Nova estrutura já começou a ser montada na Cidade OperáriaNova estrutura já começou a ser montada na Cidade Operária

O prefeito Edivaldo entrega este mês o novo Circo Escola, iniciativa que estimula convivência e fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e com o meio ambiente através de oficinas educativas e culturais. O projeto é gerido pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e será retomado com reformulação estrutural e da grade de atividades. A nova estrutura já começou a ser montada na Cidade Operária.

Para o prefeito Edivaldo, o espaço permite a expansão do desenvolvimento cultural e educativo, além da convivência saudável. “Nós pensamos que retomar este espaço, agora com a ênfase nos laços da família e na importância da convivência, é trazer às nossas crianças e adolescentes bem estar e valores adequados. E com a reestruturação ampliamos a nossa capacidade de alcance da educação ambiental e da cultura, por exemplo”, disse ele.

O projeto envolve crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos. “Apesar de ser esta a faixa etária prioritária, o novo Circo Escola também passará a atender a grupos intergeracionais, como idosos e pessoas com deficiência, integrando-os em atividades artísticas, culturais e ambientais”, disse Francinélia Freitas, superintendente de Proteção Básica da Semcas. A meta é atender prioritariamente a 310 pessoas, na faixa etária de 7 a 17 anos, ampliando em mais de 50% o atendimento, que era de 200 crianças e adolescentes por ano.

Um dos diferenciais da nova fase do Projeto Circo Escola é a articulação integrada com outras políticas sociais desenvolvidas por diversos outros órgãos municipais. Agora participam também do Projeto Circo Escola as secretarias municipais de Educação (Semed), de Meio Ambiente (Semmam), de Segurança com Cidadania (Semusc), de Esporte e Lazer (Semdel) e a Fundação Municipal de Cultura (Func).

Já estão previstos, por exemplo, a realização de cursos de formação de agentes ambientais, coordenado pela Semmam, a todos os participantes do projeto; e, também, o uso do Carro-Biblioteca da Semed, que desenvolverá atividades educativas aos beneficiários.

O teatro, as danças, as artes plásticas, entre outras manifestações artísticas continuam sendo utilizadas no Circo Escola. Além de promover o desenvolvimento social e cultural dos participantes, atividades terão agora contextualização mais direcionada à convivência e ao fortalecimento de vínculos.

Eventos e espetáculos culturais promovidos por organizações sociais também estão contemplados no novo formato do Circo Escola. Territórios de abrangência, como a Cidade Operária, Cidade Olímpica, Vila Janaína e João de Deus, estão na lista de áreas que podem desfrutar mais diretamente do espaço, sem, entretanto, deixar de receber outros espetáculos culturais realizados na capital.

PROJETO

O Projeto Circo Escola “Recriando a Vida” foi implantado em 1999, para atender crianças e adolescentes em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas, trabalho infantil, em conflito familiar, em medidas socieducativas e demais violações de direitos.

Durante dez anos, o projeto desenvolveu ações em arte circense, cênica, plástica, capoeira, educação ambiental, dança popular, percussão, esporte/lazer, confecção de indumentária, além de desenvolver também diversas atividades com as famílias dos usuários atendidos. Desse modo, foram realizados atendimentos a 200 crianças e adolescentes ao ano, envolvendo 180 famílias e um total de 2 mil usuários ao ano.

Ainda foi possível incluir todas as famílias em programas de transferência de renda (Bolsa Escola), programas e benefícios socioassistenciais. A experiência ganhou proporções internacionais com a parceria do Unicef, que referendou o governo coreano e a comitiva vietnamita a visitarem o projeto e levou o modelo a ser executado no Vietnã.  A Unicef ainda viabilizou a visita de vário países, entre eles África do Sul e Suriname.


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