Ontem médicos de todo o país se mobilizaram em protestos pelas ruas de diversas cidades. Hoje foi a vez dos enfermeiros.

Eles querem o veto do Ato Médico, que forma como foi aprovado em Plenário, o projeto estabelece que são atividades exclusivas do médico cirurgias; aplicação de anestesia geral; internações e altas; emissão de laudos de exames endoscópicos e de imagem; procedimentos diagnósticos invasivos; exames anatomopatológicos (para o diagnóstico de doenças ou para estabelecer a evolução dos tumores).

O ato também é nacional, mas aqui no Maranhão há uma reivindicação específica exigida pela categoria.

Além do veto ao Ato Médico, a manifestação pede a aprovação da carga horária de 30 horas para a categoria. Há exatamente um ano, o projeto de lei que estabelecia a carga horária de 30 horas para os enfermeiros maranhenses foi aprovada na Assembleia Legislativa, porém foi vetada pela Governadora Roseana Sarney. Hoje há uma mobilização nacional pela aprovação das 30 horas.

Os enfermeiros estiveram concentrados para o ato “Mobiliza Enfermagem” em frente à sede do COREN-MA, no bairro Jardim Renascença, desde às 9 horas da manhã.

Depois da mobilização foi marcado um novo ato maior para a próxima quarta-feira, dia 10. Neste próximo evento a categoria vai se concentrar às 8 horas da manhã na sede do COREN (Conselho Regional de Enfermagem) de onde sairão em passeata até a Assembleia Legislativa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A gestão da prefeita Luanna Rezende, em Vitorino Freire-MA, tem castigado a população. O vereador Cyreno ...
O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) entrou com uma ação ordinária de suspensão de ato legislativo ...
O deputado estadual Othelino Neto anunciou, oficialmente, na sessão desta terça-feira (30),sua saída do PCdoB, para ...
A Polícia Federal do Estado do Maranhão deflagrou no último dia 19/04/2024, na região de Grajaú/MA, ...
A Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), desmantelou, nesta segunda-feira (29), um esquema de tráfico ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.