O delegado Joviano apreendeu ontem 13 máquinas caça niqueis que haviam sido retiradas de uma casa de bingo ao lado do Mercado Central. Somente ontem, Joviano apreendeu 39 máquinas, perfazendo um total de mais de 300 nos últimos meses.

Por conta do uso indevido das maquinas de azar, o delegado prendeu um policial que, segundo ele, confessou ter extorquido do dono do ponto R$ 500. Ele fechou o local e quando voltou na noite de quinta-feira, no momento em que policiais da Seic estavam na porta da casa de jogos houve um sério desentendimento, sendo o delegado até acusado de proteger o bingo.

Depois que os policiais arrombaram a casa, as máquinas não estava mais lá para surpresa, inclusive, do delgado, que considerou a atitude dos policiais como retaliação ao fato de ter mandado prender o agente.

O Sindicato dos Policiais Civil (Simpol), divulgou nota de repúdio contra o delegado, e levantando suspeitas sobre seu comportamento, ma a Associação dos Delegados rebateu em nota oficial e defendeu Joviano Furtado.

Abaixo a nota da Adepol:

ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO MARANHÃO – ADEPOL MA

MOÇÃO DE DESAGRAVO

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Maranhão –  ADEPOL/MA vem a público  MANIFESTAR TOTAL APOIO ao Excelentíssimo  Dr. JOVIANO FURTADO DE MENDONÇA, Delegado Polícia Civil do Estado do Maranhão, Classe Especial, atualmente  Titular em exercício na 1ª DP, registrando veemente repúdio às insinuações e declarações infundadas, proferidas por alguns Investigadores de Polícia Civil com exercício na SEIC, os  quais foram registrados em diversos vídeos e por eles próprios divulgados, que revelam tratar-se de retaliação e execração pública da autoridade Policial, importando em verdadeira escândalo que concorreu para comprometer a instituição, fazendo-o pelas razões e nos termos seguintes:

O Dr. Joviano Furtado de Mendonça vinha recebendo informações de que dois homens estariam se apresentando em casas de bingos e caça-níqueis como policiais e praticando extorsões utilizando o seu nome e de outros dois Delegados de Polícia.

No dia 04 do corrente mês recebeu uma denuncia de que estes servidores estariam num estabelecimento no mercado Central e, por ser de sua circunscrição, diligenciou ao local acompanhado de dois Investigadores de Polícia e um motorista policial, oportunidade em que constatou a presença do Investigador de Polícia JOSÉ VIEIRA DA COSTA JUNIOR e uma funcionária do estabelecimento de nome PAULA RENATA SILVA, a qual relatou que havia sido extorquida da quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais) e que seu parceiro policial de prenome AUGUSTO teria saído “escoltando” a gerente para arrecadar mais dinheiro a fim de chegarem a um “entendimento”.

Diante desta evidência, considerando inclusive que os policiais são lotados na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, restou ao Dr. JOVIANO FURTADO cumprir sua obrigação conduzindo o Investigador de Polícia e funcionária da casa de bingos e caça-níqueis para a 1ª DP, fechando o estabelecimento e retendo a chave da porta de acesso, para proceder a Lavratura do Auto de Prisão em Flagrante do Agente de Polícia flagrado, que se estendeu até por volta das 21h, ficando a diligências complementares para o dia seguinte.

Vale registrar que a Delegacia da 1ª DP de São Luís conta com apenas três investigadores de polícia, já com idade avançada, e um motorista policial, razão pela qual o Delegado ficou impossibilitado de fazer o transporte das máquinas caça-níqueis na mesma noite. Destacamos que o Dr. JOVIANO FURTADO acionou a Superintendência de Polícia Civil da Capital, que se fez representar por uma Delegada Assistente da SPCC e um Investigador, os quais saíram durante a lavratura do APF.

Importa frisar que o Dr. JOVIANO FURTADO já lavrou anteriormente dois procedimentos policiais contra o proprietário da mesma casa de Bingos e caça-níqueis. Ocorre que, na tarde do dia 05/10/2016, agentes da SEIC-SENARC resolvem realizar uma operação tendo como alvo o contraventor vítima de extorsão praticada reiteradamente por policiais, autorizados por Delegado do Departamento de Combate ao Crime Organizado ausente no local dos fatos.

Da análise dos vídeos e áudios amplamente divulgados em redes sociais e imprensa, resta evidenciado que a retaliação ao contraventor foi transferida ao Dr. JOVIANO FURTADO, através de uma conclusão precipitada e equivocada por parte de alguns agentes da SEIC-SENARC em razão da Autoridade Policial ter retornado ao local para realização de diligência complementar. Não satisfeitos com a desconsideração à Autoridade Policial legalmente competente, no pleno exercício de suas atividades laborais, fizerem a exposição ilegal da imagem e insinuações infundadas, além de praticarem arbitrariedade tomado o celular e apagando os registros do repórter do jornal Atos e Fatos, confirmado em Nota de Repúdio do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão.

Esse episódio dantesco, proporcionado por alguns agentes da SEIC-SENARC, foi um péssimo exemplo de mau corporativismo e quebra sem precedentes de vários princípios e deveres institucionais, bem como práticas de várias infrações ao Estatuto da PCMA, que esperamos sejam rigorosamente apurados pela Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública, com individualização e responsabilização, inclusive com repercussão nas esferas cível e criminal.

Ao cabo, assevero que a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Maranhão vê-se impulsionada em

DESAGRAVAR – ante ao agressivo, desmedido e, acima de tudo, desrespeitoso e inadmissível comportamento de alguns agentes da SEIC-SENAR dispensado ao Dr. JOVIANO FURTADO DE MENDONÇA, profissional sério, honrado e com extenso e imaculado rol de serviços prestados ao Maranhão durante 26 anos no cargo de Delegado de Polícia Civil; não se tratando de confronto entre carreiras ou qualquer outra querela, como muitos gostam de vislumbrar, mas sim de medida atinente a resgatar a boa imagem pública do associado ofendido na sua honra e o bom conceito da Instituição Policial Civil e da função pública, bem como hierarquia/disciplina, protestando pelo bom corporativismo e buscando zelar pela consolidação dos laços de cooperação entre as diversas carreiras da Polícia Civil e entidades de classe.

São Luís/MA, 07 de outubro de 2016

MARCONI CHAVES LIMA

PRESIDENTE DA ADEPOL /MA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.