Barra do Corda foi a primeira cidade no interior do Maranhão que recebeu imunizantes e iniciou vacinação contra Covid-19 em crianças

    O avião pousou no aeroporto de Barra do Corda no último sábado, 15 de janeiro. Foi a primeira cidade do interior que recebeu o lote da vacina. A vacinação teve início nesta quarta-feira, 19.

    Davi, foi a primeira criança a receber o imunizante

    O prefeito Rigo Teles foi também o primeiro prefeito no interior do Estado a receber lotes da vacina para o público infantil. O avião pousou com as vacinas no último sábado(15) no aeroporto de Barra do Corda.

    O município de Barra do Corda foi o primeiro no interior do Maranhão a iniciar a campanha de vacinação contra a covid-19 em crianças.

    A abertura da campanha teve início nesta quarta-feira, 19 de janeiro, na Praça Melo Uchoa, e contou com a presença do prefeito Rigo Teles, da primeira-dama Abigail Cunha, secretária de saúde Nakyoane Cunha, presidente da Câmara Aurean Barbalho, Coordenadora de Imunização Joanice Carneiro, equipes da saúde e vários secretários do Município.

    Davi, foi a primeira criança a receber o imunizante contra a covid-19. Ele foi aplaudido por todos os presentes.

    A secretária de saúde Nakyoane falou da importância da vacinação no público infantil. “Estamos iniciando a vacinação nas crianças, com muita emoção. Iremos intensificar a campanha para que possamos o quanto antes diminuir ainda mais os efeitos desta pandemia”, disse a secretária.

    O prefeito Rigo Teles destacou a posição de Barra do Corda no cenário estadual no que se refere a campanha de vacinação contra a covid-19. “Chegamos a 100 mil doses aplicadas contra a covid-19. Parabenizo todas as equipes da saúde, da cidade e zona rural. Agora, vamos partir com força total para vacinar nossas crianças. Muito em breve estaremos comemorando o fim desta pandemia com ajuda de Deus, da ciência e das vacinas”, disse o prefeito Rigo Teles.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Codó vai promover Vacinação contra Covid-19 no povoado Santana Velha e Região nesta quinta-feira (4)

    Com objetivo de acelerar a cobertura vacinal contra Covid-19 na zona rural, a prefeitura de Codó, vai promover um mutirão de vacinação contra Covid-19 no povoado Santana Velha e região nesta quinta-feira (4) a partir das 8h na Unidade Básica de Saúde Moacir Arroxelas.

    Confira abaixo no banner todas as informações:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Safadão, esposa, e assessora terão que pagar quase R$ 1 milhão por furar a fila da vacinação

    A audiência ocorreu ontem, quinta-feira (28) quando foram apresentados os cálculos elaborados pelo Ministério Público do Ceará pela facilitação ao artista Wesley Safadão, à sua esposa Thayne Dantas e a assessora Sabrina Tavares para furarem a fila da vacinação da Covid-19 em um posto na cidade de Fortaleza.

    Pelos cálculos do MP, os três terão que pagar quase R$ 1 milhão, mas os três não aceitaram o valor da penalidade e oferecerem a proposta de 50 salários mínimos, com o que não concordaram os promotores.

    O Ministério Público emitiu uma nota sobre o caso; confira:
    O Ministério Público do Estado do Ceará, representado pelos promotores de Justiça integrantes do GT-Covid, informa que, na manhã de quinta-feira (28/10), foi realizada audiência com Wesley Oliveira, Thyane Dantas e Sabrina Tavares, todos acompanhados por advogado, para fins de Acordo de Não Persecução Penal (ANPP). O Acordo faz parte de procedimento do MPCE que apura suposto caso de “fura-fila” da campanha de vacinação contra a Covid-19 pelos três suspeitos em Fortaleza no dia 8 de julho de 2021. O MPCE ofereceu a proposta de pagamento de prestação pecuniária de 360 salários mínimos para Wesley, 360 salários mínimos para Thyane e 25 salários mínimos para Sabrina, de forma que o valor total seja designado para entidade pública ou privada com destinação social. Cada quantia foi calculada pelo Ministério Público considerando parâmetros legais e a estimativa da capacidade econômico-financeira de cada investigado. Contudo, a oferta não foi aceita pelos três e, em contraproposta, os investigados ofereceram o pagamento da quantia de 50 salários mínimos, o que também não foi aceito pelo MPCE.Os fatos que justificaram a proposta do ANPP envolvem não apenas a vacinação de Wesley e Sabrina, mas também a vacinação de Thyane, que sequer estava agendada para aquele dia, porém foi beneficiada pelo desvio de uma das doses da vacina. Acrescente-se ainda que, com o intuito de beneficiar a vacinação do cantor, da esposa e da assessora, o MPCE investiga suposta movimentação de setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza para que funcionários terceirizados pudessem facilitar a vacinação dos investigados. A suspeita de envolvimento de servidores e terceirizados da SMS é apurada no mesmo procedimento e o MPCE vai designar data em novembro para fins de ANPP.Quanto ao Acordo de Não Persecução Penal, a Lei Processual Penal exige que, para a celebração do acordo, haja confissão circunstanciada dos fatos, de forma que o MPCE não exigiu declaração de culpa dos investigados, mas a própria legislação determina isso no artigo 28-A do Código de Processo Penal. Considerando a natureza pública da investigação, o Ministério Público não aceitou o pedido de sigilo de eventual confissão proposto pelos suspeitos. Por fim, em se tratando de acordo, e considerando que o procedimento investigatório criminal não foi encerrado, as negociações ainda podem ser realizadas. No entanto, até a manhã desta sexta-feira (29/10), a defesa dos três investigados não apresentou nenhuma nova proposta. Caso não haja acordo, o processo seguirá para análise do GT-Covid, que avaliará os próximos passos”.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Sábado é “dia D” da campanha de multivacinação do Ministério da Saúde

