O maior festival público do Maranhão aconteceu em Alto Alegre do Pindaré

O festival da Independência de Alto Alegre do Pindaré, tradição que acontece a mais de 4 décadas, este ano recebeu atrações de grande porte e contou com uma estrutura gigante para acolher milhares de visitantes dos quatros  cantos do estado.


A segurança foi reforçada para garantir a diversão de todos os brincantes. O evento, que este ano aconteceu no dias 5,6 e 7 de setembro, foi realizado pela prefeitura municipal e contou com o apoio dos deputados; André Fufuca e o governo do estado.


O prefeito, Fufuca Dantas, que não mediu esforços para ampliar a tradição, prestigiou o evento no meio do povo.
A festa foi animada por bandas de renome nacional, entre eles estavam os cantores como: Leo Santana, Solange Almeida, Batista Lima, Rai Saia Rodada, Talhes Lessa, Lairton e outros.


Quem compareceu em peso foi o grande publico,que não se arrependeu, e promete voltar nas próximas edições. Estima-se que mais de 100 mil pessoas passaram pelo Festival nos 3 dias. Tornando-se assim, o maior festival público do Maranhão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Lairton comemora os 20 anos de carreira em sua terra natal com a gravação do novo DVD

O maranhense Lairton Paulino da Silva, nascido no dia 14 de Julho de 1972, natural de Alto Alegre do Pindaré, gravará ao vivo seu DVD na sua cidade natal para comemorar os 20 anos de carreira musical. Lairton, como é carinhosamente chamado pelo seu público, tem cumprido extensa agenda pelo Brasil, sem esquecer suas raízes pelo Maranhão.

Aos 8 anos de idade, Lairton aprendeu tocar sozinho violão, guitarra, teclado, entre outros instrumentos; começando assim, seus ensaios. Vindo de família humilde, tinha que se desdobrar para conciliar a música com o trabalho de vendedor ambulante, função que exercia para ajudar os pais no sustento da casa.

Aos 17 anos ele resolveu deixar Alto Alegre do Pindaré/Ma para seguir sua vocação a música. Lairton foi morar em Santa Inês na casa de dona Zuzu, com um tempo ele sentiu que estava incomodando por chegar tarde do trabalho, e resolveu morar com uma amiga, ( Raimunda) que cantava com ele na Igreja e na renovação carismática católica, mas como ele chegava muito tarde por que tocava nas casas de seresta ele ficava com vergonha de acordar a amiga e as vazes dormia no chão da garagem ou na rua.

Mas com todo esse sofrimento ele não queria voltar para casa, ele tinha prometido pra mãe dele que quando voltasse pra casa voltaria com um disco na bagagem, já que a única bagagem que ele tinha levado era um par de tênis e duas mudas de roupa e o mais importante, a fé e a força de vontade.

Lairton nunca se deixou abater pelas dificuldades que aparecia, sempre com um sorriso no rosto ele dizia: “A palavra NUNCA não existe pra mim !”. No começo, ele passou por bandas musicais, cantou muito na noite e fazia shows em casa de seresta.

Em 1998, Lairton deu o grande salto da carreira, lançou seu I CD que teve como carro chefe a música “Morango do Nordeste”, um disco sem muitas pretensões, que acabou se transformando em poucos meses num fenômeno de vendagem, ao atingir Um Milhão de cópias. Projetando-se assim o cantor no estilo romântico. Estava nascendo o novo fenômeno da música romântica brasileira.

Lairton caiu no gosto do povo e conquistou nada menos que sua madrinha Marlene Mattos que o lançou na mídia, através do programa “Planeta Xuxa” exibido pela TV Globo, consagrando de vez a carreira do artista; As músicas de Lairton chegaram primeiro as rádios do nordeste e assim foi se espalhando por todo Brasil, chegando atingir a marca de Três Milhões de copias no ano 2000.

