Jogos da Seleção Brasileira Feminina: Campanha que começou pelo Maranhão se espalha pelo país

    A presidência da República colocou em análise o pedido do causídico maranhense, enquanto em outros estados, como São Paulo, o expediente no hora do jogo será liberado. O clima da torcida é todos em favor delas, das nossas jogadoras na Copa da França.

    Empresas de várias partes do Brasil anunciaram ontem a pausa durante as partidas da nossa seleção, tendo algumas adaptado telões com direito e pipocas e sucos, a exemplo da Boticário. O objetivo, como esperava o advogado Alex Borralho, é promover a equidade de gênero e o respeito às mulheres no futebol, oferecendo ainda a mesma oportunidade aos que torceram pelo Brasil na copa masculina em 2018.

    Executivo e Legislativo do Maranhão

    Resta agora o Maranhão alargar essa participação e prestígio liberando os funcionários públicos dos poderes Executivo e Legislativo para que possam acompanhar as partidas da seleção feminina. O Brasil inicia sua participação neste domingo, mas ainda dará tempo ao governador Flávio Dino e ao presidente Othelino Neto acatarem a iniciativa e torcer pelo Brasil, dando oportunidades iguais para todos.

    Só lembrando que a maioria dos jogos da nossa seleção será no horário do almoço.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    TJMA aprova portaria que prevê suspensão de expediente nos jogos do Brasil na Copa Mundial Feminina

    O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) aprovou em sessão plenária ocorrida hoje (05.06.2019), portaria que prevê a suspensão do expediente durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.  Dentre os argumentos apresentados pelo Presidente da Corte de Justiça Maranhense (TJMA), se encontra o “fortalecimento do empoderamento feminino, com a sua participação cada vez maior em diversas modalidades esportivas, em especial, nos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Proposta idêntica foi apresentada pelo advogado Alex Ferreira Borralho à Presidência da República.

    Procurado, o advogado Alex Ferreira Borralho externou que “estava ouvindo a sessão plenária do meu escritório e fiquei extremamente feliz com esse momento histórico protagonizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, terceira Corte de Justiça mais antiga do país.  A sensibilidade demonstrada pelo Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos e dos demais integrantes do mencionado órgão, para a necessidade de conquista e de projeção do espaço das mulheres na sociedade, foi dignificante.  No âmbito jurídico não poderia ser diferente. O Brasil é um dos países com maior desigualdade entre os gêneros e é gratificante acompanharmos a mudança dessa situação a partir do Poder Judiciário Maranhense, que vem cumprindo o seu papel para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e democrática. Tal atitude deve servir de exemplo para todas as outras Corte de Justiça do nosso país.”

    Alex Borralho também fez questão de ressaltar as manifestações, durante a aprovação da portaria, das Desembargadoras Ângela Maria Moraes Salazar e Cleonice Silva Freire, que segundo referido causídico “fizeram ponderações importantes sobre a igualdade de gênero e sobre os direitos da mulher, ressaltando que vivemos em um meio social machista, onde mulheres são oprimidas e estão em desvantagens em relação aos homens.”

    O referido causídico finalizou externando que “faço uma solicitação ao Governador do Estado (Flávio Dino) e ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão (Othelino Neto), para que possam trilhar o mesmo caminho do Poder Judiciário do Estado do Maranhão, estabelecendo a incidência de pontos facultativos regrados nas unidades, nos órgãos e em todas as instituições do Poder Executivo e do Poder Legislativo do nosso Estado, visando proporcionar o apoio e o acompanhamento, por todos os maranhenses, de todos os jogos que a Seleção Brasileira de Futebol Feminino disputar na Copa do Mundo de Futebol Feminino deste ano (2019), que será transmitida, no território brasileiro, em canal aberto pela Rede Globo.”

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.