Servidores estão participando de nova capacitação em Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de RepasseServidores estão participando de nova capacitação em Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse

O governo do prefeito Gil Cutrim implantará na estrutura administrativa do município de São José de Ribamar mais uma importante ferramenta de gerenciamento e captação de recursos para ações a serem executadas.

Trata-se do Escritório de Gerenciamento de Projetos do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), iniciativa pioneira no Maranhão e que estará operando no início do próximo ano.

O SICONV é uma ferramenta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem como uma das finalidades facilitar as apresentações de projetos aos programas ofertados pelo Governo Federal. Podem inscrever projetos no Sistema entidades da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta; além de entidades privadas sem fins lucrativos.

Desde 2012, a Prefeitura ribamarense vem promovendo cursos de capacitação em SICONV direcionados para servidores públicos. Hoje, cada uma das 13 Secretarias Municipais possui funcionários especializados em cadastrar e acompanhar o andamento dos projetos junto ao Governo Federal.

Uma das primeiras iniciativas para implantação do Escritório foi o curso prático em SICONV, cujo primeiro módulo foi realizado esta semana no laboratório de informática da Escola Municipal Liceu Ribamarense I e que contou com a participação de 30 servidores de várias Secretarias.

O curso, ministrado pelo professor Marcos Soares, terá mais dois módulos – prestação de contas e ordem bancária de transferências voluntárias – a serem promovidos em novembro e dezembro. Ainda no próximo mês, também será realizada oficina de projetos e captação de recursos.

“Ao longo dos últimos anos, o município conseguiu aprovar e executar várias obras com recursos provenientes de projetos cadastrados no SICONV. O Escritório, que será composto por alguns servidores que estão participando dos módulos deste curso, terá o objetivo de otimizar, ainda mais, os processos de apresentação e acompanhamento dos projetos da Prefeitura cadastrados no Governo Federal”, afirmou o assessor de Planejamento e Gestão de Metas da Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Fróes Filho.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na última terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa ...
Na manhã da última quarta-feira (01), a Prefeitura de Santa Rita, sob comando do Prefeito Dr ...
Com um quadro delicado de saúde e internada há aproximadamente uma semana no UDI Hospital, em ...
Gestor tem recorrentemente excedido valor de despesas com servidores Em Ação Civil Pública ajuizada em 29 ...
Desde o último quadrimestre de 2020, Município tem desrespeitado Lei de Responsabilidade Fiscal Devido ao excesso ...
Morreu o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite dessa quarta-feira (1º), na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.