Nomeação de novo superintendente gera crise no DNIT do Maranhão
Funcionário dos DNIT no Maranhão estão revoltados e não aceitam a nomeação do novo superintendente do órgão. E por isso lançaram uma nota de repúdio à indicação de Maurício Abreu Itapary, que é formado em Geografia, em substituição ao engenheiro Gerardo Freitas Fernandes, irmão do deputado federal Pedro Fernandes.
Veja a nota dos servidores:
Nota de Repúdio a nomeação de pessoa alheia à engenharia rodoviária, sem a qualificação necessária para exercer a função de Superintendente Regional do DNIT no Estado do Maranhão.
Os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Maranhão, que aqui subscrevem, repudiam veementemente a nomeação de pessoa alheia à engenharia rodoviária, sem a qualificação necessária. E em total desacordo com Portaria exarada pelo próprio Ministério dos Transportes, a qual fixa como privativa de servidor de carreira a chefia da Superintendência.
Lamentamos ainda a exoneração do Engenheiro° Gerardo de Freitas Fernandes, técnico da casa, que vinha conduzindo com rara mestria os rumos da Superintendência, na condução de obras de grande relevância no Estado.
Atualmente, as dificuldades financeiras do governo federal têm proporcionado desafios gigantescos para a manutenção das condições de tráfego nas rodovias federais em nosso Estado, o que somente um administrador experimentado na área poderá superá-los de forma satisfatória.
Ressaltamos que, em 30 de julho de 2015, o Senhor Ministro dos Transportes estabeleceu a Portaria nº 187, que estabelece as diretrizes e condições para as nomeações de cargos em comissão no DNIT e, que, em seu artigo 1° torna privativa para os servidores das carreiras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e para os servidores investidos em cargos do Plano Especial de Cargos do DNIT a nomeação para os cargos de Coordenadores-Gerais e Superintendentes Regionais.
Portanto, não sendo mantido o engenheiro Gerardo de Freitas Fernandes, no cargo, entendemos que nos quadros técnicos do DNIT no Estado do Maranhão e nos demais Estados do Brasil, existe pessoal com formação de doutores, mestres e especialistas na área de Infraestrutura de Transportes com experiência e qualificação necessária para suprir as exigências de tão relevante cargo e que contará com todo o apoio dos demais servidores desta Superintendência.
Entendemos que não está caracterizada a excepcionalidade, inscrita no parágrafo 3° da citada portaria, que justifique a nomeação de servidor público estranho aos quadros do DNIT, notadamente alguém, que possui cargo de nível médio de PROGRAMADOR III, do INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTISTICO NACIONAL do Ministério da Cultura, com formação superior em áreas que não se comunica com a gestão da Infraestrutura de Transportes para assumir a importante função de Superintendente Regional deste Departamento, responsabilizando-se pela gestão de 3.162 km de rodovias pavimentadas em nosso estado e contando com 23 (vinte e três) contratos ativos de Conservação e Restauração, 2 (dois) de Adequação de capacidade e, 5 (cinco) de Sinalização Viária e mais 6 (seis) de Supervisão de Obras, além de 5 (cinco) licitações em andamento, incluindo a tão esperada conclusão da Duplicação da Rodovia BR 135/MA e da pavimentação da rodovia BR 226/MA, entre o povoado Baú e a cidade de Timon.
A nomeação de pessoa, sem a formação técnica e profissional adequada ao desafio de gerir esta Superintendência Regional no Estado do Maranhão, demonstra o retorno ao loteamento político dos cargos do DNIT em função do interesse político desalinhado com o resgate da credibilidade do órgão e da boa prática de Engenharia, ou seja, fisiologismo e clientelismo que somos totalmente contrários.
É incabível e merece o integral repúdio do corpo técnico do DNIT que a Superintendência do DNIT no Maranhão seja a ÚNICA (Repisa-se: a Única) a ser pilotada por uma pessoa alheia à engenharia rodoviária. Ressalte-se que, à luz da razoabilidade e da proporcionalidade, tal nomeação não pode prosperar.
Servidores da Superintendência do DNIT no Estado do Maranhão
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ESSE DNIT É O PIOR ORGÃO DO GOVERNO FEDERAL, JÁ TAVA NA HORA DE TIRAR ESSE INCOMPETENTE DAI, POIS AS ESTRADAS PRINCIPALMENTE A BR 135 TA LIQUIDADA, TALVEZ O PRÓXIMO GESTOR SEJA MAIS ATUANTE.
TALVEZ UM GEÓGRAFO ARRUME A CASA, UMA VEZ QUE UM “ENGENHEIRO” NÃO O FEZ.
Devia era ter saído todo mundo do órgão.
Permitir o roubo que se faz nas estradas é porque se locupletam também do dinheiro.
Permitir que pardais de multa sejam instalados com velocidades variadas, ora de 30, ora de 40, ora de 50 km/h ou em lombadas eletrônicas sem a mínima necessidade e em curvas, tudo isso somente no trecho São Luís / Peritoró, é uma vergonha, desrespeito, roubo a céu aberto através das empresas que aplicam esses aparelhos e recebem percentuais por multa recebida.
