PRF prende homem na BR 316 com mandado de prisão em aberto por violência doméstica e familiar contra a esposa

    Em serviço de rotina, na terça-feira (24), por volta das 06h50, no km 543 da BR 316, no município de Caxias/MA, foi dada ordem de parada ao veículo VW/Gol 1.0 de cor prata, onde este não obedeceu à ordem, sendo feito o acompanhamento tático e abordado após um quilômetro, que solicitado os documentos pessoais do condutor e do veículo, após consultas aos sistemas de segurança, foi constatado um mandado de prisão em desfavor do envolvido, conforme apurado, por ter cometido violência doméstica e familiar contra sua mulher em Belém/PA.

    Os PRF’s deram voz de prisão ao acusado, um homem de 44 anos, que em seguida foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária local.

    FONTE: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PRF recebe denúncia de veículo transitando em zigue-zague na BR 010 e prende condutor embriagado

    Domingo, 22 de novembro, por volta das 19h25, uma equipe da PRF de plantão na Unidade Operacional da PRF na Lagoa Verde recebeu denúncia anônima que havia um veículo VW/Gol de cor branca realizando várias manobras em zigue-zague na BR 010.

    De imediato a equipe PRF deslocou-se e alcançou o veículo denunciado na altura do km 263, onde doi dada ordem de parada ao Gol branco, que era conduzido por um homem de 48 anos.

    Os policiais perceberam que o condutor apresentava sinais de ingestão de bebida alcóolica, tais como: odor etílico, andar cambaleante, vestes em desalinho e olhos vermelhos. Ao ser questionado, narrou que havia iniciado a ingestão por volta de 15h30 e bebeu cerca de 4 latas de cerveja. Após o envolvido ser submetido a exame de alcoolemia, constatou-se o teor de 1.09 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Em consulta aos sistemas de segurança, verificou-se que o condutor do Gol não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: Conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool – Embriaguez ao volante e Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano.

    Em razão dos supostos crimes praticados, o autor fora conduzido para o Plantão Central da Polícia Civil em Imperatriz/MA.

    Fonte: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ação integrada da PRF e Polícia Civil resulta na apreensão de 50 kg de maconha e prisão de traficante

    À 01h05 de quinta-feira, dia 19 de novembro do ano de 2020, uma equipe da PRF realizava ronda no km 203 da BR 010, no município de Ribamar Fiquene/MA, quando abordou um ônibus Scania/Mpolo Paradiso de cor prata.

    O condutor relatou aos policiais que o veículo transportava passageiros e encomendas, que iniciou a viagem em São Paulo/SP e que teria como destino final a cidade de São Luís/MA.

    Em vistoria nos compartimentos destinados às bagagens foram encontradas roupas, sapatos, peças automotivas e uma geladeira. Ao realizar uma busca minuciosa no eletrodoméstico, foram encontrados 39 tabletes de substância análoga à maconha, resultando num total de aproximadamente 50 kg, avaliados em quase R$ 50.000 (cinquenta mil reais).

    O suposto dono da geladeira não estava presente no ônibus. Diante das evidências, a ocorrência foi encaminhada ao Plantão Central da Polícia Civil em Imperatriz para procedimentos cabíveis. Após apreensão da droga e depoimento dos ocupantes do ônibus, o veículo foi liberado para prosseguir viagem.

    Informações colhidas davam conta que a cidade de Bacabeira seria o destino final da geladeira, momento em que ônibus passou a ser monitorado por Policiais Civis. No final da tarde de quinta-feira (19), uma equipe da Polícia Civil em ação coordenada identificou e prendeu o suspeito na rodoviária de Bacabeira, que afirmou ser o destinatário da geladeira.

    O suspeito foi conduzido à sede da SENARC onde foi realizada revista no veículo do mesmo com uso de cão farejador, tendo sido encontradas 03 (três) porções de maconha. Após levantamentos descobriu-se ainda três passagens anteriores do conduzido pelo delito de tráfico em São Luís/MA.

