Esta  Nota de Esclarecimento tem o objetivo de explicar que a publicação realizada no dia 01/07/2014 em forma de denúncia (reveja aqui), foi baseada em fatos inverídicos, idealizado por cidadão sem qualquer credibilidade, e em desrespeito a população axixaense, e as crenças religiosas das pessoas.

Os convênios que estão sendo firmados no ano de 2014 pelo Governo Estadual através de suas Secretarias são oriundos de Emendas Parlamentares, tal como a que foi destinada pelo Deputado Estadual Roberto Costa ao Município de Axixá no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) em fevereiro tendo como objetivo custear despesas com a realização do Carnaval em Axixá.

A Prefeitura requereu da Secretaria de Estado da Cultura o recebimento de R$ 40.000,00 através do processo administrativo nº 63.439/2014 para firmar convênio visando a realização do Carnaval em Axixá. Tendo plano de trabalho sido aprovado, foi assinado o Convênio nº 086/2014-SECMA, e publicado no Diário Oficial do Estado no dia16 de Abril de 2014, Ocorre que o recurso não chegou a ser pago à Prefeitura em função da impossibilidade de obtenção de certidões tendo como causa as irregularidades cometidas pela gestão anterior; o Carnaval em Axixá, portanto, foi custeado exclusivamente com recursos próprios.

Os problemas com as certidões foram resolvidos no mês seguinte, e estando a Emenda Parlamentar do Deputado Roberto Costa ainda disponível, a mesma foi redirecionada para o custeio das comemorações da Semana Santa. Assim foi que se requereu da Secretaria de Estado da Cultura – SECMA, através do processo administrativo nº 63439/2014, a celebração de novo Convênio que recebeu o nº 86/2014.

O Plano de Trabalho apresentado e aprovado pela SECMA recebeu o nome de “Paixão de Cristo”, em nada tendo haver com qualquer órgão, instância, ou repartição da Igreja Católica ou qualquer outra Congregação Religiosa. O instrumento do convênio previa o repasse de recursos exclusivamente para a Prefeitura Municipal de Axixá, que ficava obrigado a utilizar na finalidade específica das comemorações da Semana Santa, e em seguida prestar contas ao órgão concedente, no caso a SECMA; em nenhum momento a Prefeitura de Axixá ou o Estado do Maranhão se obrigaram através do convênio a repassar recursos para Igrejas.

Como obrigação contida no convênio nº 86/2014, a Prefeitura já encaminhou a SECMA a prestação de contas dos recursos recebidos para realização da Semana Santa em Axixá, aguardando apenas sua análise e parecer final.

Em Axixá existe, mantida pela Igreja Católica, a coordenação da Paixão de Cristo, que desenvolve trabalhos de encenação da morte de Cristo O enredo de que a Prefeita Roberta se apropriou do dinheiro dessa coordenação é completamente inverídico e verdadeira estapafúrdia, criada tão somente para criar sentimento negativo e de repulsa contra a atual Prefeita de Axixá.

Roberta Maria Gonçalves Barreto é uma mulher de muita coragem sim !!! coragem em ter se apresentado como alternativa para comandar a Prefeitura de Axixá quando o Município passou 8 anos sendo achincalhado por uma administração inescrupulosa e que atualmente e por muitos anos à frente terá que responder por seus desmandos perante a Justiça. A mentira não se tornará verdade, mesmo que contada um milhão de vezes. “Eu confio em ti Senhor e digo: Tu és o meu Deus, meu futuro está em tuas mãos” (Sl 31.14-15)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Evento no Povoado Bela Vista promete homenagear e presentear as mães da região. Sorteios incluem prêmios ...
Uma excelente notícia para Paço do Lumiar foi revelada durante a Oficina do Sebrae Maranhão "Destino ...
Faltam apenas 02 dias para vivermos juntos essa experiência única. Com um amplo estacionamento seguro, um ...
Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, tem relação de amizade antiga com proprietário de empresa contratada ...
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, estará em ...
O evento será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, na área externa do São ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.