Tuntum completa 30 dias sem casos de Covid-19

    O município de Tuntum chegou ontem a marca dos 30 dias sem casos confirmados de Covid-19.

    Segundo a secretária Rosenilde Xavier, “a união faz a força”.

    Não podemos relaxar o inimigo é perigoso, cada um tem que fazer sua parte”, concluiu a secretária municipal de Saúde.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputado Pará Figueiredo enaltece São João Batista e comemora o seu aniversário

    O deputado estadual pelo PSL, Pará Figueiredo, comemora seu aniversário nesta sábado (18), ao lado de eleitores e população da cidade de São João Batista. Eleito em 2018 com mais de 31 mil votos, o parlamentar recebeu com entusiasmo as lideranças locais que participam da festividade dos seus 42 anos.

    Figueiredo destacou a importância da cidade que, sem sombra de dúvidas, faz parte da história de sua familia e é importante reduto eleitoral.

    Também prestigiam o evento o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos; presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), a esposa vice-prefeito da cidade de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PDT).

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Santa Rita realiza diversas inaugurações e vasta programação cultural para celebrar 60 anos

    O prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, dá inicio nesta quarta-feira (1), a uma série de inaugurações em razão do aniversário de 60 anos do município. O gestor municipal dividiu a programação em dois dias com intuito de contemplar os povoados e a sede. Assim como também garantiu programação cultural com cantores de peso nacional.

    No primeiro dia, Dr Hilton Gonçalo inaugura obras nos povoados Nova Vida, Papagaio, São José Enfezado, Santo Antônio, São João da Mata, Oiteiro dos Pires, Vaca Morta, Mata dos Pires, Carionguinho, Pedreiras, Santana, Kelru, Jiquiri, Maniva e Santa Filomena. Ao fim do dia 1º de dezembro, ocorre o show gospel de Davi Secer na praça Dr Carlos Macieira.

    No dia 2 de dezembro, Dr Hilton Gonçalo percorre os bairros da sede, assim como os povoados Fogoso, Tremedal, João Mendes, Caruaru, Recurso, Rampa, Vale quem Tem, Santa Rita do Vale, Santa Luzia, Timbotiba e Rancho Papouco.

    Escolas, UBS´s, pontes, poços artesianos, calçamentos, casas de forno, habitações, praças e muito mais vão ser entregues ao longo de dois dias. Assim como o prefeito e sua comitiva vão vistoriar as obras do novo hospital municipal que vai ampliar a qualidade do serviço de saúde no município.

    Para encerrar a programação, a praça Dr Carlos Macieira vai ficar pequena para o grande show do Zé Vaqueiro e Mari Fernandez. As atrações são gratuitas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Bacabeira realiza série de inaugurações e shows para comemorar os 27 anos

    Começa nesta terça-feira (9), a programação especial do aniversário de Bacabeira, que completa quarta-feira (10), 27 anos de emancipação política. Durante três dias, diversas inaugurações vão ocorrer em todo o município, assim como também uma vasta programação cultural visando contemplar todos os públicos, além de valorizar artistas da terra.

    Na terça-feira, a prefeita Fernanda Gonçalo faz um mutirão de inaugurações de obras em diversos povoados de Bacabeira. A gestora vai as localidades de Assentamento, Gameleira, Igaruçu, Placa de Recurso, Ramal do Abude, São Pedro, Santana, Santa Luzia, Vidéo, Vila São José, Vila Cearense e Zé Pedro.

    Nessa localidades, Fernanda Gonçalo inaugura praças, calçamentos novos, pavimentação asfáltica, casas populares, sistema de distribuição de água e recuperação de estradas vicinais. Nesse mesmo dia, ocorre um show gospel com a cantora Gisele Nascimento e um culto ecumênico.

    Na quarta-feira (10), as ações da Prefeitura de Bacabeira vão se concentrar em Periz de Baixo e na sede. Junto com o vice-governador, Carlos Brandão, a prefeita Fernanda Gonçalo vai entregar casas populares, novos calçamentos, ruas asfaltadas, calçadão, praças, assim como a unidade do Samu, a Indústria do Conhecimento e um Restaurante Popular.

    Nesse dia, uma grande festa será realizada com a cantora Taty Girl e o cantor Marcynho Sensação, assim como os paredões e o DJ Eduardo vão animar a população.

    Na quinta-feira (11), ocorre uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário de Bacabeira, assim como será realizada a apresentação do espetáculo Pão com Ovo e show de artistas do município.

    No último ano entre 2020 a 2021, a Prefeitura de Bacabeira construiu mais de 250 casas populares, 30 sistemas de abastecimento e distribuição de água, 12 praças, 5 Casas de Forno, assim como realizou o calçamento em mais de 50 ruas e asfaltamento de diversas ruas e avenidas. Assim como instalou o Samu e o Restaurante Popular, que está sendo entregue durante a programação de aniversário.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Blog encerra 2020 liderando em acessos no Maranhão e um dos maiores no Nordeste

    “Nos enche de alegria e aumenta a nossa responsabilidade com o público leitor a cada final de ano chegarmos em primeiro lugar em audiência e um dos líderes no Nordeste”, assumim resumiu o jornalista Luis Cardoso, editor responsável do blog mais lido no Maranhão. 

