencial Turu 1
    • São Bras e Macacos 1
    • São Jorge 1
    • São Paulo 1
    • Tahim 1
    • Tajaçuaba 1
    • Vila Dom Luís 1
    • Vila Menino Jesus de Praga / Cohaserma / Planalto do Calhau / Vinhais V 1
    • Vila Paraiba 1
    • Vila Samara 1
    • Vila Sarney 1
    • Vila Simone 1
    • Vinhais Velho 1

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Municípios que não divulgarem planos de vacinação contra a Covid-19 serão multados

    A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (Sefis) divulgou as primeiras informações relativas ao cumprimento da Decisão Normativa TCE n° 39/2021 que estabelece a obrigatoriedade do envio ao TCE pelos municípios maranhenses dos questionários e documentos comprobatórios sobre os planos de vacinação contra a Covid-19, bem como a divulgação nos portais da transparência dos planos municipais de vacinação.

    Foto Reprodução

    As determinações da Decisão Normativa têm como finalidade identificar as ações adotadas pelos municípios no processo de imunização de suas populações contra a Covid-19 e prevenir a ocorrência de desvios e fraudes na execução dos planos de vacinação.

    Para coletar as informações, o TCE enviou questionário eletrônico sobre a estrutura e o andamento dos planos da vacinação contra a Covid-19, abordando aspectos como disponibilidade de agulhas e seringas, pagamento de pessoal, priorização dos grupos de riscos e categorias, alocação correta dos recursos, quantidade de insumos, entre outros pontos específicos.

    Em relação ao governo do Estado, responsável pela distribuição dos insumos e dos recursos públicos aos municípios, o TCE quer saber também como está sendo feito o acompanhamento dos planos municipais e quais as medidas utilizadas por parte do Estado para garantir o acesso por parte dos municípios aos recursos necessários ao adequado desenvolvimento dos planos de vacinação.

    Cumprindo o disposto na Decisão Normativa TCE n° 39/2021, 209 municípios responderam ao questionário sobre o plano de vacinação. Não enviaram as informações os municípios de Axixá, Buriti, Davinópolis, Godofredo Viana, Itinga do Maranhão, Lago Verde, Pinheiro e Santana do Maranhão.

    Auditores do TCE que integram a Secretaria de Fiscalização do órgão já iniciaram os trabalhos de análise dos documentos e informações enviadas pelos municípios para comprovação e validação nos termos da Decisão Normativa TCE n° 39/2021.

    Os municípios que não divulgaram os planos de vacinação em seus portais de transparência ou site de transparência ou SEMUS ou rede web e aqueles que não encaminharam o plano de vacinação junto com os questionários deverão pagar a multa prevista no art. 4º da Decisão Normativa TCE n° 39/2021, além das demais sanções administrativas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Acordo assegura repasse para compra de oxigênio para a Santa Casa de Cururupu

    O Ministério Público do Maranhão celebrou Termo de Compromisso com nove Municípios da região da Baixada Ocidental Maranhense e a Santa Casa de Misericórdia de Cururupu para a doação conjunta de R$ 45 mil à referida unidade hospitalar. O valor será destinado à aquisição de oxigênio e ampliação da usina de oxigênio do hospital, objetivando equipar leitos para o tratamento de pacientes infectados com o coronavírus (Covid-19) ou outras síndromes respiratórias.

    Prédio da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu. Foto: Gilson Teixeira/Secap

    Conforme o documento, os municípios de Apicum-Açu, Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão têm prazo de cinco dias para efetuar os repasses.

    Pela divisão, Apicum-Açu, com 17.413 habitantes, vai repassar R$ 5.962; Bacuri, com 18.654 moradores, destinará a cota de R$ 6.386; Cedral, com população de 10.693 pessoas, tem cota de R$ 3.660; Central, com 8.740 habitantes, vai destinar R$ 2.995; Cururupu, com 32.626 habitantes, vai repassar R$ 11.170; Guimarães, com população de 11.997 pessoas, enviará R$ 4.107; Mirinzal, com 15.011 habitantes, vai destinar R$ 5.140; Porto Rico, com 5.955 habitantes, tem cota de R$ 2.054; Serrano, com 10.299 moradores, encaminhará R$ 3.526.

    A Santa Casa de Cururupu se comprometeu a efetuar a aquisição de oxigênio, bem como ampliar a usina de oxigênio existente no hospital municipal, para o tratamento de pacientes infectados com o coronavírus ou outras doenças respiratórias, devendo prestar contas dos valores empregados nas medidas emergenciais, no prazo de cinco dias aos Municípios e ao MPMA.

    O descumprimento injustificado por parte dos Municípios e do hospital de qualquer das obrigações previstas no Termo acarretará a abertura de procedimento administrativo ministerial para fundamentar futura ação judicial.

    Do MPMA, assinaram os promotores de justiça Frederico Bianchini Joviano dos Santos (titular de Guimarães, respondendo por Cururupu), Linda Luz Matos Carvalho (titular de Pinheiro, respondendo por Cedral) e Igor Adriano Trinta Marques (titular de Mirinzal, respondendo por Bacuri).

    A assinatura do Termo não impede o Ministério Público de prosseguir com a apuração das responsabilidades dos Municípios no recrudescimento das medidas sanitárias no combate ao coronavírus.

    DIFICULDADES

    O acordo foi motivado pelo aumento exponencial da taxa de ocupação de leitos para tratamento de Covid-19 na Santa Casa de Misericórdia de Cururupu, dada a existência da segunda onda de contágio no Brasil.

    Outro fator foi a extrema necessidade de fornecimento de oxigênio para os pacientes internados, bem como a dificuldade no fornecimento satisfatório de oxigênio pelo Estado do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.