Não se teve nenhum registro de mortes ou mesmo de cenas de violências nos arraiais juninos de São Luís. A estratégia preventiva do Sistema de Segurança funcionou, com policiais militares garantindo a tranquilidade dos festejos, inclusive com monitoramento feito por helicópteros. A festa junina teve um brilho especial em todos os circuitos, mas uma informação não agradou no último dia 30 quando o governador anunciou a saída do secretário Diego Galdino.

Em todos os arraiais no centro e bairros da cidade, segurança foi a marca do período. Motos e viaturas estiveram presentes, notadamente no Arraial do IPEM que concentrou o maior número de pessoas, assim como no Reviver e Praça Maria Aragão.

Atrações diversas, mas culturalmente ligadas aos festejo, abrilhantaram o São João da capital. O já famoso “Pertinho de Você” foi um sucesso de público e não houve registros de violência.

Porém, uma notícia deixou os brincantes e os que acompanham os festejo de junho: o deslocamento do secretário de Cultura, Diego Galdino, para a Secretaria de Governo. Desde o carnaval que o jovem talentoso demonstrou competência e sensibilidade para inovar nos períodos momesco e junino.

Galdino já tem marca e aceitação em todos os cantos da ilha. E, quem sabe, pode até despontar como uma opção do governador para que seu grupo continue com o comando da Prefeitura de São Luis.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.