A comercialização dos produtos do PAA, assegura alimentação adequada e saudável a pessoas atendidas pela rede da assistência social do município

Aproximadamente duas toneladas de alimentos (1.950 Kg), que vai para a mesa de famílias em situação de vulnerabilidade social, chegou à Central de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), sob o comando de Júlia Assunção – na manhã desta segunda-feira(03). A entrega foi feita por agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PPA 2023).

Da SEMAPA, os produtos foram parar nas mãos dos beneficiados, que são as famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e em outras entidades de assistência no município. O ato foi acompanhado de perto por membros do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar).

Em 2023, a SEMAPA conseguiu um marco histórico, pois 144 agricultores e oito entidades comunitárias agrícolas se cadastraram. Feliz pelo feito, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) parabenizou os envolvidos pela dedicação e esforço em participar, bem como da importância de ampliação do Programa, já que vai alcançar mais famílias. “Este é um grande mecanismo impulsionador na geração de emprego e renda, e que só vem a contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade, o combate à fome e à desnutrição”, destacou a prefeita.

Na lista de produtos ofertados macaxeira, limão, laranja, acerola, coco d´água, mamão, quiabo, maxixe, vinagreira, cheiro verde, couve, cebola de folha, carambola e feijão verde. De acordo com Júlia Assunção, titular da SEMAPA, a partir de ontem, semanalmente, um calendário mensal de entrega deverá ser atendido. “Em média 12 agricultores, entre segunda e quarta-feira, deixarão os produtos que serão repassados aos cadastrados”, explicou Júlia.

A secretária de Desenvolvimento Social- Suely Abreu, também prestigiou a entrega dos produtos. “Estamos diante de uma ação de grande relevância, pois leva alimentos saudáveis e produzidos por agricultores locais para a mesa de centenas de famílias, de modo a complementar a dieta alimentar de crianças, adultos e idosos, com o consumo de hortaliças, frutas e verduras, que são transformadas em saladas, sucos ou consumidos in natura”, comentou a Secretária Suely.

PRODUTOS ENTREGUES:

Foram beneficiados 50 famílias acompanhadas pelo CRAS no Maiobão, na Avenida 13. A idosa Maria Rosa dos Santos Pires, de 67 anos, foi uma das agraciadas. “Eu ainda não consegui me aposentar; e meu marido trabalha com a venda de coco pra manter nossa casa. Não tem sido fácil. Esta sacola de alimentos veio na hora certa. E já vou esperar ansiosa pela próxima“, disse.

A coordenadora do CRAS Maiobão, Graziella Cutrim, ressaltou a importância dos benefícios eventuais entregues aos usuários dos Centros de Referência. “Assim como os produtos da Agricultura Familiar, o aluguel social, as cestas básicas e o auxílio funeral, são exemplos dos benefícios disponibilizados. Por meio de tais ações, as quais são de fundamental importância, a Prefeitura acolhe as famílias em situação de vulnerabilidade social cadastrada no CRAS”, assinalou Graziella. Ela também informou que mais de 1.000 usuários são atendidos anualmente pela unidade, sendo que 200 famílias recebem acompanhamento mais direto.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA:

Cada agricultor faz uma entrega mensal, recebendo do PAA o valor referente à sua produção no mês subsequente, e assim segue até o final do ano fiscal do PAA 2023.

Alcione da Silva Luz, proprietária de um sítio de 11 hectares no Iguaíba, dos quais mais da metade estão atualmente cultivados, entregou, ontem, acerola, feijão verde, mamão, limão, coco d’água, e carambola.

Sou agricultora nessa região há mais de 30 anos. Hoje, além do meu esposo, nossos 4 filhos também trabalham conosco. O recurso funciona como uma renda a mais para a família”, comemorou Alcione.

O agricultor Aldi Ferreira Nunes vive situação semelhante. Ele disponibilizou mais de 250 quilos de mamão, banana e melancia. “É o primeiro ano que participo. E sei que o maior benefício não é pra mim, mas para as famílias em situação de vulnerabilidade que recebem os produtos”, afirmou Aldi.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

A Etapa de Comercialização do PPA 2023 foi lançada no último dia 14 de junho, pela prefeita Paula Azevedo. Este ano, R$ R$ 1.537.263,63 foi o montante destinado à cidade. O PAA tem como principal função o incentivo e fortalecimento da agricultura familiar nos municípios, gerando renda e benefícios para os agricultores e toda a população.

O programa terá prazo de execução de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Toda a etapa de inscrição e de fiscalização foi executada no início deste ano pela SEMAPA, já a parte de comercialização até a fase final, tem a intervenção direta do Ministério da Cidadania. “O PAA é um programa de compra e distribuição de alimentos, no qual o Governo Federal adquire alimentos oriundos da agricultura familiar e distribui para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável, e àquelas atendidas pela rede da assistência social, a exemplo dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); por meio dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, a exemplo das cozinhas comunitárias e restaurantes populares; pela rede pública e filantrópica de ensino; e pelas redes públicas de saúde e justiça”, finalizou Assunção.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.