Roubos a residências caem 54% em abril na Região Metropolitana de São Luís

    SSP-MA

    Com o reforço de ações preventivas e ostensivas do Sistema de Segurança Pública, a partir de ações integradas entre as polícias Civil e Militar, a Região Metropolitana de São Luís registrou uma redução de 54% no número de ocorrências nos casos de roubos a residências no mês de abril na Região Metropolitana de São Luís, em comparação ao ano passado.

    Foto Reprodução

    No mês passado, foram registrados 23 casos desses crimes, contra 51 contabilizados para o mesmo período do ano passado.

    O resultado positivo é fruto do reforço no policiamento nas regiões da Grande Ilha que registravam o maior percentual desses crimes.

    Nesses locais, policiais em motocicletas e viaturas realizaram incursões por bairros e nas principais avenidas.

    As ações são centradas também no âmbito das investigações e prevenção por meio da Polícia Civil, que tem agido diuturnamente para combater essa prática.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Jefferson Portela se antecipa a Flávio Dino e pede demissão da Segurança Pública

    Blog Atual7

    Saída ocorre em razão de declaração de apoio a Weverton Rocha ao Palácio dos Leões. Coronel Sílvio Leite, atual secretário-chefe do Gabinete Militar, é cotado para o cargo

    O secretário Jefferson Portela (Segurança Pública) pediu demissão ao governador Flávio Dino (PSB) ao ser informado que o socialista pretendia exonerá-lo do cargo nesta sexta-feira (4).

    Segundo apurou o ATUAL7, o pedido foi entregue nessa quarta-feira (2), e ainda não tornado público por Dino porque ainda não há substituto para o cargo.

    O mais cotado, até o momento, é o coronel Sílvio Leite, atual secretário-chefe do Gabinete Militar. A decisão será tomada em conjunto por Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), para o anúncio.

    A saída de Portela da SSP-MA ocorre em razão dele haver declarado apoio ao senador Weverton Rocha (PDT) na disputa pelo Palácio dos Leões em 2022, e feito diversos discursos contrários à gestão Dino durante atos de pré-campanha do pedetista pelo interior do estado.

    Em um dos discursos, Jefferson Portela afirmou que a história do Maranhão contará com apenas dois governos legitimamente populares: o primeiro seria o de Jackson Lago (PDT), que comandou o Executivo de janeiro de 2007 a março de 2009, quando teve o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob acusação de compra de votos, e o segundo seria o do próprio Weverton Rocha, se eleito em outubro próximo.

    Pré-candidato à Câmara dos Deputados, Portela pretende se aposentar da Polícia Civil para evitar o vexame de ter de voltar para o 14º DP – Bequimão ou, para onde mais teme, o 10º DP – Bom Jesus / Coroadinho, ambos em São Luís.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Operação ‘Catraca’ da Polícia Militar beneficia população de São José de Ribamar

    O 13°BPM intensificou as barreiras diariamente na MA 201, estrada que liga São Luís a São José de Ribamar. Com o aumento de roubos aos coletivos, o comandante do 13°BPM, Ten Cel Araújo, vem mostrando diariamente o trabalho da Polícia Militar em apoio a comunidade.

    Operação Catraca. Foto Divulgação

    O comandante do 13°BPM alegou que “a população merece mais atenção e cuidado nos coletivos, são trabalhadores, estudantes, pessoas que só querem chegar em casa ou no seu trabalho em paz. Estamos diariamente fazendo essa operação para que a comunidade ribamarense possa andar tranquilamente nos coletivos”.

    A “Operação Catraca” está cada dia mais no cotidiano da população, trazendo assim benefícios para todos.

    Operação Catraca. Foto Divulgação
    Operação Catraca. Foto Divulgação
    Operação Catraca. Foto Divulgação

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícias Civil e Militar prendem seis pessoas em combate a crimes no interior do Maranhão

    A Polícia Civil do Estado do Maranhão, com apoio da Polícia Militar, deu cumprimento a 06 (seis) mandados de busca e apreensão, todos relacionados aos crimes, em tese, de posse irregular de arma de fogo e de tráfico de drogas.

    Foto Divulgação

    A operação resultou na *prisão em flagrante delito de 06 (seis) pessoas* por crimes de tráfico de droga, posse irregular de arma de fogo e corrupção de menores, bem como na *apreensão de 02 (dois) adolescentes* por atos infracionais análogos à delitos de posse irregular de arma de fogo.