    Diante das evidências, o conduzido foi autuado em flagrante pela droga armazenada em seu veículo e foi representado pela prisão do mesmo pelos indícios de participação na remessa da carga apreendida pela PRF.

    Fonte: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PRF apreende na BR 010 medicamentos sem registro no Ministério da Saúde

    Os produtos foram comprados na cidade de Japaraíba/MG e seriam distribuídos em municípios do interior dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins

    Por volta das 17h da terça-feira, dia 18 de novembro de 2020, durante ações de combate ao crime, uma equipe da PRF abordou um ônibus M/Benz de cor branca, em frente à Unidade Operacional da PRF em Porto Franco, no Km 156 da BR 010.

    Durante procedimentos de fiscalização, no interior do compartimento de bagagens e no salão superior, destinado aos passageiros, foram encontradas diversas caixas contendo produtos para tratamento de saúde e cosméticos em geral que encontravam-se em desacordo com a legislação vigente. Em consulta ao site da ANVISA não foram encontrados registros para os produtos em questão e também foi verificado que os mesmos estão em desacordo com o Regulamento do Imposto de Produtos Industrializados – RIPI. Ademais, de acordo com o art. 12 da Lei 6.360/76, nenhum produto pode ser comercializado antes de possuir o devido registro no Ministério da Saúde. Alguns produtos fazem menção no corpo de sua embalagem ao decreto n° 7904/77, Art. 28, que se encontra revogado.

    Ainda no interior do ônibus foram encontradas 03 (três) motocicletas que serviriam de apoio local para a distribuição dos produtos em questão nas cidades da região.

    O condutor do ônibus afirmou que comprou/recebeu os produtos na cidade de Japaraíba/MG (num depósito, juntamente com as respectivas notas fiscais, sendo a mercadoria avaliada em torno de R$ 20.000,00 – vinte mil reais) e levaria para diversas cidades dos interiores dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins, sendo o destino final a cidade de Bragança/PA, revendendo em comércios locais de acordo com a necessidade de cada cliente.

    Relação de medicamentos apreendidos

    Foram apreendidas 3.871 (três mil oitocentos e setenta e uma) unidades de produtos controlados – medicamentos, com a seguinte discriminação:

    taradão 36 unidades (3 caixas), gel manteiga de sucuri 144 unidades (12 caixas), natus bel 9 unidades (1 caixa), saúde do pulmão 372 unidades (31 caixas), gel de cascavel 209 unidades (17 caixas), xarope de cumarú 120 unidades (10 caixas), gel de capivara 48 unidades (4 caixas), tiro seguro 70 unidades (6 caixas), saúde da mulher 88 unidades (7 caixas), extrato de sangra d´agua 68 unidades (6 caixas), micosil 60 unidades (5 sacos), 37 ervas 17 unidades (1 caixa), cura tudo 457 unidades (38 caixas), canela de velho 63 unidades (5 caixas), jumentinho 21 unidades (2 caixas), tesão de vaca 12 unidades (1 caixa),menta life 876 unidades (73 sacos), gotas do zeca 960 unidades (80 caixas), sete ervas 228 unidades (19 caixas), polmada negra 13 unidades (1 caixa).

    Diante dos fatos, veículo, ocupantes e mercadorias foram encaminhados à Polícia Civil de Estreito/MA para as providências cabíveis.

    Enquadramento(s): falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

    Fonte: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PRF em São Luís flagra três ônibus na BR 135 transportando eleitores para o interior do Estado do Maranhão

    Operação eleições 2020

    Na manhã de sábado, 14 de novembro de 2020, véspera das eleições municipais, atenta a possíveis práticas de crimes eleitorais, a PRF em São Luís, no Km 14 da BR 135, abordou veículos de transporte coletivo de passageiros que saíam da Capital com destinos a municípios interioranos.

