A eleição de hoje, quinta-feira (14) na disputa pela presidência da Famem é o pontapé mais evidente de como será o cenário para a sucessão do governador Flávio Dino em 2022. A disputa, neste momento, é travada entre os candidatos Erlânio Xavier (Igarapé Grande) e Fábio Gentil (Caxias).

Na verdade, a guerra acontece entre os dois nomes mais citados como candidatos a governador, senador Weverton Rocha e o vice-governador Carlos Brandão. Ambos da mesma base aliada de Flávio Dino.

O vice-governador entrou de corpo e alma na campanha de Fábio Gentil e durante os últimos nove dias recebeu cerca de 160 dos 217 prefeitos maranhenses em audiência no Palácio dos Leões na condição de governador interino.

Não fez nenhum convênio, mas avalizou pedidos de vários, com promessas de que intercederá junto a Flávio Dino para a concretização dos pleitos. Ocorre que ampla maioria dos municípios encontra-se em situação de inadimplência e não pode receber agora convênios.

Mas o deputado federal Josimar do Maranhãozinho se colocou à disposição dos prefeitos, inclusive oferecendo suas emendas. O parlamentar aparece como uma terceira via para concorrer na sucessão estadual de 2022, com o apoio firme de 41 prefeitos.

Do lado de Erlânio tem o senador Weverton Rocha, que tem a simpatia de boa parte da classe política e vem liderando para governador, mas faltam ainda quase dois anos para o dia do pleito.

O atual presidente da Famem vem realizando um excelente trabalho na Famem. Porém, a disputa extrapolou os muros da entidade, que congrega 217 prefeitos.

Não existe um prognóstico certo de quem vencerá e é correto afirmar que quem ganhar a disputa não será por mais de 12 votos de diferença. É aguardar e conferir!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.