Crianças e jovens, público-alvo da campanha, devem comparecer às unidades com a carteira de vacinação em mãos; ação de imunização integra a política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), abre a última semana da campanha contra o sarampo na capital maranhense, que será encerrada na sexta-feira (13). Até o momento 1.854 pessoas, entre 5 e 19 anos – público-alvo dessa etapa da campanha, tomaram a vacina. De acordo com a Semus, deve ser vacinado o público que está com o esquema incompleto de vacinação ou que nunca tomou a dose contra a enfermidade.  A ação de imunização integra a política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Esta campanha, montada sob a orientação técnica do Ministério da Saúde (MS) não estipula meta específica e tem como objetivo proteger a população de uma das enfermidades virais mais graves. O MS orienta ainda que os pacientes compareçam às unidades com a carteira de vacinação em mãos.

Até sexta-feira (13), os postos de saúde da capital maranhense estarão disponíveis das 8h às 17h. Dentro deste grupo, estão as unidades que aderiram ao programa Saúde na Hora, do MS e que atenderão das 8h às 18h. São elas: Clodomir Pinheiro Costa, no Anjo da Guarda, Centro de Saúde São Raimundo, Unidade de Saúde da Família do São Francisco, Centro de Saúde Cohab Anil, Unidade Básica de Saúde Cintra, no Anil, Centro de Saúde Santa Bárbara, Centro de Saúde Turu, Centro de Saúde Vila Nova, Centro de Saúde Fabiciana Moraes, no Habitar Nice Lobão, Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, na Cohab e Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis na Cidade Olímpica I e Vila Bacanga.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, a campanha é avaliada como eficaz até o momento devido à ajuda da população. “É fundamental que, quem ainda não atualizou sua carteira de vacinação, compareça a um dos postos da Prefeitura e se proteja. A gestão pública ainda disponibiliza uma hora a mais durante a semana para que o público busque a proteção imunológica”, afirmou o secretário.

No ano passado, entre 7 e 25 de outubro, foram aplicadas 19.048 doses da vacina contra o sarampo (entre crianças entre seis meses e 4 anos de idade). Entre 12 e 30 de novembro de 2019, foram aplicadas 3.640 doses e abrangeu o público entre 20 e 29 anos de idade.

O sarampo é uma doença grave, causada por vírus e pode ser fatal. De acordo com o MS, sua transmissão ocorre quando a pessoa infectada tosse, fala ou espirra próximo de outro indivíduo. Dando continuidade às ações em 2020, outras duas etapas de mobilização nacional devem ocorrer, segundo o Ministério da Saúde. As próximas etapas vão ocorrer com foco nos públicos de 20 a 29 anos de idade e de 20 a 59 anos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.