    Os veículos foram abordados na área da Unidade Operacional da PRF em Pedrinhas durante a Operação Eleições 2020 e, após inquirir alguns passageiros, os policiais constataram que dois ônibus foram fretados para transportar eleitores de São Luis até Santa Inês, demandados por um candidato a prefeito. Já o terceiro veículo levaria eleitores para o município de Cajapió a pedido de um candidato a vereador, constatando-se, em tese, o suposto cometimento de crime eleitoral capitulado no Art. 302 do Código Eleitoral.

    Tal fato foi corroborado pela declaração de testemunhas qualificadas.

    Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto a concentração de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo.

    As ocorrências foram devidamente comunicadas à Justiça Eleitoral para procedimentos cabíveis.

    Fonte: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PRF no Maranhão apreende quase 30 Kg de maconha em abordagens nas BR’s 010 e 316

    1° apreensão

    Sexta-feira, 13 de novembro do ano de 2020, por volta das 13h45, no km 260 da BR 010, no município de Imperatriz/MA, em frente à Unidade Operacional da PRF na Lagoa Verde foi abordada uma van Marcopolo/Volare de cor prata.

    No momento da abordagem e verificação de indivíduos, foram encontrados na mochila de uma adolescente substância análoga à maconha pesando 945 gramas, que estavam empacotadas em forma de tabletes. A adolescente estava acompanhada de um homem e informou que ele havia solicitado que guardasse o ilícito em sua mochila.

    Ambos informaram que estavam em viagem de retorno para o município de Bom Jesus das Selvas/MA, do qual teriam saído no dia anterior.

    Após as devidas constatações foi dada voz de prisão para o homem, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Imperatriz. A adolescente foi encaminhada ao Conselho Tutelar.

    2° apreensão

    Horas após a primeira ocorrência, no Km 264 da BR 316, município de Santa Inês/MA, por volta das
    20h da sexta-feira (13), durante fiscalização aos passageiros do ônibus SCANIA/COMIL CAMPIONE, foi encontrado na bagagem de uma passageira significativa quantidade de substância similar à maconha (26,95 Kg), empacotadas em formato de barra (43 pacotes).

    Diante dos fatos constatados, a senhora, fez-se incauta, a princípio, no crime de tráfico de drogas, sendo encaminhada, ilesa, à Delegacia de Polícia Civil em Santa Inês/MA.

    Fonte: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Caminhão que transportava peixes capota na BR 316/MA e condutor de 37 anos morre

    Na véspera do feriado de finados, domingo, dia 1° de novembro de 2020, por volta das 05h30, um caminhão carregado com peixes, que seguia no sentido crescente da rodovia (Bacabal/MA para Alto Alegre do Maranhão/MA), saiu de pista e capotou na altura do Km 374,6 da BR 316, no município de Bacabal/MA.

    A carga de peixes congelados foi totalmente saqueada pela população

    O condutor do Ford/F250, LEANDRO CAVALCANTE CARVALHO, 37 anos de idade, veio a óbito no local.

    O veículo também era ocupado por um passageiro que ficou levemente lesionado e foi encaminhado para o Hospital Geral de Bacabal.

    A causa mais provável do acidente teria sido desgaste excessivo do pneu traseiro direito, que estourou, fazendo o condutor perder o controle do veículo.

    O saque à carga de peixes foi comunicado à Polícia Civil local para os procedimentos cabíveis na tentativa de identificar possíveis suspeitos.

    Após levantamento pericial, a PRF confeccionará o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) que será disponibilizado para solicitantes.

    Fonte: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    PRF no Maranhão dá início à Operação Finados 2020

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou à 00h desta sexta-feira, 30 de outubro, a Operação Finados 2020. As atividades se estenderão até às 23h59 da próxima segunda-feira, 02 de novembro, nas rodovias federais que cortam o estado do Maranhão.

