Existem no Maranhão cerca de 2 milhões de jovens com idade entre 18 a 29 anos de idade. Desse total, cerca de 47% sobrevive com menos de meio salário mínimo e 23,9 % não estuda e nem trabalha, o que demonstra o quanto a juventude ainda está alheia a sua capacidade produtiva para o desenvolvimento do Estado.

Os dados são da Secretaria da Juventude do Estado do Maranhão, apresentados durante o evento de lançamento do Plano de Ação da SEEJUV ocorrido no dia 20 de fevereiro. Durante o evento houve espaço para uma tribuna livre onde os jovens da plenária puderam contribuir com suas sugestões de implantação de políticas públicas nas áreas da educação, emprego e geração de renda, saúde, inclusão social dentre outras.

É nesse contexto que o IBRAPP apresentou um banco de projetos e soluções para a inserção de jovens no mercado de trabalho. As propostas de execução de projetos que mais se destacaram foram: Projovem – Maranhense Trabalhador – Juventude Cidadã e o Projeto Jovem Cidadão, que em suma promovem oportunidades de trabalho, emprego e renda para jovens em situação de vulnerabilidade que estejam fora do mercado de trabalho por meio de qualificação sócio-educativo-profissional.

A pertinência da implantação de tais projetos, de acordo com o IBRAPP, pode justamente auxiliar a SEEJUV a utilizar a população dos jovens como uma força motora para um desenvolvimento mais amplo do Maranhão, uma vez que os referidos projetos estão alicerçados em três eixos: inclusão social, educação e geração de renda.

É bom lembrar que 30% da população Maranhense é composta de jovens que buscam trabalho e melhorias em sua qualidade de vida.

Os projetos apresentados podem ser uma boa saída a ser implantada no Estado que tem a falta de renda como um entrave para o desenvolvimento.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O prefeito de São Luís Eduardo Braide tem experimentado, desde que começou as suas intervenções de ...
Em parceria com o Senai, programa de qualificação gratuita vai oferecer 450 vagas para cursos que ...
Após reunião com líderes da administração, a Prefeita Paula Azevedo(PCdoB) e a secretária de Educação Kênia ...
Na última terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.