O II CD “ Lairton e Seus Teclados Vol. II” foi lançado em 2000e já na sua divulgação foi carinhosamente denominado pêlos fãs de “MORANGUINHO II” não houve indiferença para com o público, e vendeu mais de Duzentas Mil Cópias. Composto pôr 16 Faixas, Com três músicas inéditas, trazendo algumas composições conhecidas pelo público, e a música “Tentei te Esquecer” como carro chefe do CD.

O trabalho de divulgação não estar limitado apenas aos Shows. Abrange também aos Programas de TV, que a cada aparição de Lairton, chega a atingir 30 pontos de audiência no IBOPE. Embora os holofotes da mídia e agenda lotada, Lairton teve poucas mudanças não deixando o seu jeito simples: continua recebendo e retribuindo o carinho do público. Sua marca registrada é o romantismo e o titulo de Brega não o incomoda.

O III CD mostra que a simplicidade do nordestino de origem pobre não impediu Lairton de conviver com o sucesso. Mantendo o estilo Romântico, o novo trabalho tem como música principal “A Nordestina” vendeu mais de cem mil cópias em apenas uma semana. Religioso, Lairton não deixa de agradecer a Deus e a família pelo sucesso alcançado.

Há quatro anos embalando o Brasil com seu romantismo que arrasta multidões Lairton lança agora seu IV CD entitulado “Lairton IV”. Como não poderia de ser, esse trabalho vem recheado de romantismo do começo ao fim de suas Quatorze Faixas, assumindo a tradição dos anteriores.

O disco começa com a versão acústica de “Morango do Nordeste”, canção pela qual o artista tem um carinho natural e especial, e a música de trabalho é “Anjo Azul”. O CD tem belas canções de intérpretes conhecidos nacionalmente e internacionalmente, como Zé Ramalho, Zezé de Camargo, Paul Anka e Pablo Milanês. A tiragem inicial foi de cem mil cópias e a julgar pela felicidade de seus fãs este foi mais um grande sucesso da Música Popular Brasileira.

Lairton lança seu V CD em novembro de 2002 é também o seu 1º CD ao vivo ele tem um repertório uma mistura de músicas de todos os CDs anteriores e regravações de cantores consagrados como “Chitãozinho & Chororó” com a música “Alô” sendo carro chefe desse trabalho.

Dentro de vários trabalhos com músicas de sua autoria e das eternas regravações, Lairton lança seu 1° DVD na cidade onde lhe acolheu como filho; Santa Inês-MA foi palco de um mega evento junto com a banda Gatinha Manhosa. Seus fãs foram ao delírio ou ouvir as maravilhosas canções escolhidas pelos que fazem esse sonho acontecer “MEUS FÃS”.

O HOMEM POR TRÁS DO ARTISTA

Como todo canceriano, Lairton é um romântico incorrigível, pai atencioso e excelente marido que transporta boa parte do seu jeito de ser para o artista carismático. Sempre sorrindo e de bem com a vida, ele não esconde de nenhuma forma a sua origem humilde e como todo nordestino é perseverante, possui a sabedoria adquirida durante o caminho cheio de obstáculos que a vida impôs sem perdera fé em Deus e nem desacreditar no seu potencial.

É muito difícil desvincular o artista Lairton do homem. Afinal, foi por acreditar na sua vocação e lutar arduamente pela realização dos seus sonhos que ele conseguiu, em 1999, ser reconhecido no cenário musical nacional e firmar positivamente sua carreira.

Embora possua uma cara de menino, comporta-se como um verdadeiro artista sem nem uma crise de estrelismo.

Contatos pra shows

98 8104-3768

71 9916-4898

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cantor Fernandinho faz grande show gospel em comemoração aos 163 anos do município de Pinheiro

A noite da última segunda-feira (02), em Pinheiro, foi marcada por uma chuva de bençãos e adoração em comemoração aos 163 anos da cidade. O cantor gospel Fernandinho realizou um grande show que reuniu a comunidade evangélica Pinheirense. O dia foi marcado pelas entregas das escolas reformadas e reestruturadas em vários povoados e à noite o Parque do Povão ficou pequeno para tanta gente, e o público aproveitou cada minuto de um show inesquecível.

