Profissionais do SAMU ministraram o treinamento em Suporte Básico de Vida para os funcionários do HospitalProfissionais do SAMU ministraram o treinamento em Suporte Básico de Vida para os funcionários do Hospital

Idealizado pela administração do prefeito Gil Cutrim para funcionar como um mecanismo ampliador das ações e conhecimentos na área da saúde e beneficiador de famílias carentes, foi lançado nesta sexta-feira (12), no município de São José de Ribamar, o projeto “SAMU Solidário”.

A solenidade aconteceu no Hospital Municipal da cidade onde funcionários da unidade de saúde participaram do primeiro treinamento – em Suporte Básico de Vida – oferecido pela iniciativa pioneira no estado.

“Mais uma vez, a gestão Gil Cutrim dá exemplo de inovação e demonstra compromisso com o povo ribamarense”, afirmou o vereador César Vieira (PSDC), que representou a Câmara Municipal de Ribamar no evento.

O “SAMU Solidário”, através do seu Núcleo de Educação Permanente, funciona da seguinte forma: instituições públicas e empresas privadas, por exemplo, interessadas em capacitar os seus servidores podem procurar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) de São José de Ribamar ligando para o telefone 3224 3030 ou se deslocando até a sua base, situada na sede do município.

Os profissionais ministrarão gratuitamente para estes agentes cursos e treinamentos variados na área de Suporte Básico de Vida, tais como parada cardiorrespiratória; obstrução de via aérea por corpo estranho; afogamento; manuseio adequado do desfibrilador externo automático; dentre outros. Os cursos e treinamento serão realizados na própria sede da instituição ou empresa.

Em contrapartida, como forma de custear a inscrição do seu funcionário, a instituição ou empresa doará ao Núcleo de Educação Permanente alimentos não perecíveis (pelo menos dois quilos por servidor inscrito) que, posteriormente, serão entregues para entidades que trabalham com famílias carentes na cidade. Cada treinamento terá turmas formadas por até 30 pessoas.

“Além de ampliarmos as ações do SAMU, que também estão pautadas na capacitação da comunidade, também poderemos, por meio do projeto, beneficiar famílias ribamarenses que ainda estão na linha da pobreza. É um projeto que possui o seu cunho social, sem deixar de lado a contribuição que os profissionais que fazem o Serviço podem dar à comunidade através dos cursos e treinamentos”, avaliou a secretária municipal de Saúde de Ribamar, Dalila dos Santos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O prefeito de São Luís Eduardo Braide tem experimentado, desde que começou as suas intervenções de ...
Em parceria com o Senai, programa de qualificação gratuita vai oferecer 450 vagas para cursos que ...
Após reunião com líderes da administração, a Prefeita Paula Azevedo(PCdoB) e a secretária de Educação Kênia ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.