    Durante o período, agentes da PRF promoverão o monitoramento dos indicadores de criminalidade e acidentalidade, bem como o direcionamento e reforço do policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e ocorrências criminais. Os esforços serão operacionalizados a fim de promover aos usuários das rodovias federais uma maior sensação de segurança e fluidez do trânsito.

    Entre os focos da fiscalização das equipes da PRF estão a embriaguez ao volante e as ultrapassagens proibidas. O transporte de crianças e o trânsito de motocicletas também serão alvo de fiscalizações específicas da PRF.

    Movimento nas rodovias

    Os horários de maior movimento devem se concentrar no final da tarde e início da noite de sexta-feira (30), na manhã de sábado (31) e durante a tarde e a noite de segunda (02).

    Restrição de tráfego

    Veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes estarão impedidos de transitar em trechos de pista simples das 16 horas às 22 horas de sexta-feira, na manhã de sábado, das 6 horas às 12 horas e na tarde de segunda-feira, das 16 horas às 22 horas.

    Evite infrações de trânsito

    Algumas das principais infrações cometidas: desrespeitar os limites de velocidade, utilizar o celular enquanto dirige, não manter distância de segurança em relação aos demais veículos, ultrapassagens indevidas.

    Revisão do veículo

    A PRF também orienta os usuários de rodovias, mesmo antes de viagens curtas, a fazer uma revisão preventiva do veículo, o que inclui a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do radiador, entre outros itens.

    Dicas para uma viagem segura

    É fundamental planejar a viagem, buscando evitar, na medida do possível, os horários de pico. Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros.

    A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo.

    Eventuais paradas no acostamento devem ser feitas apenas em caso de emergência, com pisca-alerta ligado e triângulo a pelo menos 30 metros do veículo.

    O uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças é imprescindível – esses equipamentos podem fazer a diferença em caso de acidente.

    Em caso de restrição de visibilidade em razão de condições climáticas desfavoráveis, a orientação é diminuir a velocidade, sem freadas bruscas; manter o farol baixo ligado (nunca usar farol alto); manter sempre uma distância segura em relação ao veículo que está à frente; sinalizar qualquer mudança de direção; não parar no acostamento (mas se precisar, procurar fazer o mais afastado possível da pista) e após imobilizado, ligar o pisca-alerta. Atravessar a cortina de fumaça/neblina somente em caso de visibilidade suficiente e sempre que visualizar focos de incêndios às margens das rodovias federais, disque 191.

    Fonte: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Após fiscalização da PRF, sócios descobrem que pagaram R$ 95 mil por um veículo roubado no Maranhão

    Na manhã de quarta-feira, dia 28 de outubro de 2020, policiais rodoviários federais de plantão na Unidade Operacional da PRF em Imperatriz, Km 260 da BR 010, abordaram uma L200 Triton de cor branca, com três ocupantes.

    Durante a fiscalização, foi realizada vistoria nos elementos de identificação da caminhonete, onde foram constatados sinais de adulteração.

    Após consultas aos sistemas de segurança, verificou-se que existia RESTRIÇÃO DE FURTO para o veículo, ocorrido no município de Bom Jesus das Selvas/MA, ocorrência registrada em 09/06/2020.

    Ao serem indagados a respeito, o condutor e um passageiro informaram que trabalham com sistemas elétricos (possuem uma empresa em conjunto), adquiriram o veículo de um conhecido em Mãe do Rio/PA e teriam pago o valor total de R$ 95.000,00 (noventa e cinco mil reais ), por meio de duas transferências, uma de R$ 38.000 (trinta e oito mil reais), no dia 05/10/2020 e outra no valor de R$ 55.600 (cinquenta e cinco mil e seiscentos reais) no dia 1°/10/2020.