    Jornalista Luis Cardoso e a filha caçula, Malu, de dois anos

    Para Cardoso, o sucesso é creditado para toda a equipe que faz o blog e ao público leitor que permanece fiel em qualquer tempo. “Agradeço ao Senhor meu Deus por permitir que tenhamos a confiança dos nossos mais de 12 milhões de acessos a cada ano e aos colaboradores que nos fornecem informações precisas e sempre em tempo real”, disse o jornalista.

    Foi mais um ano de vitórias para o blog, que foi citado e reproduzido por veículos e programas nacionais, a exemplo do Pingo nos Is, da Jovem Pan, assim como o recebimentos de troféus e medalhas, como o Certificado de Amigo da Cruz Vermelha Brasileira.

    Ele aproveitou para informar que no segundo trimestre de 2021 estará lançando um novo site que abordará o tema Saúde, com textos e opiniões de médicos especializados para orientar os leitores diante das adversidades causadas por doenças e os métodos de prevenção.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Juiz recusa pedido do MP e mantém festividades de réveillon em Imperatriz, no MA

    G1-MA

    O Ministério Público do Maranhão havia proposto, em Ação Civil Pública, que a Justiça obrigasse a Prefeitura de Imperatriz e o Governo do Maranhão a cancelarem o evento. Mas, o Juiz recusou o pedido e o evento ocorrerá na Beira-Rio, com várias atrações.

    O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Joaquim da Silva Filho, não acatou o pedido do Ministério Público do Maranhão e decidiu manter a ‘Virada Cultural’, evento de réveillon promovido pela Prefeitura de Imperatriz.

    O Ministério Público do Maranhão havia proposto, em Ação Civil Pública, que a Justiça obrigasse a Prefeitura de Imperatriz e o Governo do Maranhão a cancelarem o evento e toda a programação de festas de final do ano, levando em conta o surto de coronavírus na cidade.

    Além do cancelamento da Virada Cultural, o MP também pediu que os gestores não pudessem autorizar shows e eventos que pudessem causar aglomeração em Imperatriz, com multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

    Porém, neste domingo (27), ao analisar a ação do MP, Joaquim da Silva afirmou em decisão que ‘diversas atividades já puderam ser retomadas e que a realização do evento Virada Cultural de Final de Ano seria possível e segura’

    “Ora, como se vê já, se encontram em funcionamento nos limites do Município de Imperatriz todos os bares, cinemas, restaurantes e estabelecimentos comerciais congêneres que conseguiram permanecer de portas abertas mesmo durante esse duro período de pandemia. Ressalte-se que desses estabelecimentos, muitos deles funcionam em ambiente fechado e climatizado, que, sabidamente, são ambientes em que a transmissão do vírus seria, teoricamente, facilitada”, diz o juiz na decisão.

    O juiz diz ainda que o evento será realizado na Beira-Rio de Imperatriz, ‘ambiente amplo e aberto, que permite aos munícipes o acompanhamento das atrações sem a necessidade de aglomerações, permitindo razoável distância entre si’

    A ‘Virada Cultural’ está programada para acontecer no 29, 30 e 31 de dezembro na Concha Acústica da Beira Rio, a partir das 19h. Segundo a prefeitura, haverá mais de 10 atrações musicais. No entanto, segundo o promotor Thiago de Oliveira Costa Pires, a prefeitura sequer informou sobre medidas adotadas ou efetivo para fiscalização do evento.

    “O Município de Imperatriz optou por realizar evento público em total desrespeito às medidas sanitárias, observando que o risco de disseminação viral torna-se mais elevado em uma festa ou show porque as pessoas são estimuladas a ficarem mais próximas, se tocarem, se confraternizarem, contrariamente às orientações de distanciamento social exigidas pelas autoridades sanitárias”, destacou o promotor.

    A ação do Ministério Público aponta ainda que Imperatriz vem apresentando alta nas taxas de internação de em leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Produtores de eventos de festas em São Luís sofrem prejuízos enormes

    Quando dezembro chegou trazendo a esperança de que as festas privadas de Réveillon poderiam acontecer, ainda mais considerando que São Luís é a capital do país com menor índices de letalidade pela Covid-19, produtores não mediram esforços para realizar o evento da entrada do novo ano. 

    Operários foram contratados para a implantação de cenários caríssimos e criativos. Custo alto com sistemas de luz, som e palcos, além das suítes para abrigarem melhor os participantes. Confecção de ingressos e gastos com empresas de divulgação e influencer digitais.

    Fora disto, as contratações de bandas nacionais com cachês não menos que R$ 150 mil cada, além dos cantores da terra. Tudo pago 50% no ato da assinatura do acordo. Ainda teve o aluguel de espaços privados, pagos antecipadamente. Em tempos de crise, o jeito foi tomar empréstimos, alguns até com agiotas.

