Foi anunciada a implantação do programa Business Intelligence, ferramenta que possibilita cruzamento de dados e otimização de resultados.

reuniao_1

O Comitê de Gestão Integrada, presidido pela governadora Roseana, para combater a crise do sistema carcerário do estado, apresentou nesta sexta-feira (17) no Palácio dos Leões os primeiros resultados. O encontro foi encerrado por volta das 14h.

Na reunião, a governadora Roseana Sarney reafirmou o compromisso do governo em solucionar o problema no sistema penitenciário do Maranhão e destacou o empenho de todos os órgãos que compõem o Comitê de Gestão no encaminhamento das medidas anunciadas durante encontro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “Estamos apresentando os primeiros resultados desse esforço conjunto com o objetivo de devolver a normalidade ao sistema penitenciário do estado”, declarou.

Uma das principais medidas adotadas será a implantação do programa Business Intelligence como gerenciador de informações como explicou a secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes. “Com a possibilidade de reunir, organizar e compartilhar dados de várias fontes e visualizar a situação de cada preso, a ferramenta vai ajudar na celeridade do mutirão carcerário”, explicou.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Luiza Oliveira, disse que a Sedihc está empenhada em atender as famílias das vítimas envolvidas nos ataques e oferecer ações referentes às áreas de assistência social e direitos humanos. “Estamos prestando o atendimento necessário às vítimas e melhorando esta ação integralizada com as Secretarias de Segurança, Justiça e Administração Penitenciária, Defensoria Pública e articulação com a sociedade civil organizada nas áreas da saúde básica e mental, cidadania e educação”, pontuou.

O coordenador-geral da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Poder Judiciário, desembargador Froz Sobrinho, falou sobre os mutirões realizados pelo Tribunal de Justiça, em parceria com Ministério Público e Defensoria Pública. ” Desde o ano passado, estamos em um constante mutirão para acelerar a revisão de penas de presos de Pedrinhas. Vamos atender a todos os processos, sejam de presos provisórios ou permanentes”, garantiu.

Comitê

A criação do Comitê de Gestão Integrada do governo do Maranhão foi uma das 11 medidas do plano de combate à violência no sistema carcerário. O comitê integra as ações dos órgãos ligados à segurança pública do Maranhão, como Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Assembleia Legislativa e secretarias de Estado.

Medidas

1. A criação do Comitê Gestor de Ações Integradas;
2. Remoção de presos;
3. Mutirão das Defensorias Públicas;
4. Plano de ação integrada de inteligência prisional;
5. Reforço no auxílio da Força Nacional;
6. Plano de Ação Integrada de Inteligência e Segurança Nacional;
7. Implantação de núcleo de atendimento a familiares de presos (saúde e assistência psicológica);
8. Integração do Ministério Público e Poder Judiciário;
9. Implantação de plano de atendimento e capacitação para policiais que estão envolvidos diretamente em ações de segurança;
10. Penas alternativas e monitoramento eletrônico;
11. Construção de novas unidades prisionais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Alex Ferreira Borralho A bebê Agnes da Silva Vicente, que tinha 7 meses, morreu ontem ...
Saiba tudo sobre o mais novo lançamento da PG Soft, Wild Wpe 3258, e saiba como ...
Na manhã desta segunda-feira(13), duas ações distintas, mas realizada no âmbito da “Operação Caminhos Seguros”, resultaram ...
Um trabalho integrado entre as Polícias Civil dos estados do Paraná, Pará e Maranhão resultou, na ...
A Unidade de Negócio Ademicon São Luís, promove um encontro especial para empresários, empreendedores e investidores ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.