Othelino recebe novo secretário de Segurança Pública e discute ações para reforçar o sistema

    O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, na manhã desta terça-feira (12), a visita do novo secretário estadual de Segurança Pública, coronel Silvio Leite, acompanhado do diretor institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMMA), coronel Alexandre Magno. Na reunião, eles discutiram sobre as ações imediatas que serão implementadas no sentido de reforçar o sistema no Estado.

    Othelino, coronel Leite, deputado Ricardo Rios, Cel. Marcelo Jinkigs e Cel. Alexandre Magno

    Ao lado do deputado Ricardo Rios e do chefe do Gabinete Militar da Alema, coronel Marcelo Jinkings, o líder do Legislativo maranhense colocou a Assembleia à disposição para colaborar com a melhoria na área da segurança pública.

    O secretário nos informou que, de imediato, serão executadas algumas ações mais ostensivas de rua com um policiamento mais presente. Por isso, coloquei a Casa à disposição, não só no sentido de legislar quando necessário para fortalecer esse trabalho, mas, também, dando todo o apoio para que o sistema funcione bem e a sociedade se sinta cuidada”, disse Othelino Neto.

    Escolha

    Othelino, coronel Leite, deputado Ricardo Rios, Cel. Marcelo Jinkigs e Cel. Alexandre Magno

    Na ocasião, o parlamentar fez um cumprimento especial ao governador Carlos Brandão pela escolha do coronel Leite para comandar a pasta. “Ele é o primeiro militar a ser secretário de Segurança do Estado, um dado marcante para o setor. Parabenizo o governador pela escolha, pois a atitude homenageia a Polícia Militar do Maranhão, que é fundamental ao bom funcionamento da segurança pública”, ressaltou o chefe do Parlamento Estadual.

    Coronel Leite elencou as próximas ações da Secretaria e agradeceu ao presidente da Assembleia pela atenção. “A curto prazo, vamos entregar 126 viaturas para a PMMA, entre carros e motos. Já a partir desta semana, intensificaremos nosso policiamento ostensivo para reduzirmos, ainda mais, os índices de violência no Estado. Aproveito para agradecer ao deputado Othelino por estar sempre à disposição em nos ajudar no que for necessário”, concluiu.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Situação socioeconômica do Maranhão é tema de encontro na Assembleia

    A convite do deputado César Pires, o chefe do escritório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Maranhão, Marcelo Melo, participou de reunião técnica na manhã desta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa. O encontro teve o objetivo de tomar conhecimento e discutir dados socioeconômicos levantados pelo órgão no Maranhão.

    Foto Divulgação

    Marcelo Melo apresentou dados sobre renda, ocupação escolaridade dos maranhenses, assim como os de infraestrutura domiciliar, educação e saúde registrados no Maranhão de 2015 a 2019, fazendo um comparativo com os mesmos indicadores do Nordeste e do Brasil. Entre as informações relatadas, mostrou que 17,2% das pessoas com idade a partir de 14 anos de idade estão sem ocupação no estado, e que 18,6% desistiram de procurar emprego no Maranhão.

    Do encontro também participaram os deputados Socorro Waquim, Marcos Caldas e Zito Rolim, além de consultores legislativos e outros técnicos da Assembleia. “Foi um momento importante de troca de conhecimento que só enriquecerá o trabalho legislativo”, declarou César Pires ao final da reunião, em que agradeceu a disponibilidade do representante do IBGE e a participação dos outros parlamentares e técnicos.

    O consultor legislativo da Assembleia, Aristides Lobão, agradeceu ao deputado César Pires e a Marcelo Melo pelo encontro, lamentou que os indicadores socioeconômicos do Maranhão não tenham avançado nos últimos seis anos e propôs a realização de outras atividades técnicas em parceria com o IBGE.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputado Gil Cutrim cumpre maratona de agendas com lideranças políticas

    O deputado federal Gil Cutrim (Republicanos) cumpriu uma maratona de agendas com lideranças políticas nos últimos dias, muitas delas acompanhado pelo seu irmão, o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Glalbert Cutrim (PDT).

    Foto Divulgação

    Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e ex-candidatos foram recebidos em seu gabinete em São Luís. Com pautas distintas, o jovem deputado republicano atendeu demandas, alinhou envio de recursos a munícipios e fechou parcerias políticas para 2022.