Tem que sair mesmo, pois fez descaso com as pessoas que usam as estradas federais. E as pessoas morrendo de jumento, vaca, boi transitando nas estradas.
Na BR, que competência é essa que não conseguiu nem mesmo a sinalização, tão necessária, no trecho do entroncamento a SL, já há anos deficiente. Pessoas morreram e morrem sem a sinalização na estrada, principalmente à noite…com chuva.
Ah se fosse escrever tudo.
Sorte deles é que a grande imprensa no Maranhão é pouco investigativa…sorte dele.
Boa sorte ao novo superintendente e sua equipe.
Até onde chega a miopia do Carlos e do Roberto: Portaria do Próprio Ministério dos Transportes EXIGE que o cargo seja ocupado por engenheiro do Órgão. O DNIT tem centenas e centenas de engenheiros rodoviários (será se não tem nenhum que preste?) Aí, o próprio Ministro que firmou a Portaria que determina que somente servidor de carreira ocupe o cargo, nomeia um servidor Nível Médio [[ele é Geógrafo lá pra os parentes dele, pois, no serviço Público, é Nível Médio. Se é formado, tem Curso Superior, e trabalha como Nível Médio, no mínimo é “lento”, pois tem-se reevelado incapaz de passar em concurso para Nível Superior, não?), do Ministério da Cultura, para gerir as atividades rodoviárias do Estado.
Ora, o atual chefe pode ser exonerado, pode. Mas essa exoneração não autoriza o gestor a rasgar as normas e mandar soldado dá ordens a oficial. Aí vira zona…
Wilson, se preocupa http://luiscardoso.blog.br/wp-content/plugins/si-captcha-for-wordpress/captcha/securimage_show.php?si_sm_captcha=1&si_form_id=com&prefix=Bi1LTTDwTtNwPu4rnão.. o GEÓGRAFO vai resolver tudo isso.
Fui ao DNIT recentemente e fiquei surpreendido positivamente com a reestruturação do órgão, o que antes era um “chiqueiro” agora apresenta condições mínimas de trabalho, fiquei feliz com que encontrei.
Não sei se a mudança se deu pelo gestor que sai, mas que houve algo no “reino na Dinamarca” isso posso afirmar.
Esses servidores do DNIT que fizeram essa monção de repudio devem é tomar vergonha na cara e procurar é trabalhar em prol do serviço público e não ficar fazendo manifestação de apreço e desapreço que é inclusive vedado pelo inciso V, Art. 117 da Lei 8.112/90. Ainda mais num completo ato de covardia em não mostrar os nomes de quem assinou tal manifestação. Achar que as Superintendências do DNIT só podem ser administradas por profissional com formação em Engenharia ou que seja servidor do quadro é puro fisiologismo. As estradas do Maranhão são as piores possíveis. Tudo bagunçado, mal tratado, esculhambado e ainda vem uma manifestação dos que deveriam fazer alguma coisa com a intenção de deixar tudo como está, inclusive enaltecendo a brilhante competência do Superintendente que se despediu. Ora senhores se era competente porque as nossa estradas são as piores da região. Todos nos sabemos que é só sair da fronteira do Maranhão e entrar no Piauí que as condições das estradas melhoram consideravelmente. Não sei dizer se um Superintendente com formação em Geologia irá administrar melhor as nossas estradas, mas tenho certeza que pior do que estar não fica.
KKKK. É hilário esse tipo de manifestação. Até parece que o governo estar preocupado com servidores do DNIT Maranhão neste momento de extrema turbulência. Boa sorte ao Geógrafo. Agora é a sua vez. Faça o melhor que puder. Não deixe se intimidar por uma minoria insatisfeita, incompetente e invejosa porque gostariam de estar em seu lugar.
Francilda, minha “çábia”, as Normas do Ministério dos Transportes assim determinam e o Ministro é o primeiro a rasgar as normas. Vai vê que não demora muito vão nomear um Alfaiate para fazer estradas no Maranhão.S
Armando, meu velho não importa se é geógrafo, alfaiate, gari, pescador, carroceiro, ou CDF, o importante é que faça o serviço que os DOUTORES não fizeram.
O DNIT deveria nomear um carroceiro, acostumado às condições das estradas do Maranhão.
“Armando, meu velho não importa se é geógrafo, alfaiate, gari, pescador, carroceiro, ou CDF, o importante é que faça o serviço que os DOUTORES não fizeram”. Bichão, ele não fica… se o deputado que o indicou não indicar alguém com capacidade técnica para o cargo – assim já aconteceu em outras Superintendências do DNIT – o TCU, a CGU e o Judiciário vão mandar ele pra casa em dois tempos. Existe regra e não é um deputado que vai rasgá-la.
O último caso – já agora em junho de 2015 – aconteceu no Piauí.
= = = =
Ah! A questão do DNIT não é técnica, é de recursos públicos federais. A Doutora Presidente raspou o tacho, mandou duplicação da 135 pras cucuias, assim como acabou com a Refinaria. E o Comunista, acocorado na sua natureza, só faz dizer amém.