“Hoje o dia foi intenso, visitamos vários povoados entregando escolas reformadas e reestruturadas, e para encerrar a segunda com chave de ouro, temos a felicidade de receber um dos maiores cantores do seguimento gospel do Brasil. Estou sentindo hoje uma força e uma fé inabaláveis, a energia que os pinheirenses passam pra gente transcende e nos revigora. Sem dúvidas, Pinheiro está de Parabéns. Iremos continuar contribuindo com o desenvolvimento da nossa cidade, porque Pinheiro merece,” disse a Deputada Thaiza Hortegal.

Com músicas consagradas, Fernandinho cantou e orou pela cidade e contagiou o público, que não ficou parado. Uma queima de fogos abriu a primeira hora da madrugada, em comemoração aos 163 anos de Pinheiro, que ficará para história.

“Entregamos a chave da cidade para os pastores como ato simbólico e um passo de fé, reconhecendo que Deus está acima de tudo e de todos. E pedi que a comunidade cristã de Pinheiro interceda por esta cidade, orem por mim para que Deus me dê forças e estratégia para continuar construindo uma nova história em Pinheiro”, disse o prefeito Luciano.

Amanhã (04) subirá ao palco o canto Léo Santana e várias atrações da cidade e do estado.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de São Luís inicia nesta quinta-feira (5) shows em comemoração ao aniversário de 407 anos de São Luís

Evento organizado pela gestão do prefeito Edivaldo começa com show da banda Tribo de Jah; na sequência terá Mesa de Bar, na sexta-feira; cantores gospel e católicos com Fernandinho e padre Joãozinho, no sábado e show de Alcione, no domingo, 08; todos na Maria Aragão

Com apresentações de grandes shows artísticos e atrações culturais para todos os gostos, a Prefeitura de São Luís inicia, nesta quinta-feira (5), a programação festiva para celebração dos 407 anos da capital maranhense, na Praça Maria Aragão. Neste dia, se apresenta no local a banda Tribo de Jah, e na sexta-feira (6), é a vez do grupo Mesa de Bar. A programação diversificada contempla ainda o já consagrado show Terra de Adoração, no sábado (7), com shows voltados aos públicos gospel e católico com as participações do padre Joãozinho e do cantor Fernandinho. As festividades se estendem até domingo (8), data da fundação da cidade, com grande show da cantora maranhense Alcione e artistas locais – César Nascimento e e Companhia Barrica, na Praça Maria Aragão. Ao longo do mês, também serão realizadas nas praças do Centro Histórico diversas atividades do programa Reviva, ação que integra a política cultural implementada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

“Está tudo pronto para comemoramos com muita alegria o aniversário da nossa cidade que, em nossa gestão, tem recebido a atenção que merece em todos os setores. Podemos dizer, seguramente, que a capital é, hoje, outra cidade, muita mais evoluída em setores como trânsito e transporte, turismo, educação, agricultura, saúde e muitas outras que apontam visivelmente que avançamos significativamente. Por isso, temos muito o que comemorar, e convido toda a população para participar dessa grande festa popular em homenagem aos 407 anos de nossa cidade”, disse o prefeito Edivaldo.

Nesta quarta-feira (04), o Dia Municipal do Regueiro, comemorado no dia 5 de setembro, será tema do Roteiro Reggae, evento do Reviva Centro. O evento é realizado pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e tem como proposta fazer um tour guiado nas ruas do Centro Histórico apontando os pontos-chave para o movimento musical em São Luís. A concentração será na Praça Benedito Leite, às 19h, e contará com uma sequência de músicas do ritmo que contagia a Ilha do Amor. O Roteiro Reggae também faz parte da programação realizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior pelas comemorações dos 407 anos de São Luís, comemorado no dia 8 de setembro.