    Agência Brasil

    Neste sábado (16) ocorre o “dia D” da campanha de multivacinação do Ministério da Saúde. A iniciativa busca incentivar a imunização com 18 vacinas diferentes. O público-alvo são pessoas com até 15 anos.

    O “dia D” faz parte da Campanha de Multivacinação 2021, iniciada em 1º de outubro e com vigência prevista até o dia 29 deste mês. O intuito é promover a regularização da vacinação entre crianças e adolescentes. Segundo o Ministério da Saúde, desde 2015 tem havido uma queda da cobertura vacinal.

    Entre as vacinas que fazem parte da campanha estão as de BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

    Poderão ser atualizadas nas cadernetas, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

    Em razão da pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde enviou aos estados e municípios orientações parar garantir protocolos de saúde, como uso de máscaras, espaços ventilados e higienização das mãos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Secretaria de Saúde antecipa segunda dose da Vacina Pfizer em Codó

    A partir desta quarta-feira (06), a Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria de Saúde, adiantou para todas as pessoas que vão tomar a 2ª dose da vacina Pfizer, com esquema vacinal com data marcada até o dia 31 de Outubro. 

    A vacinação permanecerá no mesmo local, no Centro de Vacinação na Rua César Brandão. Para receber a segunda dose, é necessário apresentar documento de identificação original com foto, número do CPF, e o comprovante da primeira dose.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Câmara disponibiliza testagem rápida de COVID-19 para servidores e vereadores

    Os servidores e vereadores da Câmara de São Luís receberam, na manhã desta quarta-feira (6), serviços gratuitos de testagem da COVID-19 no estacionamento da Casa. A ação, desenvolvida após solicitação da vereadora Karla Sarney (PSD), foi realizada durante toda a manhã, disponibilizando testes rápidos (swab e oral) para dezenas de servidores.

    São Luís tem se destacado em âmbito nacional pela eficiência na imunização da população, já tendo iniciado a aplicação da terceira dose em alguns públicos. Com a eficiência na aplicação da vacina contra a COVID-19, diversas medidas de isolamento foram flexibilizadas e, com elas, as aglomerações têm voltado em diversos pontos da cidade.

    A vereadora Karla Sarney reforçou que a vacina não impede que as pessoas sejam infectadas, e, por isso, é preciso manter os cuidados. “Essa testagem que estamos realizando tem também um papel simbólico de lembrar a população de continuar os cuidados, pois, apesar de controlada, a pandemia ainda não acabou. A Câmara é um espaço fundamental para a garantia de direitos, com grande circulação de pessoas, e, por isso, ações como essa são muito importantes”, destacou.

    Quem fez o teste parabenizou a iniciativa. A servidora Maria do Amparo, do setor de Recepção, participou da ação e recebeu o resultado negativo dez minutos depois. “Eu não estou infectada, mas, se estivesse, essa seria uma excelente forma de saber, tratar e me isolar, para não infectar outros colegas. É uma ação muito importante, que deve acontecer sempre que possível, enquanto não vencermos a pandemia”, disse.

    DADOS

    Com mais 337 registros, o Maranhão chegou na última terça-feira (5) a 357.101 casos de Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Já em relação às mortes, foram três mortes nas últimas 24h, totalizando10.187.

    Em relação aos novos casos, 38 foram registrados na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 31 em Imperatriz e 268 nas demais regiões do estado.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Cuidado, prefeito Eduardo Braide! Evite vacinar adolescentes com ou sem comorbidade

    O Ministério da Saúde recuou o determinou a suspensão de vacinas contra a  covid-19 para adolescentes e crianças com ou sem comorbidade. O governo federal, sem muitas explicações, diz que atende recomendações ténicas da Organização Mundial de Saúde. 

