Na tarde da última sexta-feira (08), o governo do estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual da Mulher, realizou o evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com o tema: “Queremos Viver. Nossas Vidas Importam”. Na ocasião, foi assinado termos de parceria e decretos que ampliam e criam novas oportunidades para a população feminina, a solenidade aconteceu na Casa da Mulher Brasileira, em São Luís.

A parceria da Secretaria Estadual da Mulher, com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi reafirmada, para a continuidade dos cursos de Formação Inicial e Continuidade (FICs) e oficinas na Casa da Mulher Brasileira através do programa “Rede Capacita”.

Para o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, o papel do IEMA é levar o direito a uma profissão a todos os maranhenses.

“Uma das nossas prioridades são as mulheres, para que possamos avançar no mundo em que exista equidade de gênero e que, de fato, exista igualdade de oportunidades, e que as mulheres possam desenvolver sua autonomia. Isso só é possível com acesso ao mundo trabalho. O IEMA está garantindo o direito a profissionalização com a oferta desses cursos voltados para as mulheres”, pontuou o reitor.

A Patrulha Maria da Penha, outro grande instrumento de combate a violência contra a mulher, será ampliada na capital em parceria com a Prefeitura de São Luís.

A parceria entre a Secretaria da Mulher, e a Caema vai oferecer 10% das vagas do curso de capacitação e vagas de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica.

Outra grande conquista, foi a assinatura do termo de compromisso de realização de campanhas de valorização da mulher, bem como a atuação dos articuladores políticos do Estado do Maranhão para a construção de políticas públicas para as mulheres nos municípios maranhenses.

Na solenidade, também foi anunciado o aplicativo Salve Maria, ferramenta digital que permitirá a mulheres acionar a polícia diretamente do celular em casos de ameaça ou perigo iminente, esse aplicativo também conta com uma outra ferramenta: é o botão do pânico. Serve para situação de emergência quando mulheres que já foram agredidas recebem ameaças ou quando a vítima sofre uma agressão naquele momento.

A Secretária Ana Mendonça, destacou os avanços no Governo Flávio Dino, na criação de políticas paras as mulheres.

“Só tenho a agradecer, ao nosso Governador Flávio Dino que vem realizando um governo que valoriza nós mulheres. Tivemos uma programação extensiva que reúne aqui ações integradas do único governo do país que no cenário atual continua desenvolvendo e ampliando ações, políticas públicas para as mulheres e que tem muitas metas, como a criação da Casa da Mulher Maranhense, que em breve criaremos”, destacou a secretária da Mulher, Ana Mendonça.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A gestão da prefeita Luanna Rezende, em Vitorino Freire-MA, tem castigado a população. O vereador Cyreno ...
O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) entrou com uma ação ordinária de suspensão de ato legislativo ...
O deputado estadual Othelino Neto anunciou, oficialmente, na sessão desta terça-feira (30),sua saída do PCdoB, para ...
A Polícia Federal do Estado do Maranhão deflagrou no último dia 19/04/2024, na região de Grajaú/MA, ...
A Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), desmantelou, nesta segunda-feira (29), um esquema de tráfico ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.