O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes coordenou grandes ações de cuidados à saúde do folião durante o Carnaval 2023. Além de um Hospital de Campanha que foi instalado no Circuito Beira-Mar, as ações incluíram a distribuição de preservativos e ações educativas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e outros cuidados com a saúde.

O governador Carlos Brandão se empenhou para promover o maior Carnaval de todos os tempos no Maranhão. Para isso, todas as secretarias foram mobilizadas para garantir os cuidados necessários para que os foliões aproveitassem bem a festa. Nossas equipes estiveram a postos com ações educativas e também o suporte de urgência e emergência, quando necessário”, destacou Tiago Fernandes.

Em casos de dor aguda, queda, lesão e outras intercorrências, o folião pôde buscar o atendimento no Hospital de Campanha para receber os primeiros socorros da equipe de plantão, aplicação de medicação ou, em casos mais graves, ser transferido para unidades de referência. Além do Hospital de Campanha, ambulâncias ficaram disponíveis nos Circuitos Beira-Mar e Litorânea.

Prevenção

Neste período de Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) trabalhou também em ações de conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) por todo o estado. Cerca de quatro milhões de preservativos foram distribuídos às 19 Regionais de Saúde.

Além da distribuição dos preservativos nos principais circuitos do Carnaval, a equipe da SES também fez Blitzes Educativas em pontos de alta circulação de pessoas ao longo de todo o mês, como o Terminal de Passageiros da Ponta da Espera (Ferryboat), em São Luís.

E para aumentar o estoque de bolsas de sangue, a Saúde promoveu o “Bloco do Doador”, que ganhou adesão da sociedade civil e órgãos como o Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) e a Câmara Municipal de São Luís.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.