Desde ontem no Maranhão o clima é de festa em alguns povoados que querem ser emancipados e transformados em municípios.

A Câmara Federal concluiu ontem pela aprovação de novos municípios em todo o país, em um total de 400. O Texto da Câmara dos Deputados volta para o Senado, onde não haverá rejeição.

Para aprovar a farra, os deputados alegam que haverá critérios mais rígidos para a fusão ou desmembramento das novas cidades.

Para criar os municípios serão necessários estudos técnicos de viabilidade econômica, populacional e territorial. Feito isto, haverá um plebiscito em todo o município. Se aprovado, caberá à cada Assembleia Legislativa criar nova lei determinando a criação da cidade.

Até aqui tudo bem, tudo bacana. Ocorre, porém, que criação de novos municípios em todo o Brasil, nos últimos anos, representou apenas a partilha da miséria.

E o que é bem pior: despesas para os cofres públicos da União e Estados. Povoados no Maranhão, com até 5 mil habitantes, estarão aptos a se enquadrar como novo município.

Começam as despesas para a implantação dos centros administrativos, eleições para prefeito e vereadores, além de criação de cargos de assessorias e secretarias.

São poucos os exemplos de novas cidades emancipadas que deram certo. Em boa parte, serve apenas para enriquecer meia dúzia de espertos.

Sem contar que na maioria dos municípios em que os prefeitos e deputados saíram derrotados eles escolhem um povoado onde detém o controle político eleitoral para eleger prefeitos, geralmente seus parentes.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neste domingo (11), a Prefeitura de São Benedito Rio Preto, promoveu o evento “Especial Dia das ...
Neste dia das mães, expresso minha homenagem a todas as mães do Maranhão e do Brasil ...
Na tarde e noite deste último sábado (11), mantendo a tradição dos últimos anos, a Prefeitura ...
No Maranhão, terra rica em cultura e tradição, está sendo gestado um desvio de valores preocupante ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.