A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior segue com o cronograma de serviços do programa São Luís em Obras que tem frentes de trabalho abertas em diversos bairros da capital. Um deles é a Vila Sarney, onde a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), implantou um canal aberto e construiu uma ponte na principal via do bairro, a Rua Ribeirão. As obras visam garantir o direito de ir e vir de pedestres, veículos, e transporte público coletivo, que acessam o bairro pela via. Além da Vila Sarney, a Prefeitura de São Luís mantém obras no Angelim, Cohatrac, Vinhais, Coroadinho e Avenida Guajajaras atuando áreas como infraestrutura e mobilidade urbana.

“Por meio do programa São Luís em Obras estamos ampliando os investimentos já realizados na capital. Estamos hoje com mais de 20 frentes de trabalho pela cidade. Obras que contemplam várias áreas com a de infraestrutura, reforma e construção de mercados, revitalização de espaços públicos como Praça da Bíblia, Parque do Bom Menino, Fonte das Pedras; reforma de unidades de ensino e de saúde e intervenções de trânsito, em várias regiões da capital. Os serviços que estão sendo executados na Vila Sarney irão impactar, de forma positiva, na mobilidade urbana e na qualidade de vida a população”, disse o prefeito Edivaldo.

Na Vila Sarney foram executados serviços de desvio do córrego Ribeirão com canalização em extensão de 45 metros feita em concreto armado, alvenaria estrutural e proteção de taludes. No local também foi construída uma ponte com vão de 12 metros, executada em concreto armado.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, as obras foram realizadas para acabar com o problema do acesso na principal via da Vila Sarney, que estava interrompido por conta do desmoronamento da passagem existente, ocasionado pelo grande volume das chuvas deste ano.

“Por determinação do prefeito Edivaldo, executamos na Vila Sarney a construção de um canal e uma passagem com vão, guarda-corpos e de elementos de drenagem como bocas de lobo. A obra resolve em definitivo problemas de décadas de abandono dessa área que sofria com inundações e principalmente riscos para quem transitava pelo local, como idosos e crianças”, disse o titular da  Semosp.

Além da canalização do córrego e execução da passagem em concreto, foram implantados dispositivos de drenagem como caixas de coleta e bocas de lobo com grelhas de proteção, sarjetas de concreto, tubulação em tubo de concreto com diâmetro de 500mm, meio-fio de proteção, calçadas e descida d’água, para garantir o escoamento adequado das águas das chuvas evitando alagamentos no local. Na área será feita também a implantação da camada asfáltica para melhor mobilidade.

PROGRAMA

Criado em agosto pelo prefeito Edivaldo como o maior programa de urbanização e melhorias na área da infraestrutura já executado na capital, o São Luís em Obras vai beneficiar a população com um conjunto de ações, muitas delas sendo executadas, como as reformas do mercado do Coroadinho, Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Casa das Tulhas e Fonte das Pedras, no Centro; a reforma e modernização do estádio Nhozinho Santos; a pavimentação asfáltica de mais de 60 ruas e avenidas no Vinhais; o asfaltamento de ruas e avenidas no Cohatrac e Angelim; a construção de quatro novos Ecopontos (Primavera/Shalon, Centro/Anel Viário, Vila Isabel e Barreto) e de dois galpões de triagem para a coleta seletiva; e a reforma da Casa de Passagem, equipamento social administrado pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Semcas).

O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; a construção dos mercados do São Francisco e Cohab; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros. As obras do novo programa da Prefeitura de São Luís incluem serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.