A programação de shows inicia na quinta-feira (5) com a banda Tribo de Jah que fará uma bonita apresentação no palco da praça Maria Aragão no Dia Municipal do Regueiro. Na sexta é a vez dos apreciadores do ritmo arrocha lotarem a praça Maria Aragão, para dançarem ao som da banda maranhense Mesa de Bar. O grupo, que tem arregimentado multidões por onde passa com seu repertório romântico, promete fazer uma grande festa popular, repetindo o sucesso de público da última apresentação realizada no local, pelas festividades juninas.

Também é esperado grande público para o já consagrado show Terra de Adoração, neste sábado (7), com atrações voltadas ao público evangélico e católico, também Praça Maria Aragão. Os momentos de louvor e adoração iniciam às 16h, com a programação de shows católicos, tendo como atrações o padre Joãozinho, Leo Rabelo (Banda Dominus), Clay Viana e Diego Fernandes. Em seguida, por volta das 19h, fechando a programação do dia na Maria Aragão, será a vez do show gospel com apresentações de Fernandinho, Paulo César Baruk, Midian Lima, Maurício Paes e Lidia Carollini.

E no domingo, 8 de setembro, data do aniversário de São Luís, a população será agraciada com a voz marcante da cantora Alcione, ícone da MPB, encerrando a programação principal das festividades pelos 407 anos da capital maranhense. No palco da Maria Aragão, a artista maranhense apresentará seus grandes sucessos como ‘Você me vira a cabeça’, ‘Estranha loucura’ e ‘Meu Ébano’. A noite terá ainda apresentações de artistas como César Nascimento e Companhia Barrica.

CELEBRAÇÃO

A programação festiva em alusão ao aniversário da cidade prossegue por todo o mês de setembro, também com edições especiais do programa Reviva, em espaços do Centro Histórico da cidade. “Com a orientação do prefeito Edivaldo, a programação especial para a celebração do aniversário de 407 anos de São Luís está repleta de música, teatro, poesia, tudo gratuito e aberto para a população participar com muita alegria. É um mês de muita comemoração para todos os ludovicenses conhecerem e amarem ainda mais a sua cidade”, observou a secretária municipal do Turismo, Socorro Araújo.

As atividades de setembro do programa Reviva está repleta de memórias históricas, música, teatro, dança, poesia, entre outras manifestações artísticas que iniciam no próximo dia 12 (quinta-feira), com o Sarau Histórico intitulado ‘Fundação de São Luís’, às 19h, no Complexo Deodoro. O sarau especial enveredará pelos principais fatos que marcaram a história da fundação da São Luís nestes mais de quatro séculos. Nos sábados dos dias 14, 21 e 28 a praça também será palco para diversas apresentações culturais, a partir das 17h30. Dia 18 (quarta-feira), acontece uma edição comemorativa do Passeio Serenata Aniversário de São Luís, saindo às 19h da Praça Benedito Leite.

“Todo o mês de setembro estará nesse clima de festa, com muitos shows na Praça Maria Aragão, apresentações culturais em diversos espaços da cidade e muitas outras opções para todos os públicos. Temos muito do que nos orgulhar e os ludovicenses poderão comemorar esta data em grande estilo, com a garantia de muita cultura, conforto e segurança”, disse o secretário municipal da Cultura, Marlon Botão.

As atividades do projeto Arte na Praça, que integra o Reviva, também levarão aos espaços revitalizados da capital os clássicos do chorinho, às 18h das sextas-feiras dos dias 13, 20 e 27 de setembro, na Praça da Mãe d’Água. E nos domingos dos dias 15, 22 e 29 deste mês é a vez da criançada curtir as atividades do Arte na Praça Infantil, às 17h, no largo do Complexo Deodoro. Nesses mesmos domingos, a Feirinha São Luís virá com atrações especiais, das 8h às 15h, na Praça Benedito Leite.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Assembleia Legislativa realiza animada festa em homenagem ao Dia dos Pais

Em clima de confraternização e muita alegria, a Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), realizou, na tarde-noite desta quinta-feira (15), uma animada festa em comemoração ao Dia dos Pais. O evento, realizado na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), contou com a presença, dentre outras autoridades, do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), e da presidente do Gedema Ana Paula Lobato.