    Duas capitais já estão cumprindo desde hoje, quinta-feira (16) a recomendação, a exemplo de Natal e Salvador. Porém, aqui em São Luís a vacinação em adolescentes continua sem a menor preocupação.

    A vacinação aqui na ilha está sendo feita neste dia e amanhã para o público em geral que estão marcados para os dias 23 a 27 de setembro da segunda dose, incluíndo os adolescentes. A portaria é para todos, menos para o Maranhão e sua capital, ao que parece.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Amazon vai incentivar vacinação com loteria e prêmios avaliados em quase US$ 2 milhões

    A Amazon revelou que ofertará prêmios em dinheiro de até US$ 500 mil, assim como carros e pacotes de férias, para os colaboradores de linha de frente que conseguirem comprovar que já foram imunizados contra o covid-19. A firma fundada por Jeff Bezos estava relutante em exigir a vacinação da sua força de trabalho que ultrapassa a marca de 1.3 milhões de pessoas, mas a maior varejista do planeta espera que a ideia da loteria cooperativa, intitulada de “Max Your Vax”, consiga convencer aqueles colaboradores que ainda resistem em receber a vacina.

    Nos últimos meses diversas companhias americanas têm exigido a vacinação dos seus funcionários para o retorno do trabalho presencial. E o anúncio da loteria da Amazon já era um tanto que aguardado, já que o Bloomberg tinha vazado algumas informações a respeito, assim como relatado que os funcionários da companhia teriam que continuar utilizando máscaras faciais dentro das instalações de logística da empresa, independentemente de estarem vacinados ou não. Esse cuidado a mais tem sido tomado por conta do risco de disseminação da variante Delta.

    Obrigatoriedade recente

    Anteriormente, mais precisamente no final de maio, os funcionários vacinados da Amazon não eram obrigados a utilizar máscaras durante o seu expediente, e a companhia chegou a oferecer US$ 80 para que seus colaboradores fossem se vacinar. Porém, a empresa está aflita para que seus trabalhadores voltem para os seus postos com força total, para atender a alta demanda de pedidos online que sua plataforma tem recebido, por isso o incentivo da loteria. Mas, alguns gerentes e outros funcionários estão receosos de que as determinações da empresa façam com que os colaboradores céticos na vacinação se demitam e procurem por outros postos de trabalho.

    Então para tentar apaziguar qualquer desavença, a loteria da Amazon irá disponibilizar 18 prêmios, que no total estão avaliados em aproximadamente US$ 2 milhões, sendo dois primeiros prêmios em dinheiro de US$ 500 mil, seis prêmios de US$ 100 mil, cinco pacotes de férias e cinco veículos novos.

    Apesar de interessante, a varejista não é a primeira empresa a promover tal empreitada, já que loterias desse tipo são relativamente comuns nos Estados Unidos, principalmente logo no início da vacinação. Em Hong Kong também foi implementada uma medida semelhante, onde as firmas tinham sorteado barras de ouro e um Rolex repleto de diamantes.

    O evento realizado pela Amazon está aberto a todos os seus colaboradores da linha de frente, que é composta principalmente por pessoas que ocupam postos de trabalhos em armazéns e algumas outras instalações logísticas da companhias, como a Whole Foods Market e Amazon Fresh. Infelizmente, para os interessados em participar do sorteio, é obrigatório que você seja um contratado da empresa norte-americana, mas qualquer um pode saciar o desejo de disputar premiações nos melhores sites de apostas, que oferecem bônus e vantagens únicas, além de vários recursos exclusivos.

    Multa

    Adotando uma medida mais coercitiva, a terceira maior companhia aérea dos Estados Unidos, a Delta Airlines, anunciou que deve impor uma sobretaxa mensal de US$ 200 aos colaboradores que recebem auxílio saúde da companhia e não foram se vacinar. De acordo com a empresa, a partir do dia 30 de setembro, os trabalhadores não imunizados terão que realizar testes semanais para detecção do coronavírus, e assim utilizar máscaras nas instalações da companhia.

    Ed Bastian, diretor executivo da Delta, espera que essas medidas consigam conter a disseminação agressiva da variante que tem ocorrido nos últimos tempos nos EUA. Ele ainda apontou que a maioria dos 75 mil colaboradores da Delta contam com plano de assistência à saúde da firma, e que a internação de um funcionário infectado chega a custar à empresa em média US$ 50 mil. “A sobretaxa (cobrada dos funcionários não vacinados) será necessária para lidar com o risco financeiro que a decisão de não se vacinar está criando para nossa empresa”, disse o executivo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    São Luís é 1ª capital a aplicar vacina em toda população maior de 12 anos, deu no UOL

    São Paulo – A capital de Maranhão, São Luís, deu início nesta sexta-feira (6) à vacinação contra a covid-19 da população com 12 anos.

    Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, acompanha vacinação contra a covid-19

    Com isso, a cidade vai concluir a vacinação de todo o público apto a ser imunizado contra o novo coronavírus, sendo a primeira capital brasileira a vacinar tanto a população adulta quanto a de adolescentes. O prefeito Eduardo Braide (Podemos) atribui o sucesso da vacinação na capital à forte adesão da população à imunização, “incluindo a responsabilidade dos pais que desde a primeira chamada dos adolescentes têm comparecido aos postos com seus filhos”.

    “A vacina chegava à nossa rede e imediatamente ia para o braço das pessoas. Essa segurança também contribuiu para levar as pessoas aos postos de imunização”, afirmou. Poderão se vacinar todos aqueles com 12 anos, que residem na capital e estão cadastrados na plataforma. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Ontem, foram vacinados os adolescentes de 13 anos. De acordo com a prefeitura, a vacinação das pessoas de 13 e 12 anos ocorre após São Luís receber um novo lote de 22.836 mil doses de vacinas Pfizer.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito de São Luís anuncia vacinação para adolescentes de 14 anos

    O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou hoje (29), que nesta sexta-feira (30) as doses de vacina contra a covid-19 vão estar disponíveis para o público jovem de 14 anos de idade, em todos os postos do município distribuídos na capital.

    Foto Reprodução

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Covid-19: Prefeitura de Santa Rita já aplicou a 1ª dose em 71% da população vacinável

    A Prefeitura de Santa Rita segue avançando em passos largos para garantir a imunização por completo da população vacinável (a partir de 18 anos) do município contra o coronavírus. De acordo com relatório do Ministério da Saúde, 18.960 pessoas já receberam a primeira dose, o que corresponde a 71,4% do contingente de 26.541 de pessoas aptas a receber os imunizantes contra a covid-19.

    Foto Divulgação

    Santa Rita já vem se destacando pelos números de vacinação. O município foi um dos primeiros a atingir a meta de vacinar a população quilombola. No total, 10.280 doses foram aplicadas na população remanescente de quilombos, sendo 5.786 primeiras doses e 4.443 segundas doses, garantindo quase 100% do ciclo completo.

    Já na população em geral, Santa Rita também tem números expressivos, pois já garantiu a segunda dose para 8.546 moradores, o que representa 32,19% da população vacinável.

    No mês de julho, Santa Rita tem vacinado mais de 1.000 pessoas em média por dia. Já os casos de covid-19 vem diminuindo de forma vertiginosa, mas o município mantém uma estrutura pronta para atender qualquer novo caso.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Afonso Cunha recebe o Arraial da Vacinação e será a próxima cidade do Brasil 100% imunizada contra a covid

    Avançando na campanha de vacinação contra o coronavírus, a Prefeitura de Afonso Cunha começou a imunizar a população geral a partir dos 18 anos.

    Arraial da Vacinação em Afonso Cunha. Foto Divulgação

    O município com pouco menos de 7 mil habitantes, caminha para ser uma das primeiras cidades do Brasil com 100% da população adulta imunizada.

    De acordo com os dados do Governo do Maranhão, mais da metade da população prioritária recebeu a primeira dose. Ultrapassando mais de 90% em todas as etapas.

    Nesta quarta-feira (21), o município sediou o Arraial da Vacinação promovido pelo Governo do Maranhão. A ação aconteceu na Escola Municipal Raimunda Lima e contou com a presença de Carlos Lula, Secretário de Estado da Saúde.

    Arraial da Vacinação em Afonso Cunha. Foto Divulgação

    Com o Arraial da Vacinação em Afonso Cunha, avançamos bastante na imunização da população, nos aproximando de finalizar a aplicação da primeira dose em todas as pessoas com idade acima de 18 anos. Nosso esforço agora é para aplicar a segunda dose, mostrando que o trabalho conjunto entre governo e prefeitura, em favor da população, é sempre a melhor estratégia”, disse Carlos Lula.

    Arquimedes Bacelar evidenciou que vencer a pandemia é a prioridade. “O trabalho realizado, buscando tomar conta não apenas da cidade de Afonso Cunha, mas também de todo o estado, mostra o compromisso com o povo. No lugar de disputas partidárias, temos visto preocupação com as pessoas. Esse trabalho em Afonso Cunha nos permite comemorar quase 100% da população vacinada com a primeira dose e nos próximos dias sermos a terceira cidade do país totalmente vacinada”, disse.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.