O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou denúncia e determinou o processamento de uma ação de improbidade administrativa contra o ex-governador do Maranhão e deputado federal eleito, José Reinaldo Tavares (PSB). A decisão é da Primeira Turma do STJ, que por maioria seguiu voto do ministro Sérgio Kukina.

Na origem, o Ministério Público do Maranhão ajuizou ação civil pública por ato de improbidade contra Tavares por ele ter supostamente reformado e decorado residência com gasto desproporcional à sua renda, sem que houvesse comprovação da origem dos recursos.

A acusação se apoia no artigo 9º, caput, da Lei 8.429/92 (auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo). O imóvel pertencia a a uma empresa do Maranhão e, segundo Tavares, fora colocado à sua disposição. Mas os donos da instituição negaram ter arcado com os gastos.

Devido à origem duvidosa dos recursos que financiaram a reforma e aos fatos terem ocorrido quando Tavares exercia o cargo de governador do Maranhão, o Ministério Público ajuizou a ação e a petição inicial foi recebida em primeiro grau.

Recursos – A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça Maranhão (TJMA), no entanto, deu provimento ao agravo da defesa de Tavares. Entendeu que “para o recebimento inicial da ação deve haver prova suficiente de que os atos particulares do acusado têm relação com os atos de governo, gerando desvio de recursos públicos e enriquecimento sem causa” – o que não seria o caso, segundo o tribunal.

O Ministério Público estadual recorreu ao STJ, mas o relator, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, em decisão individual, negou o recurso. O MP recorreu (com agravo regimental ao colegiado) e a Primeira Turma determinou o retorno dos autos à instância de origem, para que a ação tenha regular prosseguimento.

O ministro destacou em seu voto que a jurisprudência do STJ entende ser “suficiente a demonstração de indícios razoáveis de prática de improbidade para que se determine o processamento da ação”.

Caso teve repercussão na imprensa em 2008

O processo agora aceito pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) ganhou forte repercussão em 2008, quando o Ministério Público pediu ao ex-governador a devolução de R$ 850 mil que haviam sido investidos na reforma de um imóvel (apartamento), situado no Calhau.

O Estado chegou a denunciar o caso numa reportagem especial, após obter informações do processo, de autoria dos promotores de Justiça Marcos Valentim Pinheiro Paixão e João Leonardo Pires Leal.

Além da condenação por ato de improbidade, os promotores pediam a inelegibilidade de Tavares por um prazo de 10 anos. Na ocasião, a Lei da Ficha Limpa ainda não havia sido aprovada.

“O ex-governador não demonstrou ter condições financeiras para custear os serviços de reforma, a compra do mobiliário e os objetos de adorno e decoração”, destacava trecho do processo.

Situado no luxuoso prédio Cidade do Porto, onde o ex-governador foi preso pela Polícia Federal (PF), o apartamento era equipado até como uma academia de ginástica. De acordo com a denúncia do MP, o ex-governador contratou um escritório de arquitetura e ambientação para fazer a reforma. Os proprietários da empresa afirmaram em depoimento que todos os pagamentos haviam sido entregues em espécie.

Mais

José Reinaldo foi eleito deputado federal e confirmado pelo governador eleito Flávio Dino (PCdoB) como futuro secretário de Estado de Minas e Energia. Quem assume vaga na Câmara Federal é Luana Alves (PSB).

O Estado MA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Evento no Povoado Bela Vista promete homenagear e presentear as mães da região. Sorteios incluem prêmios ...
Uma excelente notícia para Paço do Lumiar foi revelada durante a Oficina do Sebrae Maranhão "Destino ...
Faltam apenas 02 dias para vivermos juntos essa experiência única. Com um amplo estacionamento seguro, um ...
Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, tem relação de amizade antiga com proprietário de empresa contratada ...
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, estará em ...
O evento será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, na área externa do São ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.