Comparecerem pais servidores, familiares, dirigentes da Assembleia, os deputados Zito Rolim (PDT), Dr. Yglésio (PDT) e o professor Marco Aurélio (PCdoB); o prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT), e o secretário de Estado de Articulação Política e Comunicação, Rodrigo Lago.

A Banda Mixtura Fina abriu o evento dando o tom de descontração e animação da festa com um diversificado repertório. Em seguida foi a vez da atração surpresa, a exibição da jovem dupla sertaneja integrada pelos irmãos Fernando e Franco.

O deputado Othelino Neto fez a saudação aos pais servidores, destacando a importância daquele momento de congraçamento, organizado com muito carinho pelo Gedema. “Essa é a forma que temos de cumprimentar cada papai servidor da Assembleia Legislativa. Desejo muitas felicidades a todos os papais aqui presentes, que Deus os abençoe e que tenhamos muitas alegrias no restante deste ano, para que possamos estar sempre em paz, sempre com esperança e sempre com fé de que as coisas melhorarão. Parabéns a todos!”, declarou.

A esposa do deputado Othelino e presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, também se pronunciou, saudando os pais: “Sejam todos muito bem-vindos a essa festa que o Gedema preparou para vocês com toda dedicação e carinho. Desejo que seja uma noite muito divertida. Trouxemos um presente para vocês, a dupla Fernando e Franco, que foi a surpresa da noite. Espero que estejam gostando. Todo dia é dia de se comemorar quem a gente ama e quer bem. Vocês, pais, são heróis do dia a dia, são batalhadores. Parabéns! Divirtam-se porque essa festa é toda de vocês”.

Confraternização da família ALEMA

“Estou muito feliz em fazer parte do grupo de colaboradores da Assembleia e, mais ainda, como pai, de participar dessa belíssima festa promovida pelo Gedema. Esse é um momento especial porque celebramos o Dia dos Pais. O presidente Othelino e a Ana Paula têm o prazer de proporcionar este momento para abraçar e parabenizar cada pai da Assembleia. Também sou pai e abraço a todos os pais aqui presentes, desejando-os muitas felicidades”, afirmou o diretor geral da Assembleia, Valney Pereira.

Os deputados Zito Rolim, professor Marco Aurélio e Dr. Yglésio ressaltaram a importância da Assembleia comemorar o Dia dos Pais, parabenizando o Gedema pela realização e organização da festa. “É um ato de reconhecimento ao servidor da Assembleia, aquele que com toda dificuldade consegue conduzir sua família para o bem. Os pais da Assembleia são merecedores dessa linda festa. É o reconhecimento de cada pai servidor desta Casa”, frisou Zito Rolim.

O secretário de Estado de Articulação Política e Comunicação disse que veio trazer o abraço do chefe do poder Executivo, o governador Flávio Dino (PCdoB), a todos os pais servidores e felicita-los pelo transcurso do Dia dos Pais. “A Assembleia é uma parceira do Governo do Estado, deliberando, apresentando e aperfeiçoando propostas do governo. Estamos aqui, para juntos, abraçarmos os pais servidores da Casa do Povo”, complementou.

Sorteio de brindes

Durante a festa foram sorteados dezenas de prêmios. O presidente da Assembleia sorteou o primeiro prêmio e o agraciado da noite foi o servidor do gabinete da Presidência, Railton Campos Costa. “Estou muito feliz. Foi a primeira vez que fui sorteado numa festa dos pais. Gostei do prêmio. A festa está maravilhosa!”, declarou.

