Candidatos terão que fazer prova de até cinco horas e meia de duração.
No 1º dia, 65 pessoas foram eliminadas por uso de aparelho eletrônico.

Do G1, em São Paulo

A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina neste domingo (9) com uma maratona de até cinco horas de duração e três provas. Os mais de 8,7 milhões de inscritos deverão voltar aos mesmos locais de prova do sábado (8) e entrar antes do fechamento dos portões, às 13h do horário oficial de Brasília (veja ao lado o horário local do fechamento dos portões no seu estado).

Neste domingo, o Enem terá as provas de matemática, e linguagens e códigos, com 45 questões cada, e uma prova de redação.

No segundo dia do Enem, o G1 segue com a cobertura especial para as provas. Pela manhã, a cobertura em tempo real trará informações, fotos e vídeos da entrada dos candidatos nos locais de prova. Repórteres espalhados nos locais de provas de todos os estados e do Distrito Federal vão trazer desde cedo as expectativas dos candidatos antes e a opinião deles na saída do Enem.

Programa ao vivo
A partir das 19h (horário de Brasília), os estúdios do G1 em São Paulo, no Rio e no Recife darão início à segunda edição do programa em vídeo ao vivo com professores do Curso e Colégio de A a Z, do Rio, e do Projeto Educação, da Globo Nordeste, no Recife, e estudantes que fizeram o Enem em São Paulo.

Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem deste domingo.

Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.

O G1 trará ainda a resolução das 90 questões preparadas pelos professores do Cursinho da Poli. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (12).

Veja como foram as provas de sábado
As provas do primeiro dia tiveram questões diretas e contextualizadas, segundo os professores que participaram do programa ao vivo do G1 sobre o Enem. Os professores Rodrigo Magalhães (geografia) e Vinicius Silveira (física), do Curso de A a Z, no Rio, e Lula Couto (história), Fernando Beltrão (biologia) e Gilton Lyra (química), do Projeto Educação da Globo Nordeste, no Recife, comentaram as questões.

No sábado, as provas de ciências humanas e ciências da natureza mencionaram tiveram questões com o livro “O Pequeno Príncipe”, tirinha do personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, e parte da obra “Escola de Atenas”, do artista Rafael Sanzio (1483 – 1520).

Em entrevista ao G1, o cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, disse que a utilização da tirinha do Cebolinha “dá uma relax” nos candidatos. “Acho altamente positivo [usar tirinhas nas provas] . Dá uma relax, um relaxamento mental na garotada no momento em que os alunos estão estressados. Veem o amiguinho de infância participando de um momento difícil da vida deles”, disse Sousa.

Primeiro dia teve 65 candidatos eliminados
terminaram com 65 candidatos eliminados pelo uso de aparelhos eletrônicos, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O MEC e seus parceiros institucionais monitoraram pelas redes sociais as postagens relacionadas ao Enem.

De acordo com o edital do Enem, o uso de celular nas salas de prova é proibido. Na hora da prova, os candidatos devem deixar os aparelhos eletrônicos em um envelope fornecido pelos fiscais, que deve ser lacrado e deixado embaixo da carteira. Um dos critérios de eliminação da prova, segundo o edital, é o uso e posse de eletrônicos fora do porta-objetos. No ano passado, 34 candidatos foram excluídos por terem postado fotos.

Segundo o MEC, mais de 17 mil detectores de metal foram espalhados pelos locais de prova de todo o país para tentar combater qualquer tentativa de fraude. O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou nesta sexta-feira (7) que milhares de pessoas foram treinadas para usar o equipamento móvel, no estilo “raquete” e o candidato do Enem pode ser abordado a qualquer momento.

O Inep informou ainda que uma candidata morreu no local de provas, em Olinda, no Recife. A mulher de 31 anos faria o Enem e estava acompanhada do sobrinho e passou mal poucos minutos após entrar no Colégio Santa Emília, no bairro de Jardim Atlântico.

Os seguranças do prédio ainda acionaram o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou ao local em dez minutos e realizou os primeiros socorros, mas a candidata não resistiu.

A mulher era comerciante e morava no bairro de Águas Compridas, também em Olinda. De acordo com o marido, ela teve um AVC hemorrágico.

Muitos candidatos de estados do Brasil que não aderiram ao horário de verão acabaram fazendo confusão e chegando atrasados ao local de prova.

No Distrito Federal, duas candidatas pularam a grade de uma escola na Asa Sul, em Brasília, porque chegaram depois do fechamento dos portões. As duas meninas pularam a grade da escola com a ajuda de pessoas que estavam do lado de fora do colégio. Fiscais teriam tentado impedir que elas entrassem no colégio e fizessem as provas. O Ministério da Educação afirmou que as duas acabaram eliminadas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.