Foi entregue nesta quinta-feira (13), pela Prefeitura de Paço do Lumiar, a reforma da Unidade Básica de Saúde da Vila Cafeteira, que também recebeu novo mobiliário e teve o sistema de prontuário totalmente informatizado. Essa é a terceira Unidade Básica de Saúde entregue totalmente revitalizada para a população. A previsão é que todas estejam revitalizadas até o final do ano.

Na solenidade, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) destacou que, com essas medidas, as UBS’s do município não deixam a desejar a nenhuma clínica particular. “Hoje, as unidades de saúde estão no mesmo padrão de qualidade das clínicas particulares. Com a revitalização e a implantação da informatização dos prontuários eletrônicos, não estamos deixando nada a desejar. E esse mérito é da equipe da SEMUS, que não mede esforços para fazer com que a população tenha um atendimento médico digno”, pontuou a prefeita.

A UBS Cafeteira, que fica localizada na Rua 2, S/N, na Vila Cafeteira, é essencial e de referência na prestação de serviços em saúde. Há 10 anos, vem realizando atendimento médico, de enfermagem, odontológico, exames laboratoriais, testes rápidos, orientações, entre outras atividades para a população local e adjacências.

No local são realizados, mensalmente, cerca de 500 atendimentos. E, para dar continuidade a esses serviços essenciais aos munícipes, o espaço passou recentemente por reparos em sua infraestrutura, além de receber novo mobiliário e implantação do Programa de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

A secretária Municipal de Saúde Danielle Oliveira esclareceu que a revitalização faz parte do plano de gestão de readequação das Unidades Básicas de Saúde de Paço do Lumiar. “A intervenção se faz necessária para que possamos ofertar um melhor atendimento aos nossos clientes, que é a população. Além da reforma, conseguimos avançar com a implantação do Programa de Prontuário Eletrônico do Cidadão”, explicou Danielle.

A revitalização e implantação dos prontuários eletrônicos faz parte de um conjunto de unidades de assistência à Saúde da população luminense, que conta com 17 UBS, Maternidade, Centros de Atenção Psicossocial, e espaços de atendimento para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema e-SUS Atenção Básica, é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas. No contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de Saúde.

A implantação do PEC facilitará o atendimento do cidadão por meio do fornecimento de informações completas, proporcionando uma assistência de forma global, por meio dos serviços de imunização, assistência médica, enfermagem, e de odontologia. Informações que estarão disponíveis no sistema.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.