    As investigações foram realizadas pela 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Inês/MA, com apoio operacional da polícia militar de Bela Vista do Maranhão, quando, a partir de diversas denúncias apócrifas, foram realizadas campanas, levantamentos e relatórios de investigação que subsidiaram diversas representações criminais, deferidas pelo juízo local.

    Foto Divulgação

    No decorrer da operação, além do cumprimento de diversos mandados de busca e apreensão, foi apreendida:
    • *01 (um) REVÓLVER de calibre 38*;
    • *08 (oito) munições de calibre 38*;
    • *01 (uma) PISTOLA TAURUS 838 de calibre .380*;
    • *02 (dois) CARREGADORES de pistola .380*;
    • *15 (quinze) munições de calibre .380*;
    • *01 (um) ESPINGARDA do tipo bate-bucha*;
    • *170 (cento e setenta) gramas de MACONHA*.

    A Operação contou com a participação de aproximadamente 32 (trinta e dois) policiais civis e militares, esses lotados nas unidades policiais da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e no destacamento da polícia militar de Bela Vista do Maranhão.

    Após as formalizações das prisões, os presos foram encaminhados ao sistema prisional onde ficarão à disposição da Justiça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Pinheiro recebe do Governo do Estado 3 novas viaturas policiais para reforçar patrulhamento

    O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, esteve nesta segunda-feira (19), na capital, São Luís, para receber das mãos do Governador Flávio Dino as novas viaturas policiais que irão compor a frota municipal, para reforçar a segurança e o patrulhamento da cidade.

    Prefeito Luciano Genésio

    A solenidade de entrega aconteceu na Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís, e contemplou, além de Pinheiro, outros municípios maranhenses. O evento contou com a participação do Governador Flávio Dino, dos senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama, do deputado federal André Fufuca, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Pedro Reis, e do diretor geral do Detran, Francisco Nagib.

    Foto Divulgação

    Recebi, há pouco, das mãos do governador Flávio Dino as chaves de três viaturas policiais destinadas ao reforço da segurança e patrulhamento na nossa cidade. As boas relações políticas que cultivamos ao longo desses anos de mandato continuam rendendo frutos positivos para nossa Pinheiro. Muitos benefícios ainda estão por vir para que o desenvolvimento continue”, disse Luciano.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Presidente Othelino Neto discute segurança pública com o Comando da Polícia Militar do Maranhão

    O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta quarta-feira (8), a visita de cortesia do comandante-geral da Polícia Militar (PMMA), coronel Ismael Fonseca, acompanhado do subcomandante da PMMA, coronel Pedro Ribeiro. Durante a visita, eles conversaram sobre o trabalho que está sendo feito na segurança pública do estado e o apoio que a Alema continuará dando à instituição.

    “A Assembleia Legislativa está à disposição da Polícia Militar, pois sempre tratamos dos assuntos da segurança pública com a maior atenção. Enfim, reconhecemos os avanços que a Polícia Militar tem tido nos últimos anos e somos, e seremos, um instrumento para que a segurança pública do estado do Maranhão possa funcionar cada vez melhor”, afirmou Othelino Neto, agradecendo a visita do novo comandante da Polícia Militar.

    O coronel Ismael, que assumiu o comando da PMMA no mês passado, falou sobre a importância da parceria com a Assembleia Legislativa para garantir melhorias para a segurança pública e corporação. Ele destacou, ainda, que a Polícia Militar, capilarizada nos 217 municípios e povoados do Maranhão, deve estar irmanada com os demais poderes em prol da sociedade.

    “Assim não poderia ser diferente. Aqui é a Casa do Povo, aqui tem representantes de todo o Maranhão. Então, temos que estar irmanados para a resolutividade dos problemas, trocar ideias, receber solicitações, dar sugestões e aqui é justamente o âmbito onde isso tudo acontece”, completou.

    Também participaram da reunião o assessor especial do presidente da Assembleia Legislativa, o tenente-coronel Joselito Mendes; o chefe do Gabinete Militar, coronel Marco Antônio Pimentel; e o chefe-adjunto do Gabinete Militar, coronel Marcelo Jinkings, que falou sobre a importância do apoio da Alema à instituição.

    “A segurança pública depende muito da Assembleia, na aprovação de projetos de leis, naquilo que é essencial para o bom exercício da atividade. O coronel Ismael já estabeleceu diretrizes para a Polícia Militar e vai precisar muito de apoio para que essas diretrizes possam ser efetivadas. E o Legislativo é fundamental nisso. A gente fica muito feliz, pois vemos o presidente Othelino deixando a Assembleia de portas abertas para ajudar na segurança pública do Maranhão”, assinalou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.