IMG_4163O líder do PV na Assembleia Legislativa, deputado Rigo Teles anunciou na quarta-feira (23), durante pronunciamento na tribuna da Casa, que o Governo Federal, por meio do Ministério da Aviação Civil, acaba de autorizar a construção de quatro novos aeroportos: em Barra do Corda,  Bacabal,  Barreirinhas e Balsas.

O anúncio foi feito depois que Rigo Teles participou em Brasília (DF), acompanhado do líder do PV na Câmara Federal, deputado Sarney Filho – em reunião com o Ministro Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Mauro Lopes, para tratar sobre a construção de aeroportos no   Maranhão.

Para o deputado Rigo Teles, a reunião foi de fundamental importância para a população do Estado do Maranhão, especialmente para Barra do Corda, sua terra natal, onde o Governo Federal construirá um moderno aeroporto, que é uma antiga reivindicação defendida pelo parlamentar durante seus cinco mandatos.

Durante a reunião, o deputado Rigo Teles recebeu com empolgação do Ministro Mauro Lopes, que vê o Maranhão no leque de desenvolvimento nacional. O ministro prometeu que irá acelerar o processo de licitação, para que as licenças de construção dos quatro aeroportos sejam liberadas o mais rápido possível.

Na avaliação de Rigo Teles, a construção dos quatro novos aeroportos é de grande importância para o Estado do Maranhão, pois hoje só temos aeroportos de grande e médio porte em São Luís e em Imperatriz, que permitem receber os aviões de categoria equivalente a ATR-42, que já foi acrescido para ATR-72.

O AEROPORTO DE BARRA DO CORDA

O parlamentar comentou que esses voos são feitos no Maranhão pela Azul, com o avião turboélice para 72 passageiros.  “Os aeroportos são de grande importância para o crescimento do Estado do Maranhão e para o Nordeste, pois as pessoas terão mais facilidade em viajar em aviões”, afirmou Rigo.

Durante reunião com Eduardo Henn Bernardi, diretor do Departamento de Gestão da Secretaria de Aviação Civil e da Secretaria de Aeroportos, e com o secretário Leonardo Cruz, da da Secretaria de Aeroportos, o ministro pediu prioridade na construção e no levantamento dos projetos dos aeroportos do Maranhão.

Em sua fala, Rigo informou que são três as etapas de licitação das obras. O estudo de viabilidade técnica, a avaliação da infraestrutura atual e proposta de cenário do investimento da decisão, e estudo preliminar, com minucioso detalhamento do cenário de investimento com o uso de levantamento topográfico efetuado.

De acordo com Rigo, o anteprojeto, na etapa final para licitação das obras integradas, serão agregadas informações de licenciamento ambiental e ensaio de sondagens. No documento preliminar, a previsão estimada para construção do aeroporto de Barra do Corda é de R$ 28.370.000,00( vinte oito milhões e trezentos e setenta mil reais).

O aeroporto de Barra do Corda terá área de 682 m² um terminal para 72 passageiros, pista de pouso de 1.250m de extensão por 30m de largura, pátio de aeronave novo com 10.800m, com seis posições, seção contra incêndio e operação de instrumento por IFR, que é o afastamento previsto para futura ampliação para 3C-IFR.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Evento no Povoado Bela Vista promete homenagear e presentear as mães da região. Sorteios incluem prêmios ...
Uma excelente notícia para Paço do Lumiar foi revelada durante a Oficina do Sebrae Maranhão "Destino ...
Faltam apenas 02 dias para vivermos juntos essa experiência única. Com um amplo estacionamento seguro, um ...
Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, tem relação de amizade antiga com proprietário de empresa contratada ...
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, estará em ...
O evento será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, na área externa do São ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.