Ciente do grande potencial do jovem médico, o Palácio dos Leões mostra abertamente que prefere disputar o segundo turno com Roberto Rocha

Lahesio Bonfim

No Maranhão, a máquina do governo do estado é viciada em moer e triturar quem entra no caminho. Mesmo cambaleante, dividida, rachada pela própria incapacidade de dividir entre si os louros do poder, agora as partes se esbofeteiam para se manter no poder e perto do cofre público. E tudo indica que, nesta peleja de cachorro grande, que rachou até o bloco coeso da Assembleia Legislativa, aquele que estará sentado no trono é quem deverá prevalecer puxando o foguete pela fuça e jogando-o ao solo. E isto não será feito sem estratégias. Entre tanta concorrência e confusão os leões também estão montando um script para tentar vencer a chamada terceira via, hoje representada pelo prefeito de São Pedro dos Crentes, o médico Lahesio Bomfim, pelo senador Roberto Rocha, que no frigir dos ovos deverá sair para o senado, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, que talvez nem saia candidato, e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que deverá repetir 2018 e sair para federal.

O que se percebe, no entanto, é que o maior perigo para os interesses da poderosa máquina, provavelmente não será o concorrente amigo, aliado casuisticamente rebelado, praticante da tradicional política clientelista cara, das vultosas quantias, do toma lá dá cá, largamente praticado nos rincões, onde a educação é escassa e a pobreza é abundante. O grande temor dos poderosos não são as raposas viciadas e cevadas nas tetas dos cofres públicos, pois os “diferentes” sempre acabam se entendendo. O medo do grupo de Dino e Brandão é que Lahesio Bomfim se torne um nome muito conhecido entre os maranhenses, vez que eles sabem que o prefeito da pequenina cidade de São Pedro dos Crentes tem um potencial inimaginável de crescer e de se consolidar como a única via não alinhada ao governo de plantão.

É por isso que lançaram uma isca tentadora para o senador Roberto Rocha e, por tabela, para o presidente Bolsonaro, produzindo pesquisa que destaca o senador como o “provável nome que disputará o segundo turno com Carlos Brandão”. Está mais que provado que Roberto Rocha não tem potencial para disputar o governo contra a máquina do estado. A título de exemplo, na última eleição para governador (2018), Roberto Rocha obteve apenas míseros 2,05% dos votos, somando apenas 64.446 sufrágios, votação insuficiente até para se eleger deputado federal. Eles sabem que Roberto nunca deixou de sonhar com o mesmo destino do pai, o ex-governador Luiz Rocha, que comandou o estado no início dos anos oitenta. E tentam fazer joguinho na tentativa de traze-lo para o confronto, que terá resultado bem previsível. Mas não é a primeira vez que eles jogam isca apostando na vaidade e na ambição da “vítima”. De 2021 para cá, foi insistente a publicação de pesquisas dando ampla vantagem à ex-governadora Roseana Sarney para o governo do Estado. É sabido que ela tem um eleitorado fiel e persistente, mas é macaca velha na política e sabe muito bem quando a esmola é grande e se faz necessário desconfiar. Roseana é pré-candidata à Câmara Federal.

Lahesio Bomfim é o concorrente temido pelos Leões

O último anzol lançado pelo Palácio dos Leões, na tentativa de atrair RR e a massa de eleitor insatisfeita com a gestão Dino, visa diminuir o crescimento de Lahesio Bomfim, considerado o melhor prefeito do Norte e Nordeste do Brasil, e eliminar o grande concorrente de Flávio Dino ao Senado deixando assim o caminho livre para o socialista ocupar a cadeira senatorial e, ao mesmo tempo, facilitar a vida de Brandão na disputa para o governo do estado. Seria o mundo dos sonhos para a dupla pessebista.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"São Luís terá um governador amigo da cidade e amigo de todos os maranhenses, que coloca ...
Leia Mais
Um vídeo circula nas redes sociais com imagens de um ferryboat da Internacional Marítima à deriva ...
Leia Mais
Em 2017 o governo do estado do Maranhão, atendendo às necessidades de profissionais para a Agência ...
Leia Mais
O deputado estadual Zé Inácio usou a tribuna da Assembleia nesta quarta-feira (11) para destacar a ...
Leia Mais
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) declarou inconstitucional resolução do município de Buritirana, que criou ...
Leia Mais
Por que apoiar o projeto de reeleição do deputado federal Hildo Rocha? O que o parlamentar ...
Leia Mais

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.