1797. Este foi o total de multas por uso de película fora do padrão permitido, aplicadas do decorrer de 2013 na grande São Luís.

Em comparação com os registros do ano passado houve um acréscimo de 38%.

Veja ao lado como os números cresceram nos últimos quatro anos.

A infração é considerada grave e o condutor do veículo tem que pagar multa no valor de R$ 127,69, além de perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O fator principal desse acréscimo é o desrespeito por parte dos condutores quanto à legislação que trata da transparência permitida, assim como painéis e pinturas que comprometam a visibilidade.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) os vidros da frente dos veículos devem ter pelo menos 75% de entrada de luz. Os laterais dianteiros 70%. Já os laterais traseiros e da parte de trás podem ficar um pouco mais escuros desde que seja mantida pelo menos 28% da transparência.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MA), apesar do número crescente de infrações relacionadas ao fumê, esta infração relativa ao uso de películas, ocupa a 16ª posição na lista de multas aplicadas no ano.

A que permanece em 1º lugar na lista é dirigir falando ao telefone celular. Em 2º  transitar em alta velocidade, acima da permitida e em 3º não utilizar o cinto de segurança.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A gestão da prefeita Luanna Rezende, em Vitorino Freire-MA, tem castigado a população. O vereador Cyreno ...
O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) entrou com uma ação ordinária de suspensão de ato legislativo ...
O deputado estadual Othelino Neto anunciou, oficialmente, na sessão desta terça-feira (30),sua saída do PCdoB, para ...
A Polícia Federal do Estado do Maranhão deflagrou no último dia 19/04/2024, na região de Grajaú/MA, ...
A Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), desmantelou, nesta segunda-feira (29), um esquema de tráfico ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.