A festa dos pais da Assembleia teve como tema “Pai, educa, sonha, acompanha e luta” e foi encerrada com um jantar com cardápio variado, servido a todos os presentes, e um show com a Banda Mixtura Fina.

Avaliação

Para o servidor da Diretoria Financeira, Evandro Camargo Sousa, há 38 anos na Assembleia, pai de três filhos e avô de uma neta, a iniciativa da Assembleia de fazer a festa dos pais demonstra o compromisso da direção da Casa em valorizar e respeitar o servidor. “Sempre participei das festas da Assembleia. É um momento de integração dos servidores. A gente conhece mais pessoas e faz novas amizades. Gostei e parabenizo o Gedema pela organização”, ressaltou.

“Agradecemos o Gedema e o presidente Othelino Neto por promover essa festa. Nós, como pais, estamos felizes por estarmos compartilhando essa festa maravilhosa. É uma demonstração de respeito e consideração aos servidores da Assembleia por parte da Mesa Diretora e do Gedema”, disse o vice-presidente da Associação dos Servidores da Assembleia, Misael Dias Prazeres.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Lucas Seabra hoje no aniversário de 41 anos do bairro do Cohatrac; imperdível!

Um bairro charmoso e mais populoso de São Luís, o Cohatrac rasga a folhinha hoje para completar 41 anos e terá uma intensa programação festiva e esportiva organizada por várias entidades, com apoio do vereador Pereirinha. À noite, vários shows com artistas do bairro iniciando às 19h e a participação especial do maior cantor sertanejo do Maranhão, Lucas Seabra, a partir das 21h. Participe!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Guarda Municipal de São Luís comemora 30 anos com concerto no Teatro Arthur Azevedo

O concerto fez parte de uma extensa programação organizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, no mês de julho, em comemoração aos trinta anos da Guarda Municipal

A Banda de Música da Guarda Municipal de São Luís se apresentou, na noite da última terça-feira (23), em concerto realizado no Teatro Arthur Azevedo. O evento fez parte de uma extensa programação organizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, no mês de julho, em comemoração aos trinta anos da Guarda Municipal. O concerto contou também com apresentações de gala dos músicos da Polícia Militar do Maranhão, Bombeiros Militares, alunos da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, integrantes da Banda Juvenil da Guarda Municipal e cantores convidados.

O repertório, apresentado em quatro atos, teve início com a execução do hino nacional brasileiro, o de Louvação a São Luís e do hino oficial da Guarda Municipal de São Luís. Também foram apresentadas ao público músicas regionais, toadas de bumba boi de grupos folclóricos de São Luís, além de composições do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; do cantor da MPB, Djavan; da banda Roupa Nova; e da cantora e atriz Whitney Houston. O evento também teve a participação especial dos cantores Rose Nogueira, Eliel Almeida e Cida Araújo.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior foi representando no evento pelo vice-prefeito, Julio Pinheiro, que elogiou a apresentação e o trabalho social realizado pela Guarda Municipal por meio do Projeto Banda Juvenil, formado por crianças e adolescentes de comunidades como o Coroadinho, Vila Conceição, Vila Palmeira e Bairro Primavera. “A Guarda Municipal está de parabéns pelo trabalho que já desenvolve em São Luís e pelo aniversário de três décadas. O trabalho social com as crianças é um exemplo singular de como aliar arte e cultura com um serviço social”, destacou.

Quem também elogiou o concerto da Banda da Guarda Municipal, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc), foi a secretária Municipal de Turismo, Socorro Araújo. “Foi um grande espetáculo que homenageou a musicalidade da nossa cultura e da cultura nacional. A apresentação das crianças foi um momento especial e um grande exemplo de inclusão social”, destacou a titular da Setur.

O efetivo da banda da Guarda Municipal é um dos únicos do país a ser conduzido por uma regente mulher, a guarda Maria Auxiliadora Pereira, que já está na corporação há 28 anos. Há 11 anos ela rege os quase 50 músicos, com firmeza e confiança. “Eu sinto que minhas colegas da Guarda, quando me veem aqui à frente, sentem alegria e orgulho de mim por esse trabalho”, revela.

