O projeto é desenvolvido pela prefeitura municipal e beneficiará dezenas de famílias

Uma ação desenvolvida pela pela Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, promete revitalizar um espaço de produção tradicional do município e, assim, beneficiar a população de agricultores da região. Trata-se do Projeto Itapiracó, que já está sendo executado na comunidade homônima, onde máquinas já preparam o terreno para receber as sementes de feijão, primeira etapa do cronograma de plantio.

O Itapiracó é formado por uma área de aproximadamente 100 hectares de terras agricultáveis. Destes, cinco estão sendo preparados para a primeira etapa do projeto, que é o cultivo do feijão. De acordo com a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), o projeto prevê o incremento da agricultura no município, por meio da inserção de tecnologia. “Estamos trazendo tecnologia para o homem do campo, como a irrigação, insumos de qualidade, para melhorarmos a produção em nosso município”, destaca.

Para ajudar a viabilizar o Projeto Itapiracó, a Prefeitura de Rosário conta com o apoio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp). “A Agência está doando as sementes para a Secretaria de Agricultura e nós estamos repassando aos trabalhadores rurais”, explica o secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Valter Costa. Já a Prefeitura de Rosário, segundo o secretário, é responsável por todas as ações de preparo da terra, o que inclui a disponibilização de máquinas. “A assistência técnica também é garantida pela Secretaria de Agricultura”, acrescenta.

Essa fase inicial do projeto está contando com a participação de 20 agricultores, 10 deles do povoado de Boa Vista e os demais de Itamirim. “Consequentemente, cerca de 20 famílias serão beneficiadas pelos resultados deste projeto-piloto”, destaca o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Valter Costa.

Também participam do projeto seis acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão. “Eles irão auxiliar na assistência técnica e no cadastramento de agricultores”, explica Valter Costa.

Ciclos
Essa primeira etapa do projeto, que dura de 60 a 90 dias, consiste na inserção do cultivo do feijão. Paralelamente será iniciado o plantio de melancia “e assim daremos o start na produção de frutas nesta área, que em breve, também, receberá sementes hortaliças”, revela Valter Costa.
A escolha do Itapiracó para o projeto-piloto, segundo o secretário, deu-se por esta área ter sido de grande produtividade há alguns anos. “Aqui já foi um grande celeiro agrícola há alguns anos. Queremos resgatar isso e movimentar nossa economia, o que irá trazer muitos benefícios para toda a nossa população”, enfatiza.

O agricultor Pedro Saraiva, um dos participantes do ‘Itapiracó’, revela ser, exatamente, a geração de emprego e renda uma das grandes motivações em participar do projeto-piloto. “Estamos torcendo e apoiando esse projeto. Queremos que vá pra frente, pois precisamos de trabalho. Só assim teremos mais empregos para nossa gente”, disse.

O secretário de Agricultura também se mostra otimista. “O início deste projeto já irá beneficiar parte de nossa população, mas, na medida em que formos inserindo mais culturas, um número maior de famílias será incluído no processo e poderão desfrutar dos resultados”, finaliza Valter Costa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.