Na manhã desta quinta-feira(06), a prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo(PCdoB) participou da abertura da XI Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no auditório do Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho, localizado na Avenida 06, S/N, no Maiobão.

Além da prefeita, o evento aconteceu entre 9h e 18h, e contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Suely Abreu; e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Deuzilene Viegas, e teve como tema “A Reconstrução do SUAS – O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A prefeita Paula Azevedo lembrou que a Assistência Social perpassa por todas as secretarias, e que deve ser debatida coletivamente. “A Assistência é transversal e, por isso, temos hoje tantas secretarias e órgãos aqui representados. As políticas públicas precisam ser analisadas, discutidas, aperfeiçoadas e ampliadas, e esta conferência é um importante espaço de debate. Os governos se planejam a partir de propostas e da escuta à população. Estou muito feliz de estar participando desse momento”, ressaltou a prefeita.

A secretária da Semdes, Suely Abreu, agradeceu a representação dos diversos movimentos sociais que se fizeram presentes em todo o processo de preparação e consolidação da XI Conferência. “Tivemos sete grandes pré-conferências para discutir as políticas de assistência social, e sou grata por ver hoje esse auditório lotado com tantas lideranças e representações. O nosso papel é contribuir para a consolidação de uma Política de Assistência Social cada vez mais forte, vendo as vidas sendo transformadas com a garantia dos direitos”, disse Suely Abreu.

A titular da pasta falou, ainda, sobre os avanços na política de assistência durante a gestão da prefeita Paula Azevedo. “Com os investimentos da Administração Municipal e parcerias com o Governo Estadual, conseguimos manter funcionando todas as nossas unidades (equipamentos públicos) e ampliar diversos serviços, nos últimos três anos. Sabemos que ainda temos muito a avançar, e creio que vamos alcançar o nosso propósito, pois contamos com o olhar sensível da prefeita Paula para a temática”, assinalou.

Deuzilene Viegas, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, destacou a eleição dos delegados que irão participar da XV Conferência Estadual de Assistência Social como um dos pontos mais importantes da Conferência Municipal. Também agradeceu a presença das autoridades e sociedade civil presente, e ressaltou o importante papel da Conferência como espaço de diálogo, reflexão e avaliação, na perspectiva de apontar caminhos para a melhoria das políticas públicas de Assistência Social.

Da mesa de abertura, também participou a dona de casa Sandra Maria Silva, moradora do Residencial Cordeiro. Mãe de três meninas, Sandra Maria teve a casa invadida pelas águas das chuvas, que acabaram prejudicando a estrutura do seu imóvel. Motivo pelo qual passou a ser assistida pelo CRAS Tambaú, sendo inserida em diversos projetos; inclusive com o benefício do Aluguel Social. “Estou morando no Paranã, e tenho sido muito bem assistida pelo município. Agradeço a todos pelo apoio”, discorreu.

A XI Conferência Municipal de Assistência Social tem por objetivo analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores; da participação dos usuários e qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios; e de eleger delegados para a XV Conferência Estadual de Assistência Social.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.