Imirante 

A secretária Antonieta Lago disse que estava com a família curtindo a folia, quando foi surpreendida por um homem: “meteu a mão por debaixo da minha saia”.

A professora e secretária-adjunta de Estado da Mulher, Antonieta Lago, foi vítima de importunação sexual durante o Carnaval do Maranhão, no Circuito Litorânea, em São Luís. Segundo Antonieta, o caso aconteceu enquanto ela aproveitava a festa ao lado da família e amigos.

Em suas redes sociais, a secretária detalhou o momento em que foi surpreendida por um homem tocando seu corpo. (reprodução / redes sociais)

Em suas redes sociais, a secretária detalhou o momento em que foi surpreendida por um homem tocando seu corpo. “No meio daquela galera eu estava com uma roupa nada muito extravagante e ainda que eu tivesse com o corpo à mostra, não era direito de ninguém me tocar sem a minha permissão. Vocês acreditam que um cara, ele tava lá com a mulher dele e os filhos, uma turma de pessoas e, de repente, ele olhou pra mim e meteu a mão por debaixo da minha saia, tocou nas minhas nádegas. E quando eu senti aquela mão fria eu só fiz virar, revoltadíssima, porque eu já tinha percebido como ele estava olhando pra mim, para o meu corpo”, conta a secretária.

Antonieta contou, ainda, que ela agrediu o homem com socos, movida por uma grande revolta, mas que isso não era um incentivo para as pessoas fazerem justiça com as próprias mãos.

“Eu caí de murro nele, dei tanto murro nesse cara e foi aquela confusão. E tinha uma guarita da polícia próximo, e os policiais desceram e vieram me acalmar, porque eu fiquei tão nervosa, porque eu bati tanto nesse homem. E eu não estou aqui aconselhando justiça com as próprias mãos, jamais, mas é uma situação que a gente se revolta na hora, que a gente nem sabe o que faz”

Durante o relato nas redes sociais, Antonieta destacou que a mulher é vítima se assédio o tempo inteiro, independentemente de estar sozinha ou acompanhada. “Eu fiquei transtornada quando eu lembro dessa situação, chega me dá uma angústia, uma agonia de ódio, de raiva, porque não importa se você está sozinha, se você está acompanhada ou se você está numa multidão de pessoas, você é assediada, seu corpo é tocado sem permissão, não importa se o cara é casado, não importa se ele é solteiro, não importa se ele está sozinho ou se está acompanhado, ele assedia, toma gosto, avança o sinal, ele toca no corpo da mulher sem ela permitir”, lamenta.

Antonieta também afirmou ser revoltante o fato de que, apesar de haver campanhas de diversos órgãos no combate ao assédio, à importunação sexual e todas as formas de violência contra as mulheres, sobretudo as realizadas no Maranhão pelo governo do estado e tantos outros órgãos e movimentos sociais, ainda assim, as mulheres não estão livres desses tipos de crimes.

“Eu, na condição de secretária-adjunta de Estado da Mulher, fazendo essa luta todos os dias, quem me acompanha aqui viu que a gente fez todo o pré-carnaval nas ruas, nos bailes, nos shows, subi no trio, falei sobre isso de não tocar no corpo da mulher sem permissão, de não avançar o sinal, do protocolo ‘Mulher Segura: Não é não’, tudo isso a gente faz aqui no Maranhão, tudo isso tem sido feito no Brasil todo, várias mulheres em várias partes deste país, várias militantes, várias gestoras vêm fazendo esse movimento, fazendo campanha, mas ainda assim os homens, os machistas, os assediadores se acham no direito de tocar o corpo da mulher sem a sua permissão, isso é revoltante”, disse.

A secretária pediu que, quem tiver registrado imagens do assediador, que envie para ela ou entregue à polícia, para que o homem seja identificado e preso, pois durante a confusão ele acabou fugindo. Antonieta Lago também reforça a necessidade de fazer a denúncia.

Em nota, a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) afirmou repudiar o caso de importunação sexual sofrido pela professora Antonieta Lago e destacou que a Importunação Sexual (lei 13.718) é crime desde 2018, com pena de prisão de 1 a 5 anos.

Veja a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Mulher repudia caso de importunação sexual sofrido pela professora Antonieta Lago, Secretária Adjunta de Estado da Mulher.

Antonieta Lago estava no circuito litorânea exercendo seu direito de brincar o carnaval com a família e amigos.

Reiteramos a importância de protocolo adequado por parte das autoridades para que casos como esse possam não fazer parte do nosso cotidiano.

A Importunação Sexual (lei 13.718) é crime desde 2018 com pena de prisão de 1 a 5 anos.

Nós da SEMU, seguimos na luta pelo fim da violência e do desrespeito, exigindo que esse tipo de crime seja punido com todo o rigor da lei. Continuamos firmes, na campanha informativa sobre o Protocolo Não é Não e todas as leis que protegem às mulheres e punem os agressores.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.