Secretaria Jacilene Corrêa entregando CDISecretaria Jacilene Corrêa entregando CDI

A Prefeitura Municipal de Bacabeira, por meio da Junta de Serviço Militar no município realizou a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos jovens que completaram 18 anos em 2014. Esta foi a primeira turma a receber o certificado. O órgão foi implantado em setembro de 2014. Naquele mesmo período, o prefeito Alan Linhares foi empossado como presidente da JSM.

A cerimônia aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde os jovens prestaram compromisso à Bandeira do Brasil, cantaram o hino nacional brasileiro e receberam os certificados. Participaram da solenidade a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, Jacilene Corrêa, responsável pela JSM, secretários municipais e vereadores.

De acordo com secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, Jacilene Corrêa, o CDI é um documento que regulariza a situação dos jovens perante o serviço militar e é indispensável para a vida profissional. “É um documentário obrigatório, uma espécie de comprovante, em que o jovem se regulariza com o serviço militar”, explicou. A falta do certificado implica em prejuízo aos jovens. “O jovem fica impedido de assumir cargos ou função pública e na retirada de outros documentos”, concluiu.

A Secretária de Administração, Vilany Rodrigues, que representou o prefeito Alan Linhares, salientou a importância do Serviço Militar e o sentimento de amor à pátria. “A nossa administração vem dando uma atenção especial a nossa juventude seja na formação profissional, na inserção no mercado de trabalho ou no lazer. Hoje, os jovens demonstraram o compromisso com a pátria, com a nação e com valores como honra, ética e cidadania”, pontuou.

As Juntas de Serviço Militar são órgãos executores do serviço militar, onde é feito, por exemplo, o alistamento militar unificado para o Exército, Marinha e Aeronáutica. As Juntas são presididas por prefeitos, tendo como secretário um funcionário municipal de reconhecida idoneidade moral e profissional.

No Maranhão, a execução desses serviços é de responsabilidade direta da 8ª Região Militar, tecnicamente subordinada a 27ª Circunscrição de Serviço Militar.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.