Os representantes de 24 estados brasileiros que participam do Encontro de Secretários e Gestores de Esporte e Lazer, em São Luís, elegeram na noite de sexta-feira (6) a nova diretoria do Fórum Nacional, que organiza o evento para integração das políticas públicas estaduais direcionadas a área. Para a presidência do Fórum Nacional foi eleito, por unanimidade, o titular da Secretaria de Esporte e Lazer do Maranhão, Márcio Jardim. Para o cargo de vice-presidente de relações institucionais, foi eleito o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes.

O Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer é uma associação civil sem fins lucrativos, composta pelos titulares das secretarias de esporte e lazer do Brasil. O objetivo da organização é aprimorar e integrar políticas públicas estaduais do esporte e lazer, incentivar o funcionamento das entidades de esporte, democratizar o acesso ao esporte, dentre outras ações estratégicas para a promoção do esporte.

Antes da eleição, o ex-presidente do fórum, José Joacy Bastos, discursou sobre o papel da associação. “O papel do fórum não é ser apenas um parceiro, mas oferecer ideias, sugerir demandas e acompanhar ativamente os projetos, até vê-los se tornando realidade”, disse.

Depois de empossado como novo presidente do fórum, Márcio Jardim agradeceu a todos os secretários e gestores presentes e firmou o compromisso de trabalhar com determinação: “Eu acolho a indicação a essa presidência como uma homenagem ao estado do Maranhão. E nós aqui firmamos o compromisso de trabalhar com paixão para alcançar os melhores resultados para o esporte do nosso país. O governador Flávio Dino é ciente da importância do esporte no processo de melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens”, disse.

Durante o evento, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, fez apresentação detalhada sobre os legados dos megaeventos esportivos já sediados pelo Brasil. Leyser fez o resgate da evolução histórica do esporte no país desde a criação do Ministério do Esporte, em 2003, passando por leis e planos de incentivo que abriram portas para ações mais concretas em prol do esporte e lazer. O secretário apresentou ainda, em números, os resultados olímpicos do país no último ano e o andamento das obras das Olimpíadas Rio 2016.

Após a explanação do secretário executivo, os gestores debateram o tema e falaram sobre o trabalho feito em seus estados. Na ocasião, a ex-jogadora de vôlei e atual secretária de esporte e lazer do Distrito Federal, Leila Barros, destacou a importância da participação ativa do atleta no fortalecimento do esporte.

“Eu sei o que o esporte promoveu na minha vida e sei da força que ele tem. Acredito que o governo federal também está entendendo a força que o atleta tem perante o poder e devemos lutar pra que o esporte seja de fato reconhecido no plano de governo federal”, afirmou.

Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, o esporte deve ser visto sempre como fator de inclusão social. “O esporte deve ser visto como fator que pode tirar pessoas das drogas e da violência. Para isso precisamos efetivá-lo como política de estado. Esse processo já está em andamento e devemos continuar nesse caminho”, avaliou.

Os pentacampeões mundiais Cafu e Edmilson de Moraes apresentaram os projetos sociais que desenvolvem atualmente e conclamaram os gestores a investir, sobretudo, nas crianças para, por meio delas, alcançar toda a família. “Eu sei que não vou mudar o país, nem o mundo. Mas estou dando minha porcentagem para melhorar nossa sociedade e incentivo vocês a investirem em nossas crianças”, disse Edmilson.

Já Cafu, lembrou que através do esporte é possível dar dignidade e formar cidadãos. “Ao desenvolver esses projetos nosso foco é formar cidadãos e não apenas atletas. Queremos dar dignidade a elas por meio da inclusão social efetiva”, complementou Cafu.

Nova diretoria

A nova diretoria do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer é composta, além dos secretários Márcio Jardim (presidente) e Álvaro Gomes (vice-presidente), pela secretária de esporte, lazer e juventude de Alagoas, Cláudia Petuba (secretária executiva); pela secretária de esportes do Distrito Federal, Leila Barros (vice-presidente região centro-oeste); pelo secretário de esporte do Ceará, David Durand (vice-presidente região nordeste); pelo secretário do esporte e do turismo do Paraná, Douglas Fabrício (vice-presidente da região sul); pela secretária dd esporte do Acre, Shirley Santos (vice-presidente região norte) e pelo secretario de esporte do Rio de Janeiro, Marco Cabral (vice-presidente região sudeste).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na última terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa ...
Na manhã da última quarta-feira (01), a Prefeitura de Santa Rita, sob comando do Prefeito Dr ...
Com um quadro delicado de saúde e internada há aproximadamente uma semana no UDI Hospital, em ...
Gestor tem recorrentemente excedido valor de despesas com servidores Em Ação Civil Pública ajuizada em 29 ...
Desde o último quadrimestre de 2020, Município tem desrespeitado Lei de Responsabilidade Fiscal Devido ao excesso ...
Morreu o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite dessa quarta-feira (1º), na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.