10 de agosto de 1823 é a data de nascimento do pioneiro da poesia nacional, o maranhense e romancista Gonçalves Dias, escritor, poeta, teatrólogo, historiador, jornalista, que nesta quinta-feira (10) recebeu homenagens pelo seu bicentenário na Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Roberto Costa.

A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa e contou com a presença de diversas autoridades e representantes do governo do Maranhão, Tribunal de Justiça, Academia Maranhense de Letras, entre outras instituições.

“Menino do interior do Maranhão, vítima de vários preconceitos, fez dos livros e do amor pelas letras sua causa de vida. Deixou de ser de Caxias e do Maranhão, para se tornar Patrimônio do Mundo. Gonçalves Dias merece ser lido, estudado, admirado e celebrado. Que o seu bicentenário seja uma oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso com a literatura, com a cultura e seu valor. Seu legado seja fonte de motivação para os novos escritores e leitores”, ressaltou o deputado Roberto Costa.


Idealizada em conjunto com a Fundação da Memória Republicana Brasileira, a Sessão Solene foi um dos pontos altos da programação de homenagens ao escritor realizada durante todo o ano pelo Governo do Maranhão. Segundo Kécio Rabelo, “a iniciativa desta casa legislativa, a partir da proposição do deputado Roberto Costa, é uma das mais significativas homenagens ao poeta, advogado, etnólogo e teatrólogo Gonçalves Dias. Esta casa, onde o povo do Maranhão está representado, enaltece o mais ilustre de seus filhos. Pequeno em estatura, gigante em importância e merecimento”, disse Kécio.

A presidente do Poder Legislativo, deputada Iracema Vale, ressaltou o legado de Gonçalves Dias e parabenizou o deputado Roberto Costa “pela iniciativa porque é muito importante perpetuar a memória de Gonçalves Dias que é esse grande orgulho nacional”. A Sessão Solene também foi composta pela apresentação da Banda Bom Menino das Mercês e do cantor Guilherme Jr.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.