Levantamento examina programa chamado de “ameaça interna”. Comitê nunca havia dedicado um relatório à liberdade de imprensa nos EUA. O Comitê para Proteção de Jornalistas publicou o primeiro relatório sobre a liberdade de imprensa nos Estados Unidos. E o governo de Barack Obama foi muito criticado.

A guerra do governo Barack Obama contra os vazamentos de informações secretas não tem precedentes na história americana. Essa é a conclusão do relatório publicado pelo Comitê para Proteção de Jornalistas.

O documento diz que o combate agressivo do governo americano à fuga de informações atrapalha uma discussão livre e aberta, necessária em uma democracia.

O levantamento examina um programa chamado de “ameaça interna”, em que funcionários federais suspeitos de terem vazado informação podem ter que se submeter a testes com detector de mentiras, e são obrigados a monitorar o comportamento dos colegas.

A realidade atual é bem diferente do que prometeu Barack Obama no início do primeiro mandato, quando disse que iria liderar o governo mais aberto da história americana.

O Comitê para Proteção de Jornalistas é uma organização independente, que tem como missão defender o direito dos repórteres ao redor do mundo de trabalhar sem medo de repressão. Desde a criação, há 32 anos, o comitê nunca havia dedicado um relatório à liberdade de imprensa nos Estados Unidos.

Leonard Downing, autor do relatório, diz que o governo Obama tem encorajado a liberdade de imprensa em vários países, mas não tem sido um bom exemplo para o mundo.

Do Jornal Nacional


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), destacou como positiva a visita ...
empresário Agropecurisata e atual vice-prefeito JAMEL DAHER foi oficializado como presidente do partido  Republicanos 10 de ...
 É pela vida das mulheres! Todos e todas à Câmara de São Luís nesta quinta-feira, 9 ...
Um discurso que ficará na história e na memória, que pode ser comparado ao de grandes ...
Empresa de ex-assessor foi contratada por dispensa de licitação. O prefeito de São Luís, Eduardo Braide ...
Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, deputado relembrou as suspeitas já elencadas pela imprensa e ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.