    Dentre os prefeitos recebidos pelo parlamentar, destaca-se o encontro com Diringa (PDT), de Tutóia e Júnior do Posto (PDT), de Itaipava do Grajaú que alinharam investimentos públicos nos seus municípios através de emendas do deputado Gil Cutrim. “Construiremos novos caminhos em nosso município com a ajuda do nosso deputado Gil Cutrim, pra que a nossa gente tenha mais dignidade e qualidade de vida”, disse o prefeito Diringa.

    Dialogando sobre cenário político estadual e nacional, os deputados Gil e Glalbert reuniram-se, ainda, com o deputado estadual Carlinhos Florêncio e seu filho Florêncio Neto.

    Foto Divulgação

    Cutrim recebeu ainda, os presidentes de Câmara, Osmar Filho (São Luís) e Valdir Amorim (Porto Rico), além dos vereadores porto-riquenses, Udo e Velho da Samica, a Amanda Muniz, de Morros, Serra Alta e Juliano de São José de Ribamar, Paulo Henrique de Paço do Lumiar, e o ex-vereador da capital, Pereirinha, pra discutirem demandas.

    Os ex-candidatos a prefeito, Alcionildo Matos (Bom Jardim), Wellington Moura (São João do Sóter), Costa Júnior (Magalhães de Almeida) e Remildo Fonseca (Parnarama), além dos ex-prefeitos Eric Costa (Barra do Corda) e Zé Martins (Bequimão) que estiveram com o parlamentar federal pra discutirem sobre parcerias que visam o progresso de suas cidades.

    Gil Cutrim avaliou os encontros como produtivo e reafirmou seu compromisso com cada um, “estamos escutando demandas, propondo ações e fechando parcerias em prol do nosso estado, cumprindo o objetivo do nosso mandato que é ser participativo e democrático”, ressaltou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputada Cleide Coutinho busca investimentos para diversos municípios maranhenses

    A deputada estadual Cleide Coutinho (PDT) participou, na terça-feira (13), de uma série de reuniões com secretários de Estado, em busca de investimentos para diversos municípios maranhenses.

    Deputada Cleide Coutinho e comitiva em reunião com secretário de Agricultura Familiar, Rodrigo Lago

    Nas reuniões, a parlamentar esteve acompanhada do prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho; do ex-prefeito de Paraibano, José Rodrigues; do superintendente de Articulação Política do Governo do Estado na região Leste, Ironaldo Alencar; e secretário municipal de
    Matões, Nonato.

    A primeira audiência aconteceu na Secretaria Estadual de Saúde (SES), onde a deputada e comitiva apresentaram ao titular da pasta, Carlos Lula, diversas demandas do município de Caxias e da região Leste.

    Cleide Coutinho e comitiva com o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry

    Na Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Cleide Coutinho apresentou ao secretário Márcio Jerry projetos na área da Infraestrutura, como pavimentação asfáltica, construção de praças e sistema simplificado de abastecimento d’água para os municípios de Matões, Aldeias Altas, Passagem Franca, Tuntum, Eugênio Barros, Colinas, Parnarama, São Mateus, Coroatá e Caxias.

    A parlamentar esteve também na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), onde o prefeito Ferdinando Coutinho assinou convênio com o secretário Rodrigo Lago para aquisição de alimentos para Matões. Na ocasião, Dra. Cleide solicitou, ainda, cisternas, kits de irrigação e de feiras para o município.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Hilton Gonçalo apresenta resultados da vacinação em Santa Rita para Procurador-Geral de Justiça do Maranhão

    O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, se reuniu na manhã desta segunda-feira,12, o Procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau. A visita institucional do prefeito do município de Santa Rita, Hilton Gonçalo de Sousa. Na ocasião, o gestor informou o andamento da vacinação no município, localizado a 70 km de São Luís.

    Eduardo Nicolau e Hilton Gonçalo

    Temos sempre buscado manter esse diálogo com os gestores municipais. Recebemos a visita do prefeito de Santa Rita, que nos informou da situação da pandemia no município e do processo de vacinação da população”, destacou Eduardo Nicolau.

    Hilton Gonçalo informou que, no município, já foram vacinadas as pessoas acima de 65 anos, bem como os moradores de áreas ribeirinhas e quilombolas. “Nessa situação da pandemia, viemos aqui ouvir algumas sugestões do nosso procurador-geral para que possamos amenizar as dificuldades pelas quais passa a nossa população de Santa Rita, do Brasil e do mundo. Em Santa Rita, temos muitas áreas quilombolas e nós conseguimos vacinas para essa população. Como médico, sei da importância da vacina. Também estamos focando muito na distribuição de máscaras, álcool em gel e vacinando as áreas quilombolas, regiões ribeirinhas e na BR”, detalhou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.