    Os sócios compraram em conjunto o veículo e informaram que desconhecem ser o produto fruto de furto/roubo. Dessa forma, os ocupantes do veículo e a caminhonete foram encaminhamos à Delegacia de Polícia Civil em Imperatriz, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

    Fonte: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Colisão frontal na BR 010 deixa três pessoas feridas

    Por volta das 11h50 de sexta-feira (23), uma equipe da PRF em Imperatriz foi acionada para atender acidente com feridos na altura do Km 269 da BR 010, distante nove quilômetros da Unidade Operacional da PRF na Lagoa Verde, sentido Açailândia.

    Ultrapassagem indevida é a causa presumível do acidente

    No local, após perícia realizada pelos Policiais Rodoviários Federais, foi verificado que o Ford/Ka teria forçado ultrapassagem próximo à ponte do Rio Barra Grande, colidindo frontal com um caminhão que seguia de Imperatriz sentido Açailândia.

    Além do caminhão e do Ford/Ka, outros dois veículos foram envolvidos no acidente (uma motocicleta e uma caminhonete).

    Três pessoas ficaram feridas, sendo uma em estado grave (o condutor do Ford/Ka).

    Ambulâncias do SAMU socorreram as vítimas que foram encaminhadas para Unidades Hospitalares em Imperatriz.


    Fonte: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Veículo roubado em Natal/RN é recuperado pela PRF em Imperatriz/MA

    Quinta-feira, 22 de outubro do ano de 2020, por volta das 09h30, no km 248 da BR 010, trecho urbano do município de Imperatriz/MA, policiais rodoviários federais abordaram um Honda/Fit de cor prata. Após minucioso trabalho de identificação veicular, a equipe chegou no automóvel original, com registro de roubo/furto no município de Natal/RN, desde 13/05/2013.

    A placa aparente do veículo abordado consta no sistema como emplacado em Recife/PE, tendo a proprietária sido contactada pela PRF e informado que está com o veículo original.

    Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação culposa.

    Fonte: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Três pessoas são presas pela PRF em ações de combate ao crime no Maranhão

    As ocorrências foram registradas durante a tarde de quarta-feira, dia 21 de outubro, nos municípios de Porto Franco, São Luís e Santa Inês.

    Apreensão de arma de fogo, recuperação de veículo roubado e cumprimento de mandado de prisão

    1° Ocorrência

    Por volta das 14h00, uma equipe da PRF estava realizando fiscalização quando abordou o veículo Fiat/Palio Wk Adven, cor branca.

    Quando foi pedido ao condutor e ao passageiro que desembarcassem do automóvel para averiguação, durante a busca foi encontrado um revólver cal. .38 e três unidades de munição.

    Foi dada voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido ao envolvido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Porto Franco.

    2° Ocorrência

    No km 14 da BR 135, no município de São Luís/MA, quando se iniciaram os procedimento por volta das 16h40, foi abordado o veículo VW/Gol 1.0L. Após consultas aos documentos (CRLV e CNH) aos sistemas de segurança, verificou-se que para o veículo consta ocorrência de furto registra em 17/08/2020 na cidade de Santo André/SP. O conduzido informa que alugou o veículo por volta do mês de julho de 2019 e que pagava as mensalidades com o cartão de um amigo, que durante a pandemia houve um problema no pagamento e a locadora não mais reconhecia a quitação do débito.

    Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de apropriação indébita de veículo. Automóvel e condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil da Cidade Operária.

    3° Ocorrência

    Em Santa Inês, no dia 21 de outubro do ano de 2020, por volta das 17h00, uma equipe da PRF compareceu no km 361 da BR 222, quando se iniciaram os procedimentos cabíveis.

    Ao abordar Honda/Pop 110i, cor preta e em consulta ao aos sistemas, constatou-se um mandado de prisão aberto em desfavor do seu proprietário, expedido em 13.05.2019.

    Diante das informações obtidas, foi dada ordem de prisão ao condutor, que foi encaminhado, ileso, à Delegacia Regional de Poícia Civil em Santa Inês/MA para as adoção a providências necessárias.

    Fonte: PRF

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.