Alagamento em frente ao Curso Wellington, no Renascença; problema não é de hoje.Alagamento em frente ao Curso Wellington, no Renascença; problema não é de hoje.

Culpar o prefeito Edivaldo Holanda Júnior pela situação de caos instalada com as fortes chuvas que se abatem sobre a nossa capital é muito fácil. Apontá-lo como o grande responsável por toda a desgraça que arrasa São Luís não é difícil. Transferir culpas ou responsabilidades tem sido a desculpa dos que sempre se omitiram nas horas mais necessárias.

Desde 1985, ano em que a escolha dos prefeitos das capitais brasileiras foi retomada pelo voto direto, a oposição se instalou na prefeitura da capital maranhense. De lá pra cá nunca mais saiu. Acorda, toma café, almoça, janta e dorme sem largar o Palácio La Ravardiére. São 29 anos de mando e desordens.

Dona Gardênia Ribeiro Gonçalves foi a primeira prefeita eleita pela oposição com a retomada da eleição pelo voto direto. Sua gestão, além de mostrar total incompetência, foi um caos. Entrou muda, nada fez, e saiu tostada.

Em seguida e por vários mandatos o prefeito Jackson Lago. Fez algumas intervenções asfálticas em bairros pobres, mas nunca durante três mandatos, cuidou ou preparou a cidade para enfrentar os problemas causados pelas chuvas.
Pupila de Lago, Conceição Andrade se elegeu e não se tem até hoje nada que tenha marcado sua administração a não ser corrupção, inércia e muita incompetência. Andrade entrou pela frente (com votos) e saiu pelas portas dos fundos, deixando a cidade atolada de lixo. Todos se recordam.

Ungido por Jackson Lago, foi eleito prefeito Tadeu Palácio. Há que se reconhecer algumas tentativas na área da saúde com a construção de novas unidades hospitalares, mas nada que pudesse evitar o caos com a chegada das chuvas.

João Castelo, também eleito pela oligarquia comandada por Jackson Lago (falecido), foi um desastre. Marcou apenas pelo aterramento de uma canal a céu aberto, dando condições mais dignas de vida para moradores do Caratatiua.

Suas intervenções asfálticas nos bairros da capital são piadas que vão de Sonrisal à cuspe. Obras dignas de colocar na cadeia os empreiteiros que embolsaram a grana.

Agora com menos de um ano e meio de administração, parcela da imprensa e de partidos políticos querem colocar total a responsabilidade do caos ao prefeito Edivaldo Holanda. Como se a ele fosse dada a obrigação de fazer em um ano e meio aquilo que nunca foi realizado em 27 anos e meio.

O pior é que a própria oposição, dona da prefeitura da capital há 29 anos, abandona a atual gestão para ficar de longe lançando pedras no prefeito. São os mesmo que passaram todos esses longos anos mamando nas tetas do município.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.