A segunda fase da Caravana “Maranhão Todos por Elas” reuniu cerca de 1.700 mulheres para falar sobre enfrentamento à violência, rede de atendimento, empoderamento feminino, fortalecimento do protagonismo das mulheres e autonomia econômica.

Foto Divulgação

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, a caravana aconteceu nos dias 03 e 04 de agosto nos municípios de Presidente Dutra e Pedreiras.

O evento foi marcado pelo lançamento da campanha “Agosto Lilás: viver sem violência é um direito de toda a mulher”. A programação contou com debates, painéis com especialistas, capacitações e exposições de programas e projetos da gestão estadual.

A secretaria da Mulher, Abigail Cunha, enfatizou a importância da Lei Maria da Penha, como conquista legal. Ela ressaltou, ainda, a necessidade de diálogo e colaboração entre diferentes órgãos governamentais, organizações não governamentais e a sociedade civil como um todo para erradicar a violência doméstica.

Neste mês do Agosto Lilás, que celebramos o aniversário da Lei Maria da Penha, uma grande conquista no combate à violência contra a mulher, estar aqui nesta cidade pra mim é motivo de alegria. Importante estar acompanhada de todos estes órgãos e de todas essas mulheres que estiveram aqui, para nos ouvir e para que nós também possamos fazer essa troca, esse diálogo, essa construção, para que todas as mulheres do Maranhão tenham conhecimento dos seus direitos”, afirmou a secretária.

O desembargador Cleones Cunha compartilhou sua satisfação ao reunir uma diversidade de entes, que estão comprometidos com a causa de erradicar a violência contra a mulher. “É um momento de alegria e satisfação, porque você reúne um grupo enorme de pessoas, mulheres, homens, que estão nesta luta, de acabar com a violência contra a mulher, e de conscientização de que a mulher tem que ser respeitada e valorizada. E, evidentemente, com esse respeito, ser uma pessoa que vai produzir mais e vai ser muito melhor para a sociedade”, observou.

A prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, ressaltou a importância de um amplo evento itinerante que tem percorrido todas as regiões do Maranhão.

Parabenizamos nosso governador Carlos Brandão, bem como a nossa secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, que vêm transformando cada vez mais as políticas públicas do estado. Mostrando todos os serviços que são ofertados, e claro, cada vez mais ouvindo as mulheres, ouvindo as regionais para que essas políticas sejam cada vez mais abrangentes e que a gente possa trazer mais melhorias para cada mulher. E, principalmente na questão do empreendedorismo, para que elas possam ser tiradas do contexto de violência”, enfatizou a prefeita.

Em Presidente Dutra, o prefeito Raimundinho da Audiolar expressou sua satisfação e agradecimento à caravana.

Motivo de alegria, de agradecimento. Quero agradecer o governador Carlos Brandão por essa iniciativa e agradecer às autoridades que estão presentes neste grande e importante evento que fortalece a causa das mulheres no Maranhão”, destacou.

Participaram da caravana o prefeito de Presidente Dutra, Raimundinho da Audiolar; o desembargador de justiça, Cleones Cunha; o promotor de justiça Wlademir Soares de Oliveira, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia; as delegadas Kazumi Tanaka e Wanda Moura Leite, a promotora de justiça Paula Gama e o tenente-coronel Borba, dentre outros representantes de órgãos e instituições que atuam no combate da violência contra a mulher.

Caravana Maranhão Todos Por Elas

A Caravana Maranhão Todos Por Elas garante a igualdade de oportunidades, o combate à violência e à discriminação de gênero. Em sua segunda fase, a Caravana contou com a representação de mais de 30 municípios.

Após o sucesso das ações, a Caravana seguirá seu percurso, passando por várias outras regionais do estado. A expectativa é que as discussões e atividades promovidas pela iniciativa continuem atraindo um público engajado e motivado a promover políticas públicas em suas localidades.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.