HOMENAGEADO

A banda da Guarda Municipal de São Luís (GMSL) é formada por 50 músicos, todos com uma história de anos de ensaios musicais e apresentações em eventos oficiais realizados pela Prefeitura. O grupo foi criado no mesmo ano da fundação da GMSL, em 1989, no dia 28 de agosto.

Durante o concerto da banda, foi prestada uma homenagem especial ao guarda municipal José de Ribamar Avelar, autor do hino oficial da banda. Com 90 anos completados, o músico não pode comparecer ao evento, mas foi representado pela neta Adrielle Avelar, que recebeu um certificado em honra à composição de sua autoria.

A neta José de Ribamar Avelar disse que o avô estava muito feliz com a homenagem recebida. “Quando eu mostrar essa placa ele vai ficar bem orgulhoso. A Prefeitura e a Guarda Municipal estão de parabéns por terem proporcionado à nossa família esse momento de grande emoção”, afirmou Adrielle Avelar.

“Esse é um dia muito especial para a Prefeitura e para a nossa secretaria, pois além de prestigiar a apresentação da banda da GMSL e dos nossos convidados, temos a honra de homenagear uma pessoa que, com talento, compôs o hino da Guarda Municipal, que é uma instituição tão importante para a salvaguarda do nosso patrimônio público e da nossa comunidade ludovicense”, ressaltou municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.

PROJETO SOCIAL

A Guarda Municipal atende à população de São Luís em diversas frentes, como patrulhamento de praças, praias, escolas municipais e áreas ambientais, além da proteção ao patrimônio público e ao cidadão ludovicense. Também desenvolve serviços voluntários e projetos sociais que abrangem algumas comunidades carentes da cidade, como é o exemplo da Banda Juvenil.

Coordenado pelo guarda Frankin Melo, a banda juvenil é formada por dez alunos veteranos, entre seis e 16 anos, e 20 iniciantes. “Os professores do projeto são guardas municipais designados pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania que, com dedicação e compromisso têm sido responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. Para fazer parte, os alunos passam por testes de aptidão técnica para serem selecionados”, informa o guarda municipal.

No momento, o projeto passa por restruturação, com renovação de parcerias com o Rotary Clube e a Igreja Católica Nossa Senhora do Carmo, que atualmente abriga as aulas dos integrantes da iniciativa. O grupo também recebeu novos instrumentos por conta de emendas parlamentares do senador Weverton Rocha, quando ele era deputado federal. Além dos instrumentos, as crianças vão ganhar duas minivans para ajudar nos deslocamentos para apresentações musicais.

PROGRAMAÇÃO

Como parte da extensa programação em comemoração ao aniversário da Guarda Municipal, a Prefeitura promoverá, ainda, nesta sexta-feira (26), uma Competição de Tiros no estande do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), a partir das 8h da manhã. O torneio de tiros contará com a participação de equipes formadas por integrantes do Exército Brasileiro e da Polícia Militar.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Assembleia realiza sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Mulher

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta terça-feira (30), no Plenário Deputado Nabig Haickel, sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Mulher. O evento, de iniciativa da procuradora da Mulher na Assembleia, deputada Helena Duailibe (Solidariedade), foi presidida pelo deputado Vinícius Louro (PR).

Na abertura, o Hino Nacional Brasileiro foi interpretado no idioma Tupi Guarani pela índia Djuena Tikuna. Em seguida, Helena Dualibe agradeceu ao deputado Vinícius Louro por presidir a sessão, bem como aos demais convidados.

