Wellington do Curso solicita nomeação de mais 200 policiais para reposição na PMMA

    Nesta sexta-feira (05), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor indicação, de sua autoria, em que solicita a nomeação de, ao menos, 200 candidatos aprovados no último concurso da Polícia Militar para repor a lista de faltosos diante da última convocação. A solicitação do parlamentar tem como objetivo garantir que haja um reforço ao efetivo da tropa.

    Ao justificar o pedido, Wellington informou que é nítido o número significativo de candidatos que faltaram nos dois dias de apresentação ao Comando Geral.

    “Acompanhei os dois dias de apresentação e pude perceber que muitos candidatos não compareceram ao ato de apresentação ao Comando Geral da PM. Por isso, apresento aqui uma indicação solicitando que o Governo do Estado nomeie mais 200 candidatos para garantir que, de fato, teremos 600 novos policiais. Nomear praças é investir na segurança!”, disse Wellington.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia Federal apresenta Plano Amazônia no Maranhão

    Forças de segurança pública federais e estaduais terão ações integradas de combate a crimes ambientais

    Foto Reprodução

    Iniciado nesta segunda (27) a elaboração do Plano Tático Integrado de Segurança Pública para a Amazônia do Maranhão. O PTI faz parte do Plano Amazônia Segurança e Soberania (AMAS) criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em julho deste ano e que prevê o investimento de R$ 2 bilhões, com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a implantação de estruturas e compra de equipamentos para os estados que compõem a Amazônia Legal.

    A elaboração do PTI no Maranhão é um esforço integrado da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros e outras forças de segurança.

    O Diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, destacou que o plano, apoiado na ampla cooperação federativa e fortalecimento dos órgãos de segurança, resultará em uma mudança significativa na segurança pública na região amazônica, no que diz respeito à repressão aos crimes ambientais e demais crimes conexos.

    Para o superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Sandro Jansen, a integração de forças torna macro a compreensão da criminalidade praticada na região amazônica, onde está situado 80% do território maranhense.

    O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins considerou a ação como fundamental para o enfrentamento da criminalidade e um marco na história da segurança na Amazônia.

    Nos próximos dias, as forças de segurança pública participarão de oficinas de governança, operação e investigação, inteligência e logística para a construção do PTI.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Maranhão recebe viaturas e equipamentos para ampliar combate à violência contra mulher em lançamento do Pronasci 2

    Com a presença do governador Carlos Brandão e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi lançada a nova edição do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci 2 no Maranhão. 

    Foto Divulgação

    A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (26), na Casa da Mulher Brasileira, no Jaracati, em São Luís, e marca a retomada do programa federal que oferece apoio aos Estados para garantir mais direitos e cidadania, com foco na segurança pública.

    Na ocasião, foram entregues equipamentos que fortalecerão o trabalho realizado pelo Sistema de Segurança Pública, sobretudo para o combate à violência contra a mulher. O Maranhão recebeu 16 viaturas: seis para a Patrulha Maria da Penha; quatro para Delegacias da Mulher de São Luís, Imperatriz, Codó e Chapadinha; quatro veículos, do tipo caminhonete 4×4, para reforçar o policiamento ostensivo; e mais dois veículos para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Também foram entregues itens de segurança, como fardamento, cartuchos, adaptadores de coldre, dentre outros materiais, além de drones e armamento para as forças policiais.

    O governador Carlos Brandão reafirmou o compromisso do governo no combate ao feminícidio e preservação da segurança pública. “Cada dia que passa a gente vem investindo na segurança do nosso estado. Quero aproveitar para informar que no próximo mês vamos inaugurar uma Casa da Mulher Maranhense em Caxias. E quero também comunicar que nossa intenção é levar a Casa da Mulher a cada uma das regionais. São dezenove regionais, vamos começar por Caxias e queremos estender a todos as regionais”, declarou.

    Brandão também ressaltou a importância das parcerias para o desenvolvimento das políticas públicas. Ele frisou que o Governo do Maranhão está de mãos dadas com o Governo Federal para trabalhar pelo bem-estar da população.

    “Essa parceria do Governo do Estado com o Governo Federal é importante. Eu venho defendendo isso desde o início: a unidade entre os governos federal, estadual e municipal. Hoje [26] estamos recebendo algumas viaturas do Governo Federal, através do Ministério da Justiça liderado aqui pelo ministro Flávio Dino. Eu não tenho dúvida que é uma ação que vai fortalecer a segurança”, pontuou.

