Com um esforço combinado de estratégias de saúde, a gestão do prefeito Eduardo Braide tem implementado ações efetivas de combate à Covid-19. Uma delas é a testagem em massa da população da capital. Até esta segunda-feira (14), a Prefeitura de São Luís aplicou 8.736 testagens. O procedimento é realizado em pelo menos 15 locais de atendimento e que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos terminais da Praia Grande e do Distrito Industrial, o atendimento ocorre das 9h às 16h.

Foto Divulgação

Do total de testagens, 7.278 testaram negativo e 1.458 pessoas tiveram diagnóstico positivo para a doença. Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a promoção das testagens é de fundamental importância para a vigilância epidemiológica da doença. “Desta forma, é possível montar estratégias ainda mais claras para o controle da Covid”, disse.

Nos locais de atendimento, a Semus promove a distribuição de senhas, que ocorre por turno e facilita a rotina, dando segurança ao usuário de que se submeterá ao procedimento. No caso das testagens (em pessoas acima de 18 anos de idade), é feito o teste de antígeno, realizado a partir de objeto coletor inserido em uma das narinas do indivíduo.

Após recolhimento do material específico, são colocadas no acessório algumas gotas de reagente próprio e o resultado sai em 15 minutos. Nos casos positivos o usuário é encaminhado para o Laboratório Central de São Luís (Lacem). Posteriormente, segue em isolamento domiciliar e em acompanhamento da rede pública municipal.

O exame via antígeno é considerado eficaz, pois através de amostras coletadas por meio do swab (objeto estéril no nariz), é possível identificar o vírus na fase inicial da doença. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que o teste seja coletado entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas.

Nos terminais da Praia Grande e Distrito Industrial, o atendimento ocorre com o apoio logístico da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Bombeiros Civis que orientam as pessoas para aguardarem no local de atendimento, mantendo distanciamento e uso de álcool em gel.

Saiba Mais

LOCAIS DE TESTAGEM PARA COVID-19 EM SÃO LUÍS

Terminal da Praia Grande

Terminal do Distrito Industrial

Centro Municipal de Atendimento às Síndromes Gripais Leves no Genésio Ramos Filho

Centro Municipal de Atendimento às Síndromes Gripais Leves no Clodomir Pinheiro Costa

Centro Municipal de Atendimento às Síndromes Gripais Leves no José Carlos Macieira

Centro de Saúde Laura Vasconcelos (Rodovia BR 135, km 23 – Estiva)

Centro de Saúde Amar (Rua Deputado Luís Rocha – Vicente Fialho)

Centro de Saúde Olímpica I

Centro de Saúde São Cristóvão

Centro de Saúde Fabiciana Moraes (Rua 03 Qda 07 Hab Nice Lobão)

Centro de Saúde Vila Itamar

Centro de Saúde do Bairro de Fátima

CAISI – Filipinho

Socorrinho São Francisco

UPA da Zona Rural

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.