A deputada destacou a importância da sessão solene, que reuniu representantes de vários segmentos que se dedicam à causa da mulher. “Essa sessão é muito importante, porque nós temos representantes de todos os segmentos e estamos tendo a oportunidade de destacar os números atuais relativos à presença da mulher na sociedade. Falamos do quadro que nos assusta muito,  que é a questão da desigualdade no campo de trabalho. Somos a maior força e, muitas das vezes, trabalhamos de forma igual, mas ganhamos menos. Outro assunto que também tratamos aqui diz respeito à violência”, afirmou a deputada.

Segundo a deputada Helena Duailibe, o atual movimento feminista no Maranhão é muito bem organizado, tendo uma atuação marcante no Fórum das Mulheres e nos Conselhos da Mulher (estadual e municipal). “Aqui no Maranhão, presencia-se uma realidade muito importante: todos estão trabalhando de mãos dadas. Aqui, todas as mulheres estão unidas  em prol de uma única causa, diferente dos outros estados do país”, acentuou Helena Duailibe.

“Estou muito feliz em participar desta sessão solene e, principalmente, de perceber que a Procuradoria da Mulher cresceu muito com a sua presença. Nós estamos muito bem representadas”, elogiou a secretária estadual da Mulher, Ana Mendonça, parabenizando Helena Duailibe pelo seu trabalho.

Ana Mendonça também destacou a pouca participação a mulher na política. “Precisamos mudar esse caminho. Parabenizo o presidente Othelino Neto, que enxergou a igualdade de gênero com a presença das mulheres na Mesa Diretora, pois, para nós, é importante esse espaço, onde podemos participar e decidir os melhores rumos para o nosso Maranhão”.

Coronel Maria Augusta, comandante de Segurança Comunitária da PM e coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, agradeceu o convite e disse que faz questão de estar sempre presente nos eventos realizados no Legislativo estadual. “Agradeço o convite e faço questão de vir a esta Casa, principalmente em um evento direcionado às mulheres. Nessa data em que se comemora o Dia Nacional da Mulher, é muito bom que nós estejamos unidas em prol das mulheres”, disse.

“É um momento de muita alegria  e de honra para nós, para  a nossa classe, porque, graças a Deus,  a mulher hoje é detentora de um conceito extraordinário na sociedade, sobretudo pela grande colaboração que ela tem dado  nesse sentido como mulher, como mãe, como amiga e como esposa. A mulher ocupa um lugar merecedor do destaque do respeito e consideração de todos”, completou a ex-deputada Graça Melo.

Empreendedorismo

A diretora do Sebrae no Maranhão, Raquel Jordão, afirmou que  a mulher tem conquistado uma posição de destaque  a nível internacional e que o Maranhão tem bons indicadores, no que diz respeito à presença das mulheres nos negócios. Ela destacou o crescimento do empreendedorismo feminino, principalmente no Maranhão.

“A nossa missão no Sebrae é fomentar o empreendedorismo  e sempre fizemos isso em todos os segmentos. Nós estamos, inclusive, com um projeto voltado para o empreendedorismo feminino que terá início agora no mês de maio”, disse, elogiando a deputada Helena Duailibe pela realização da sessão.

O evento contou ainda com a presença da secretária municipal da Mulher, Betânia Cantanhede; da professora, bióloga e presidente do Conselho Estadual da Mulher no Maranhão, Lúcia Gato; da diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, e da chefa do Departamento de Autonomia Econômica da Mulher, Rebeca Alexandre.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeito Tema prestigia aniversário do “Filho do Sertão”, o ex-prefeito de Pastos Bons, Enoque Mota

O blog do jornalista Luis Cardoso registra o encontro de dois grandes líderes municipalistas no Maranhão: o atual prefeito de Tuntun e ex-presidente da Famem, Tema, e o ex-prefeito de Pastos Bons, Enoque Mota (foto abaixo).

Foi no evento de aniversário de Enoque Mota prestigiado pelo amigo Tema, que contou com a presença de várias autoridades políticas e empresariais. Enoque, que já foi prefeito de Pastos Bons por dois mandatos, é o preferido nesta eleição de 2020 no mesmo município. Ele é conhecido na região como “Filho do Sertão”.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.