    Foto Divulgação

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ressaltou a importância do Pronasci, que foi criado em 2007 e retomado este ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    “Estamos entregando viaturas, porque a violência contra a mulher ganhou proporções inaceitáveis no Brasil. Porque infelizmente esse paradigma do ódio contaminou até os lares. Nós estamos aqui fortalecendo portanto esse equipamento que nos foi concedido pela queridíssima presidenta Dilma Rousseff e que eu tive a honra de inaugurar. Nós estamos entregando armamentos para as Delegacias da Mulher, para as Patrulhas Maria da Penha, uma ação importante para a segurança pública”, observou o ministro.

    Ele também ressaltou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública dispõe de editais com recursos que totalizam R$ 250 milhões para auxiliar os estados na implantação e expansão de patrulhas e rondas escolares, além das guardas municipais.

    A parceria do Governo Federal com o Governo do Maranhão também foi destacada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins. “Essa retomada da parceria com o Governo Federal é um momento importante, principalmente pela parceria firmada entre o Governo do Maranhão, através do governador Carlos Brandão e do ministro da Justiça, Flávio Dino. É importante na medida em que traz recursos para a segurança pública, para o estado, em benefício do cidadão maranhense. O Estado não tolera atos contra as mulheres, então são investimentos que serão utilizados no combate à violência contra a mulher”, frisou.

    A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, informou que as entregas realizadas pelo Pronasci 2 fortalecem a rede de proteção à mulher no Maranhão. “São equipamentos importantes que vão agregar ao trabalho da rede de proteção para as nossas mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar e também no combate ao feminicídio. Enfim, é de suma importância essa parceria e a gente vê a sensibilidade do ministro Flávio Dino e do governador Carlos Brandão com a pauta da mulher, com as políticas públicas para as mulheres, principalmente no combate à violência e na autonomia econômica”, comentou.

    Também presente no evento, a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, lembrou da necessidade de reforçar as políticas públicas e falou sobre o impacto do Pronasci 2 para as ações já desenvolvidas no Maranhão.

    O Governo do Maranhão tem sempre tomado a frente no enfrentamento à violência contra as mulheres. Nos últimos anos, a gente tinha uma ineficiência do Governo Federal por não destinar recursos para políticas para as mulheres, o que resultou inclusive no aumento dos feminicídios em todo o país. Com essas ações do Pronasci, podemos descentralizar mais os serviços, garantir o acesso das mulheres a políticas públicas, além da celeridade das medidas protetivas e da apuração de denúncias”, informou a diretora Susan Lucena.

    A cerimônia de lançamento do Pronasci 2 no Maranhão foi acompanhada por diversas autoridades das esferas federal, estadual e municipal.

    Foto Divulgação
    Foto Divulgação

    Pronasci 2

    O Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci 2 é um programa de segurança pública executado pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios, cujo objetivo é articular ações para prevenir, controlar e reprimir a criminalidade. O programa também estabelece políticas sociais e ações de proteção às vítimas, promovendo direitos humanos, intensificando uma cultura de paz, desarmamento e combatendo preconceitos de gênero, etnia, orientação sexual e diversidade cultural.

    Foto Divulgação

    Homenagem

    Durante a cerimônia, o ministro Flávio Dino recebeu a mais alta comenda ligada à segurança pública no Maranhão, a Ordem do Mérito do Alto Comando da Polícia Militar do Maranhão – Ordem Coronel PM Hermelindo Gusmão Castelo Branco, no Grau Grã-Cruz. A comenda foi outorgada pelo governador Carlos Brandão e entregue pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Governo do Maranhão alinha ações de combate a ameaças em escolas

    O governador em exercício, Felipe Camarão, fez uma reunião com órgãos públicos e diversos segmentos da sociedade para apresentar uma linha de ação contra os ataques e ameaças em escolas da rede pública e privada.

    Foto: Governo do Maranhão

    Foram sugeridas medidas estratégicas, incluindo a instituição de um comitê direcionado à segurança nas escolas e que terá uma composição heterogênea, com representantes do poder público e da sociedade civil.

