Minuto Barra

A caravana do governo do Maranhão é coordenada pela secretaria de estado da mulher, na pessoa da secretária e deputada Abigail Cunha. Ela percorrerá as 18 regionais no Maranhão.

Santa Inês e Barra do Corda, municípios do interior do Maranhão, foram palco do início das ações da Caravana Maranhão Todos Por Elas, uma iniciativa do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher (Semu). Nos dias 6 e 7 de julho, a caravana reuniu centenas de milhares pessoas em eventos que promoveram a equidade de gênero e debateram políticas públicas voltadas para as mulheres maranhenses.

Com o objetivo de fortalecer a governança municipal e garantir a defesa dos direitos das mulheres, a Caravana Maranhão Todos Por Elas conta com o apoio de diversas entidades e órgãos, como secretarias estaduais, prefeituras municipais, Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) e o Conselho Estadual da Mulher.


A caravana busca criar espaços de troca de experiências e conhecimentos, levando em consideração as demandas específicas de cada município maranhense. O foco principal é combater a violência contra a mulher e promover a autonomia econômica feminina. Ao todo, serão realizados 18 encontros em todo o estado, passando por todas as regionais do estado.

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, ressalta a importância dessa iniciativa para o fortalecimento da agenda da equidade de gênero em todas as regiões do estado. Segundo Abigail, a caravana é uma chance de unir esforços e trabalhar em conjunto para mudar a realidade das mulheres maranhenses. “Estamos aqui para mostrar que juntas podemos fazer a diferença, impactando positivamente a realidade das mulheres maranhenses. Queremos ouvir suas vozes, compartilhar experiências e construir um ambiente seguro, onde todas se sintam empoderadas e valorizadas”, destacou Abigail.

Ações intensas e sucesso de público

O início da Caravana Maranhão Todos Por Elas foi marcado por uma programação extensa, com participação expressiva do público nas regionais de Santa Inês e Barra do Corda. Durante os eventos, foram realizadas exposições de programas e projetos da gestão estadual voltados para as mulheres, além de painéis com palestras e capacitação para o público presente.

Os prefeitos das cidades também se mostraram engajados em promover a igualdade de gênero e apoiar as ações propostas pela caravana. As secretárias municipais de mulheres também estiveram presentes, trazendo suas experiências e contribuindo para as discussões sobre as políticas públicas nas suas respectivas regiões. A presença de líderes estaduais, comunidades locais e ativistas durante o evento evidenciou a união da sociedade na busca por um futuro mais justo e igualitário.

O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, se pronunciou sobre a caravana e a importância de discutir e implementar políticas públicas que promovam a igualdade de gênero. Na ocasião, ele reafirmou, ainda, o compromisso do governo municipal em fortalecer políticas públicas que garantam a segurança e autonomia das mulheres, visando transformar Barra do Corda em uma cidade onde todas as mulheres tenham voz e sejam respeitadas.

“Receber a Caravana Maranhão Todos Por Elas em nossa cidade é um momento de grande importância para Barra do Corda. Juntos, podemos fortalecer a defesa e valorização das mulheres, construindo um futuro mais justo e igualitário para todas elas. Fica aqui os meus parabéns a secretária Abigail Cunha e toda a equipe da Semu”, enfatizou o prefeito.

Já o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, expressou sua satisfação com a passagem da Caravana Maranhão Todos Por Elas pelo município. “Essa passagem da Caravana Maranhão Todos Por Elas em nosso município reforça o compromisso do nosso governo em promover a igualdade de gênero e combater todas as formas de violência contra a mulher. Seguiremos trabalhando em parceria com o governo do estado para fortalecer políticas públicas que garantam a segurança e autonomia das mulheres, transformando Santa Inês em uma cidade cada vez mais justa e igualitária”, afirmou o prefeito.

A secretária Municipal da Mulher de Santa Inês, Paula Prata, destacou relevância deste momento de transformação para a cidade. “É uma honra receber a Caravana Maranhão Todos Por Elas em nossa região. Essa ação vem reforçar o compromisso da nossa cidade em garantir a igualdade de oportunidades e combater a violência contra as mulheres. Estamos felizes em contribuir com essa iniciativa”, ressaltou Paula Prata.

Para a secretária Municipal da Mulher de Barra do Corda, Maíres dos Anjos, a iniciativa é um marco na história não apenas de Barra do Corda, mas também do Estado do Maranhão. É uma oportunidade única para refletir, debater e tomar medidas significativas em prol da equidade de gênero e do fortalecimento das mulheres na sociedade. “Estamos muito felizes em receber a Caravana Maranhão Todos Por Elas. Esse nome é muito interessante porque ele vem dizer todos por elas. Então são homens, mulheres, crianças, todos que hoje aqui se reúnem para pensar, falar de políticas públicas voltadas para as mulheres. Este é o momento ímpar da história de Barra do Corda, da história do Maranhão”, pontuou.

A delegada titular do Departamento de Feminicídio da Policia Civil do Maranhão, Wanda Moura, ressaltou a potência da Caravana, envolvendo todos os atores da rede de atendimento à mulher em situação de violência, fortalecendo assim todos os serviços disponíveis. “Estamos aqui contemplando esse projeto da Secretaria da Mulher, que é um projeto muito importante na medida em que articula todos os atores da rede de atendimento à mulher em situação de violência fortalecendo assim todos os serviços.

Ela explica ainda, que houve uma redução de casos de feminicídio em relação ao mesmo período do ano anterior, com uma diminuição de 44%. “Estamos com uma redução de casos em relação ao mesmo período do ano passado em 44% e a gente sabe que isso aí é fruto desse trabalho articulado de toda a rede e é necessário que a cada dia a gente fortaleça esse trabalho, fortaleça essa rede de forma que outras mulheres não venham morrer pelo simples fato de serem mulheres”, concluiu.

Estiveram presentes nos encontros diversas autoridades, entre elas a juíza da 3ª Vara da Mulher de São Luís, Samira Heluy; a deputada estadual Solange Almeida; o defensor público de Santa Inês, Wallace Rocha; a coordenadora geral das Delegacias da Mulher do Maranhão, Kazumi Tanaka; e a vice-presidente da OBA/MA, Tatiana Costa.

Também estiveram presentes o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleones Cunha; o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda; o comandante da Patrulha Maria da Penha, coronel Borba; a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Gersina Viera; o presidente da Câmara Municipal da Mulher de Barra do Corda, Aurean Barbalho; a presidente da Câmara Municipal de Grajaú, Elaine Jorge, além de vereadores, promotores, delegados, autoridades militares e representantes do Ministério Público do Maranhão.

Caravana

Em sua primeira fase, a Caravana contou com a representação de mais de 20 municípios. Após o sucesso das ações em Santa Inês e Barra do Corda, a Caravana Maranhão Todos Por Elas seguirá seu percurso, passando por várias outras regionais do estado. A expectativa é que as discussões e atividades promovidas pela caravana continuem atraindo um público engajado e motivado a promover políticas públicas em suas localidades.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.