Antes de Edivaldo Holanda Júnior, outro ex-vereador também foi eleito prefeito de São Luís: Tadeu Palácio. Na disputa de 2020, dois atuais vereadores estarão na disputa: Osmar Filho e Astro de Ogum.

Tadeu Palácio foi vice-prefeito de Jackson Lago e assumiu quando Lago foi disputar o cargo de governador. Um ano e meio depois foi reeleito  no primeiro turno.

Edivaldo Holanda Júnior foi vereador e em seguida eleito deputado federal. Disputou o cargo de prefeito pela primeira vez e ganhou, sendo reeleito quatro anos depois.

Entrarão na próxima disputa os vereadores Osmar Filho e Astro de Ogum. O primeiro é presidente da Câmara Municipal de São Luís e terá o apoio das principais lideranças do seu partido, o PDT, assim como da militância.

O nome de Osmar Filho vem sendo trabalhado desde que ganhou a presidência da Câmara Municipal. Político que sabe agregar e habilidoso entre seus pares, passou a contar com a simpatia do governador Flávio Dino e do PCdoB.

Para se aproximar das bases, ele vai colocar na prática o projeto da Câmara Itinerante, ouvindo de perto os anseios da população e, com a ajuda da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado, levando a solução. É nesse aspecto que poderá tornar-se o candidato mais viável.

Astro de Ogum, que faz política sem alardes, vai penetrando de mansinho nas bases, começando pela zona rural. O ex-presidente da Câmara aproveitou a campanha de reeleição de Flávio Dino e da eleição de Márcio Jerry para resolver problemas de comunidades menos assistidas. E fincou raízes na periferia.

Em qualquer pesquisa que se preze, o nome de Astro é forte nas áreas mais pobres de São Luís. Porém, não demora muito vai enxergar pelo retrovisor o avanço de Osmar Filho.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.