    Tanto a criação do comitê quanto as demais linhas sugeridas serão apresentadas ao governador Carlos Brandão na próxima semana, em seu retorno da viagem à China. Felipe Camarão ressaltou que o empenho no combate à violência no ambiente escolar foi uma determinação de Brandão, que mobilizou o Sistema de Segurança Pública e solicitou a união de forças para definição das linhas estratégicas.

    “Com as ações da segurança em curso, logo os ataques vão cessar, mas o problema continuaria existindo dentro dos muros das escolas e das casas das famílias. Por isso que estamos reunidos aqui, para propor medidas emergenciais e também ações estruturais que serão apresentadas ao governador Carlos Brandão”, observou Felipe Camarão.

    A partir dos pontos apresentados pelos participantes da reunião, o governador em exercício destacou a criação de um comitê específico, o atendimento psicossocial para estudantes, realização de campanha publicitária de combate à violência, aumento do efetivo da ronda escolar, reunião com gestores escolares com informação e orientações sobre os casos de violência, além da mobilização dos estudantes com atividades culturais, esportivas e uma Semana Pedagógica.

    Foto: Governo do Maranhão

    O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, destacou que foram reforçadas as ações já realizadas juntos às escolas, como o trabalho da ronda escolar e também do Batalhão Escolar, assim como ações direcionadas ao combate de possíveis crimes. “Foi reforçada a ronda escolar em seu efetivo para um trabalho preventivo e a Polícia Civil fazendo a parte investigativa com resultados positivos”, informou.

    O promotor de Justiça e diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do Ministério Público, José Márcio Maia Alves, parabenizou a iniciativa do Governo do Maranhão em reunir o poder público e representantes da sociedade civil em torno de uma pauta de grande relevância.

    Parabenizo o governo e nos colocamos à disposição para trabalhar em regime de cooperação com o Estado. Eu cito como outro ponto importante as ações pedagógicas coordenadoras para criar um ambiente de alerta a situações de crise, pois é preciso capacitar os trabalhadores sobre o comportamento a ser adotado nessas situações”, observou.

    Durante a reunião, a coordenadora da Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, coronel Claridelma Mesquita, colocou a experiência desenvolvida pelo setor à disposição da união de esforços por uma cultura de paz. “Como temos muita dessa cultura, podemos contribuir com esse processo de segurança junto com o Ministério Público, com a Polícia Militar e todo o Sistema de Segurança”, pontuou.

    O presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas, Marcelo Matos, reforçou a necessidade de trazer as famílias para uma participação mais ativa na vida escolar dos estudantes para o combate à violência. “Temos que melhorar a segurança nas nossas escolas, mas como já foi dito aqui, temos que trazer os pais. As revistas têm que ser feitas dentro de casa, não podemos deixar apenas o poder público ou as entidades civis, os pais precisam participar desse engajamento”, comentou.

    Foto: Governo do Maranhão

    A reunião foi realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões e contou com a presença da vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no Maranhão, a estudante Juliana Barbosa; da representante da Central Estudantil, Denise Duarte; da presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel Silva; da subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves; do secretário de Articulação Política, Rubens Pereira; da secretária adjunta de Estado da Educação, Nádya Dutra; do subsecretário de Estado da Educação, Anderson Lindoso; do secretário adjunto de Educação Profissional da Seduc, Delmar Matias; do subsecretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda; do promotor de Justiça e diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do Ministério Público, José Márcio Maia Alves; do secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins; do delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva; do subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Aritanã Lisboa; da comandante do Batalhão Escolar, Josmara Rocha Aguiar; da diretora geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Criciele Muniz; do secretário adjunto de Estado da Juventude, Tiago Prado; da secretária adjunta de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Juventude, Elaine Cutrim; e diretor geral da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Miltinho Aragão; e do presidente do Sindicato das Escolas Particulares, Paulo Pereira.

    Também estiveram presentes os deputados estaduais Francisco Nagib, Rildo Amaral, Carlos Lula, Solange Almeida, Zé Inácio e Janaína Ramos; os prefeitos Dr. Erivelton Pereira (Carolina), Luizinho da Amovelar (Coroatá), Toca Serra (Pedro do Rosário); e o vereador Lucivaldo Barros, presidente da Câmara Municipal de Pedro do Rosário.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    SSP apresenta balanço da operação de Carnaval com redução da violência e sem homicídio nos circuitos

    A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão divulgou, nesta quinta-feira (23) o balanço final da Operação “Carnaval Seguro 2023”, deflagrada na Região Metropolitana de São Luís e no interior do estado, com ações integradas dos órgãos de segurança pública, visando manter a segurança e levar tranquilidade e paz social aos foliões em todas as regiões. As ações foram iniciadas na última sexta-feira (17) e finalizadas na última terça-feira (21).

