O desrespeito aos direitos dos pedestres é uma situação comum no trânsito da Região Metropolitana de São Luís. Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) mostram que, no primeiro semestre deste ano, foram registrados 86 acidentes de trânsito envolvendo pedestres em toda a Ilha. Grande parte das ocorrências foi causada por motoristas, no entanto, pedestres também são responsáveis pela manutenção do trânsito seguro. Em 16 dos atropelamentos houve mortes. A falta de atenção e o desrespeito às normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são as principais causas dessas ocorrências.

Ontem foi comemorado do Dia Mundial do Pedestre e muitos reclamam da falta de respeito de condutores de automóveis e motocicletas, que não param nas faixas de pedestres e também não dão a preferência para esse tipo de público. Tal situação muitas vezes é provocada por essas faixas estarem apagadas e pouco visíveis para motoristas, o que compromete a travessia do pedestre.

Em contrapartida, é comum, em ruas e avenidas da região metropolitana pessoas atravessarem a pista fora da faixa de pedestres. Nas vias de maior fluxo de veículos, pessoas se arriscam entre carros e motocicletas para cruzarem a pista, alheias aos perigos aos quais estão se expondo com essa atitude.

De acordo com Roberval Lopes, coordenador de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), motoristas e pedestres têm consciência das normas de trânsito. Porém, muitos não colocam esse conhecimento em prática, o que resulta nos acidentes que podem ocasionar feridos ou mortes.

Por esse motivo, ele chamou a atenção para a necessidade da mudança do comportamento desses públicos para mudar a realidade do trânsito, não apenas na região metropolitana, mas em outros locais. “Os condutores e pedestres têm de ter mais consciência no trânsito e fazerem a sua parte para mudar essa situação”, frisou.

Mortes – No primeiro semestre deste ano, 42 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em ruas e avenidas da Região Metropolitana de São Luís. Conforme mostrou o relatório do Ciops, as pessoas foram vítimas de atropelamentos, colisões (batida entre veículos), choques mecânicos (batida de um veículo com um obstáculo) e capotamentos.

As ocorrências foram registradas nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Segundo os dados, o mês mais violento foi abril, quando aconteceram 13 mortes em acidentes de trânsito. Já o mês menos violento foi junho, quando foram registradas três mortes. As estatísticas mostram ainda que cinco mortes em acidentes de trânsito aconteceram em janeiro; oito em fevereiro; seis em março; e sete em maio.

Das 42 ocorrências, 32, ou seja, 76%, foram registradas na capital maranhense. Os dados do Ciops mostram ainda que cinco mortes no trânsito foram registradas em São José de Ribamar e outras cinco em Paço do Lumiar. O município de Raposa foi o único que não teve ocorrências dessa natureza no primeiro semestre desse ano.

Cuidados na faixa de pedestres

Motorista

– Fique sempre atento com as faixas de pedestres

– Diminua sempre a velocidade quando se aproximar de uma delas.

– Pare sempre o veículo quando uma pessoa estiver esperando para atravessar a faixa de pedestres.

– Espere o pedestre chegar ao outro lado da via.

Pedestre

– Atravesse somente na faixa de pedestres.

– Levante o braço para sinalizar sua travessia.

– Espere o motorista parar.

Fonte: O Estado


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.