A Corregedoria Geral de Justiça tem como meta ultrapassar, na próxima semana, mais de 500 processos analisados nessa primeira fase processual do mutirão carcerário, que ocorre no Fórum Desembargador Sarney Costa.

Desde o último dia 15, juízes, promotores de Justiça e defensores públicos estão se debruçando sobre os mais de 1.000 processos de presos provisórios da região metropolitana de São Luís que estão em aberto à espera de sentença judicial.

Até o momento, os 22 magistrados que estão trabalhando na apreciação dos processos já conseguiram analisar quase 300 peças.

A corregedora da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, tem destacado o empenho de cada um dos juízes que estão trabalhando na operacionalização do mutirão. Segundo ela, o esforço de juízes titulares das varas contempladas pelo mutirão deve ser exaltado, por se tratar de um trabalho que requer cautela e uma análise criteriosa.

“Neste primeiro mês à frente da Corregedoria, tenho observado de perto o empenho dos magistrados em suas atividades”, destacou a desembargadora. Nelma Sarney enfatizou que todo esse trabalho e dedicação é o reflexo de uma magistratura alinhada com os anseios da sociedade e comprometimento com sua função social.

Conforme o último balanço parcial da Corregedoria de Justiça, até o momento já foram apreciados processos das 1ª, 2ª,3ª,4ª e 5ª varas criminais de São Luís, 1ª e 2ª varas de São José de Ribamar, 1ª e 2ª varas de Paço do Lumiar, 1ª Vara de Entorpecentes de São Luís, 1ª e 3ª varas do Tribunal do Júri da capital, Vara única da Raposa e Vara da Mulher de São Luís.

A corregedoria destaca que o mutirão carcerário também conta com o suporte oferecido pelo juiz Osmar Gomes, diretor do fórum da capital maranhense. O magistrado tem acompanhado as ações diariamente e tem procurado oferecer toda infraestrutura necessária para que os juízes tenham condições de trabalho para dar prosseguimento à operacionalização do mutirão.

O próprio juiz Osmar Gomes destacou que essa é a hora de somar esforços, cada um contribuindo para a solução dos problemas nas unidades prisionais do Maranhão.

Segundo a secretária do mutirão carcerário, Edwiges Bertrand, o principal fator de êxito das ações é o comprometimento do grupo de trabalho.

“Temos visto a dedicação e o compromisso de juízes, defensores e promotores na realização das atividades. Os servidores também têm colaborado de forma decisiva. Muitos estão, inclusive, dobrando seu horário de trabalho.”, frisou.

O Estado


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Evento no Povoado Bela Vista promete homenagear e presentear as mães da região. Sorteios incluem prêmios ...
Uma excelente notícia para Paço do Lumiar foi revelada durante a Oficina do Sebrae Maranhão "Destino ...
Faltam apenas 02 dias para vivermos juntos essa experiência única. Com um amplo estacionamento seguro, um ...
Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, tem relação de amizade antiga com proprietário de empresa contratada ...
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, estará em ...
O evento será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, na área externa do São ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.