    Cúpula do sistema de segurança pública na coletiva de apresentação dos dados da Operação Carnaval Seguro 2023

    Vale ressaltar que houve este ano uma redução da violência durante as festividades de Carnaval e nenhum registro de homicídio ou crimes violentos dentro dos circuitos.

    Os dados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Segurança, em São Luís, com as presenças do secretário de Segurança Pública, Cel. Sílvio Leite; o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva; o comandante-geral da PMMA, Cel. Emerson Bezerra; o comandante-geral do CBMMA, Cel. Célio Roberto; da assessora Perícia Oficial do Maranhão, Gislen Pinheiro; o comandante-geral do CTA, Cel. Luís Magno e do diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira.

    Em seu discurso, o delegado-geral da PC-MA, Jair Paiva, destacou que, na Região Metropolitana de São Luís, os cinco dias de festividades carnavalescas foram considerados tranquilos com base nos trabalhos realizados nos 07 plantões policiais da grande ilha (Cajazeiras, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Maiobão, Cohatrac, além da Delegacia Especial da Mulher e da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa(SHPP).

    Trabalho ostensivo realizado no interior do estado

    Em números, foram contabilizados na Região Metropolitana de São Luís, 43 autuações em flagrante e 18 Termos Circunstanciado de Ocorrências (TCO’s), um total de 63 procedimentos instaurados, grande parte pelos crimes de roubo, furto e lesão corporal.

    Com relação ao interior do estado, o delegado-geral ressaltou que, cerca de 460 policiais civis entre delegados, investigadores e escrivães de polícia foram mobilizados para reforçar o esquema de segurança nas Delegacias Regionais, bem como nas cidades da circunscrição das regionais. Os procedimentos de crimes em grande parte estavam relacionados tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio, roubo, furto, lesão corporal, embriaguez ao volante e outros.

    Na cidade de Vitória do Mearim, No sábado (18), policiais civis da Delegacia de Polícia de Vitória do Mearim, conseguiram prender em flagrante, uma mulher , pelo crime de tráfico de drogas, Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão domiciliar, foi encontrado bastante material entorpecente, a saber: 1 (um) tablete de maconha, 67 (sessenta e sete) trouxas pequenas de maconha, 23 (vinte e três) trouxas de crack, 15 (quinze) trouxas médias de maconha, 1 (um) cigarro de maconha, dinheiro trocado e demais apetrechos comumente utilizados na comercialização de drogas.

    Material apreendido na cidade de Vitória do Mearim

    O chefe da Polícia Judiciária maranhense também destacou os trabalhos preventivos realizados pelas Delegacias Especiais da Mulher em todo o estado, sob coordenação da CODEVIM, que intensificaram a campanha de combate a importunação sexual e a violência contra a mulher.

    Campanha de combate à importunação sexual

    Por fim, ele ressaltou o reforço policial no plantão da SHPP, na Avenida Beira Mar, um dos circuitos oficiais de carnaval do Governo do Estado, em São Luís, sendo inclusive o maior ponto de concentração de foliões, que contou com apoio da Unidade Móvel da PC-MA onde vários oferecidos os serviços de registros de boletins de ocorrências, prestação de auxílio à pessoas desaparecidas , orientações a turistas , além de fazer o trabalho ostensivo , através das equipes do Grupo de Pronto Emprego(GPE) e o Grupo de Reposta Tática(GRT).

    Equipes policiais no plantão da SHPP, na Avenida Beira Mar

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Roubos a residências caem 54% em abril na Região Metropolitana de São Luís

    SSP-MA

    Com o reforço de ações preventivas e ostensivas do Sistema de Segurança Pública, a partir de ações integradas entre as polícias Civil e Militar, a Região Metropolitana de São Luís registrou uma redução de 54% no número de ocorrências nos casos de roubos a residências no mês de abril na Região Metropolitana de São Luís, em comparação ao ano passado.