É isso!!
Outra: ele é geógrafo, mas no serviço público, é nível médio. O que esse fato demonstra? Que não tem competência sequer para ser aprovado em um concurso público para Nível Superior…
Conheço o Maurício e sei que passou muitos anos na iniciativa privada, talvez por isso não tenha feito o concurso para nível superior, e o importante é que ele faça um excelente trabalho.
Sucesso!!
A Senhora Francilda que citou artigo da Lei 8112, deveria ler um pouco melhor a matéria e verificar que a proibição que trata o inciso V do art. 117 da Lei 8112/90, se refere a apreço ou desapreço no local de trabalho.
Mas já que conhece a lei você poderia também ler o inciso X do mesmo artigo 117 que proíbe o servidor público de:” X – participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.784, de 2008″.
Pesquisando rapidamente na internet o nome do novo indicado verifica-se várias ocorrências onde o nome dele aparece como representante de uma construtora local.
Só lembrando a Sra. Francilda que o descumprimento deste preceito enseja demissão do serviço público.
Que fique bem claro que não somos contra ou a favor de nenhum nome só lutamos para que o serviço público não seja penalizado com a ingerência política de forma a dificultar ainda mais o atendimento da necessidade da população de estradas seguras em com boa condição de tráfego.
Raimundo Nonato, dá uma acessada nos sites dos Tribunais, especialmente o do Trabalho, e verás a “eficiência” do Maurício na iniciativa privada. Atolado até o pescoço em dívidas trabalhistas, recebendo R$3.000,00 (isso mesmo) por mês no IPHAN, será se não vai precisar das “gorduras” do DNIT pra “limpar as penas”? Ah! A PRIMOR (essa empresa é um primor!), empresa na qual tinha poder de direção, é aquela que fez pontes fantasmas na “era Zé Reinaldo”, que, na Operação GAUTAMA, levou Zé Noel pra cadeia.
A escolha do cargo de Superintendente do DNIT deve seguir critérios. O mais importante dos critérios é técnico. Por ultimo, o político. Sou servidor público federal e sei que um órgão não funciona quando o seu chefe não tem a simpatia dos seus pares. É pagar para ver.
Caro “Armando A Madeira” pelo pouco que entendo de administração pública, os cargos de Comissão DAS são de livre nomeação e exoneração e independem de grau de instrução, raça, religião ou orientação sexual, tampouco se o candidato é funcionário de nível médio ou superior. Vejo que vc tem um certo preconceito por servidores de nível médio ao atribuir que são “incapazes” de passar em concurso a cargo de nível superior. Vc só deve ser algum funcionário público de nível superior e que deva se achar “superior” por essa condição. Parabéns! Quanto a afirmação em dizer que ele (o geografo) “não fica”, pois será tirado pelo TCU, CGU e Judiciário, acho pouco provável e nunca li notícias a respeito.
Senhor Funcionário Público a manifestação de vcs fizeram foi no “local de trabalho” e contra um colega de trabalho que é servidor público federal igual a vocês e que agora faz parte da mesma repartição.
Essa questão do indicado ser administrador de alguma empresa, somente uma comissão processante terá competência para apurar tais fatos. É bom que o candidato já fica avisado. Te cuida Mauricio Itapary. Já estão querendo te derrubar antes do tempo.
Venho aqui informar àqueles que estão em defesa do “geólogo” novo superintendente do Dnit/MA.
a NOTA DE REPÚDIO dos servidores não é contra a exoneração do atual superintendete, mas sim pela nomeação de uma pessoa sem formação correspondente à do cargo. Ressalte-se que o o novo superintendente está em um cargo de nível MÉDIO no IPHAN, e nos bastidores a notícia é de que nem a capacidade de passar em concurso, o mesmo teve. Foi EFETIVADO no cargo. Melhor então nem comentar sobre a empresa PRIMOR, cujo sócio é o “geólogo” e responde a processos.
Puro interesse político a sua nomeação, visto a quantidade de pessoas bem qualificadas que o órgão possui, e com as qualidades necessárias para assumir cargo de tamanha natureza.
Superintendentes têm que administrar. Se for limpo e desenrolado, bem articulado politicamente e conseguir retomar e concluir a obra de duplicação … Seja bem vindo. Encare o desafio. Seu nome está em jogo.
Tem gente que não sabe nem o que fala. Quer dizer que na gestão anterior não foi feito nada? E que alguém que não sabe nem emitir um ofício vai saber fazer? Alguém já passou nas Rodovias BR 226, BR 230, BR 010?? Ahh… Fica a dica para quem não sabe as coisas ficar de boca calada que é melhor. Quem trabalha no órgão sabe o que está acontecendo. E sim. Para o cargo deve ser nomeado o devido profissional que fez Ensino Superior e Especialização em Rodovias!!! Nada contra a pessoa que foi nomeada. Não conheço. Mas espero que ele saiba emitir pelo menos um Memorando.
Absurdo essa carta de repúdio!! Não cabe ao Gestor, a obrigatoriedade de deter a especialização afim. Cabe à sua equipe, o domínio dessa formação técnica!