    Mas o que dava aos produtores a certeza de que teríamos as festas liberadas? As manifestações políticas realizadas entre outubro e 15 de novembro, como comícios, carreatas e passeatas com até 15 mil participantes sem máscaras nos bairros de São Luís, por cada dos quatro principais candidatos ao cargo de prefeito.

    Mais que isto: pelo silêncio e proteção do Executivo aos eventos políticos, tendo em um  deles para mais de 8 mil pessoas a presença do secretário de Saúde, Carlos Lula, sem o uso da máscara. Tudo acontecia diante dos olhares fechados do Ministério Público. Sem contar que tivemos na ilha um festival de música em várias etapas, cada uma com público mínimo de 1.500 pessoas.

    Faltando uma semana para a festa, eis que o MP abre os olhos e pede ao Executivo medidas rigorosas contra os eventos. Por causa de uma festa que acontece uma vez por ano, diferente dos comícios que eram realizados todos os dias. Aí veio o pior: formação de uma força-tarefa com membros do MP, Vigilância Sanitária e Polícia Militar para interditar as festas e prender seus responsáveis.

    Ingressos estavam sendo vendidos e a população, que passou muito tempo em casa, querendo entrar o ano novo em lugar festivo e seguro, também sofreu com a medida. E agora não sabe mais onde ir.

    E por qual razão não informaram as medidas drásticas ao menos um mês antes para evitar custos e derrubar sonhos? É preciso que se diga que, apesar dos comícios lotados e sem máscaras, o Maranhão continua em níveis baixos de infecções e mortes.

    Mas o Ministério Público, querendo mostrar serviço fora do tempo, criou o novo lockdown no nosso Réveillon e não tem a coragem de interditar praias, exigir regras para as feiras e mercados e muito menos para ruas comerciais ou shoppings.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Festas privadas de final de ano ocorrerão normalmente, mas obedecendo critérios sanitários

    O pedido de alerta do Ministério Público ao governador Flávio Dino sobre as festas de Natal e Réveillon deste final de ano na Grande Ilha, em nenhum momento, significa o impedimento dos eventos privados, desde que cumpram as regras sanitárias.

    Bem antes, o Governo do Estado baixou normas suspendendo as festas em espaços públicos aqui em São Luís, onde a festa de final de ano reúne multidão nas praias. E liberou para as festas privadas condicionadas ao cumprimento das regras.

    Porém, a manifestação de ontem do Ministério Público deixou alguns interpretando de forma errada, como se o pedido do MP fosse pelo cancelamento de todos os espaços.

    Na verdade, O MP pediu atenção para evitar as aglomerações em espaços públicos e a exigência que nas festas privadas as normas sejam atendidas.

    Ao contrário das cidades no interior, onde o Ministério Público pediu o cancelamento e foi atendido pela Justiça em razão das festas que seriam realizadas em praças públicas sem o menor controle, as festas aqui na capital que serão realizadas em espaço privados, como hotéis ou casa de eventos, cumprem todas as solicitações sanitárias vigentes.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Governador não vai interferir em Réveillon privado, desde que cumpra as normas

    Artistas, organizadores e frequentadores ficaram mais tranquilos quando o governador do Maranhão reafirmou que as festas privadas de fim de ano não serão vetadas, mas desde que cumpram as normas sanitárias. 

    A liberação será possível graças ao fato de que o nosso estado é hoje o com menor índice de letalidade e de registros de casos de infecções pela covid-19, em função das políticas públicas de saúde adotadas pelo governo estadual.

    Flávio Dino lembrou ainda que  “não temos ingerência sobre os eventos municipais”, o que deixa os prefeitos eleitos e reeleitos para fazerem a festa tão esperada pelo povo maranhense.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Zé Cantor e Super Pop Live serão as atrações da tradicional festa do grupo Curió em Turilândia.

    Dia 28 de dezembro acontecerá a tradicional festa do grupo Curió. Este ano será especial, pois a festa será de comemoração aos 7.133 votos do prefeito eleito, Paulo Curió.

    Zé Cantor, Super Pop Live e artistas locais são as atrações confirmadas para o grande evento. Além da grande festa, a comemoração deve movimentar o comércio local e incentivar o turismo na cidade, pois é esperado pessoas de várias cidades da região.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Confraternização Centro de Diálise da Casa de Saúde

    Outra comemoração natalina, promovida pela Dra. Cleide Coutinho, foi realizada na Churrascaria D’cantus e reuniu todos os colaboradores do Centro de Diálise da Casa de Saúde Dr. Humberto Coutinho, que atende mais de 300 pacientes de dezenas de cidades do Maranhão.

    Todos os colaboradores fizeram questão de demonstrar o orgulho de trabalhar numa das empresas da Deputada Estadual, que é uma referência no atendimento de diálise do Maranhão.

    Dra. Cleide agradeceu o empenho e a dedicação de todos na manutenção da entidade, que salva vidas diariamente graças ao trabalho de cada um dos seus colaboradores.

    Diversos presentes foram distribuídos e a comemoração seguiu os protocolos de prevenção ao Corona Vírus, como uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.