    Foto Reprodução

    No mês passado, foram registrados 23 casos desses crimes, contra 51 contabilizados para o mesmo período do ano passado.

    O resultado positivo é fruto do reforço no policiamento nas regiões da Grande Ilha que registravam o maior percentual desses crimes.

    Nesses locais, policiais em motocicletas e viaturas realizaram incursões por bairros e nas principais avenidas.

    As ações são centradas também no âmbito das investigações e prevenção por meio da Polícia Civil, que tem agido diuturnamente para combater essa prática.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Jefferson Portela se antecipa a Flávio Dino e pede demissão da Segurança Pública

    Blog Atual7

    Saída ocorre em razão de declaração de apoio a Weverton Rocha ao Palácio dos Leões. Coronel Sílvio Leite, atual secretário-chefe do Gabinete Militar, é cotado para o cargo

    O secretário Jefferson Portela (Segurança Pública) pediu demissão ao governador Flávio Dino (PSB) ao ser informado que o socialista pretendia exonerá-lo do cargo nesta sexta-feira (4).

    Segundo apurou o ATUAL7, o pedido foi entregue nessa quarta-feira (2), e ainda não tornado público por Dino porque ainda não há substituto para o cargo.

    O mais cotado, até o momento, é o coronel Sílvio Leite, atual secretário-chefe do Gabinete Militar. A decisão será tomada em conjunto por Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), para o anúncio.

    A saída de Portela da SSP-MA ocorre em razão dele haver declarado apoio ao senador Weverton Rocha (PDT) na disputa pelo Palácio dos Leões em 2022, e feito diversos discursos contrários à gestão Dino durante atos de pré-campanha do pedetista pelo interior do estado.

    Em um dos discursos, Jefferson Portela afirmou que a história do Maranhão contará com apenas dois governos legitimamente populares: o primeiro seria o de Jackson Lago (PDT), que comandou o Executivo de janeiro de 2007 a março de 2009, quando teve o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob acusação de compra de votos, e o segundo seria o do próprio Weverton Rocha, se eleito em outubro próximo.

    Pré-candidato à Câmara dos Deputados, Portela pretende se aposentar da Polícia Civil para evitar o vexame de ter de voltar para o 14º DP – Bequimão ou, para onde mais teme, o 10º DP – Bom Jesus / Coroadinho, ambos em São Luís.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Operação ‘Catraca’ da Polícia Militar beneficia população de São José de Ribamar

    O 13°BPM intensificou as barreiras diariamente na MA 201, estrada que liga São Luís a São José de Ribamar. Com o aumento de roubos aos coletivos, o comandante do 13°BPM, Ten Cel Araújo, vem mostrando diariamente o trabalho da Polícia Militar em apoio a comunidade.

    Operação Catraca. Foto Divulgação

    O comandante do 13°BPM alegou que “a população merece mais atenção e cuidado nos coletivos, são trabalhadores, estudantes, pessoas que só querem chegar em casa ou no seu trabalho em paz. Estamos diariamente fazendo essa operação para que a comunidade ribamarense possa andar tranquilamente nos coletivos”.

    A “Operação Catraca” está cada dia mais no cotidiano da população, trazendo assim benefícios para todos.

    Operação Catraca. Foto Divulgação
    Operação Catraca. Foto Divulgação
    Operação Catraca. Foto Divulgação

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícias Civil e Militar prendem seis pessoas em combate a crimes no interior do Maranhão

    A Polícia Civil do Estado do Maranhão, com apoio da Polícia Militar, deu cumprimento a 06 (seis) mandados de busca e apreensão, todos relacionados aos crimes, em tese, de posse irregular de arma de fogo e de tráfico de drogas.

    Foto Divulgação

    A operação resultou na *prisão em flagrante delito de 06 (seis) pessoas* por crimes de tráfico de droga, posse irregular de arma de fogo e corrupção de menores, bem como na *apreensão de 02 (dois) adolescentes* por atos infracionais análogos à delitos de posse irregular de arma de fogo.

    As investigações foram realizadas pela 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Inês/MA, com apoio operacional da polícia militar de Bela Vista do Maranhão, quando, a partir de diversas denúncias apócrifas, foram realizadas campanas, levantamentos e relatórios de investigação que subsidiaram diversas representações criminais, deferidas pelo juízo local.

    Foto Divulgação

    No decorrer da operação, além do cumprimento de diversos mandados de busca e apreensão, foi apreendida:
    • *01 (um) REVÓLVER de calibre 38*;
    • *08 (oito) munições de calibre 38*;
    • *01 (uma) PISTOLA TAURUS 838 de calibre .380*;
    • *02 (dois) CARREGADORES de pistola .380*;
    • *15 (quinze) munições de calibre .380*;
    • *01 (um) ESPINGARDA do tipo bate-bucha*;
    • *170 (cento e setenta) gramas de MACONHA*.

    A Operação contou com a participação de aproximadamente 32 (trinta e dois) policiais civis e militares, esses lotados nas unidades policiais da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e no destacamento da polícia militar de Bela Vista do Maranhão.

    Após as formalizações das prisões, os presos foram encaminhados ao sistema prisional onde ficarão à disposição da Justiça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Pinheiro recebe do Governo do Estado 3 novas viaturas policiais para reforçar patrulhamento

    O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, esteve nesta segunda-feira (19), na capital, São Luís, para receber das mãos do Governador Flávio Dino as novas viaturas policiais que irão compor a frota municipal, para reforçar a segurança e o patrulhamento da cidade.

    Prefeito Luciano Genésio

    A solenidade de entrega aconteceu na Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís, e contemplou, além de Pinheiro, outros municípios maranhenses. O evento contou com a participação do Governador Flávio Dino, dos senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama, do deputado federal André Fufuca, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Pedro Reis, e do diretor geral do Detran, Francisco Nagib.

    Foto Divulgação

    Recebi, há pouco, das mãos do governador Flávio Dino as chaves de três viaturas policiais destinadas ao reforço da segurança e patrulhamento na nossa cidade. As boas relações políticas que cultivamos ao longo desses anos de mandato continuam rendendo frutos positivos para nossa Pinheiro. Muitos benefícios ainda estão por vir para que o desenvolvimento continue”, disse Luciano.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Presidente Othelino Neto discute segurança pública com o Comando da Polícia Militar do Maranhão

    O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta quarta-feira (8), a visita de cortesia do comandante-geral da Polícia Militar (PMMA), coronel Ismael Fonseca, acompanhado do subcomandante da PMMA, coronel Pedro Ribeiro. Durante a visita, eles conversaram sobre o trabalho que está sendo feito na segurança pública do estado e o apoio que a Alema continuará dando à instituição.

    “A Assembleia Legislativa está à disposição da Polícia Militar, pois sempre tratamos dos assuntos da segurança pública com a maior atenção. Enfim, reconhecemos os avanços que a Polícia Militar tem tido nos últimos anos e somos, e seremos, um instrumento para que a segurança pública do estado do Maranhão possa funcionar cada vez melhor”, afirmou Othelino Neto, agradecendo a visita do novo comandante da Polícia Militar.

    O coronel Ismael, que assumiu o comando da PMMA no mês passado, falou sobre a importância da parceria com a Assembleia Legislativa para garantir melhorias para a segurança pública e corporação. Ele destacou, ainda, que a Polícia Militar, capilarizada nos 217 municípios e povoados do Maranhão, deve estar irmanada com os demais poderes em prol da sociedade.

    “Assim não poderia ser diferente. Aqui é a Casa do Povo, aqui tem representantes de todo o Maranhão. Então, temos que estar irmanados para a resolutividade dos problemas, trocar ideias, receber solicitações, dar sugestões e aqui é justamente o âmbito onde isso tudo acontece”, completou.

    Também participaram da reunião o assessor especial do presidente da Assembleia Legislativa, o tenente-coronel Joselito Mendes; o chefe do Gabinete Militar, coronel Marco Antônio Pimentel; e o chefe-adjunto do Gabinete Militar, coronel Marcelo Jinkings, que falou sobre a importância do apoio da Alema à instituição.

    “A segurança pública depende muito da Assembleia, na aprovação de projetos de leis, naquilo que é essencial para o bom exercício da atividade. O coronel Ismael já estabeleceu diretrizes para a Polícia Militar e vai precisar muito de apoio para que essas diretrizes possam ser efetivadas. E o Legislativo é fundamental nisso. A gente fica muito feliz, pois vemos o presidente Othelino deixando a Assembleia de portas abertas para ajudar na segurança pública do Maranhão”, assinalou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.