Do Atual7

Se a onda de manifestações que tomou conta de São Luís nos últimos dias já arranhava a popularidade do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), o registro de seu nome na lista da Câmara Federal – que mostra quem são os representantes pelo Maranhão e pelo resto do País favoráveis à criação PEC 37 – deve aumentar ainda mais o índice de insatisfação com o petecista.

Edivaldo Júnior e outros 12 representantes do Maranhão na Câmara foram favoráveis à votação da PEC 37 pelo plenário da Casa. Foto: Felipe Klamt / ReproduçãoEdivaldo Júnior e outros 12 representantes do Maranhão na Câmara foram favoráveis à votação da PEC 37 pelo plenário da Casa. Foto: Felipe Klamt / Reprodução
A Proposta de Emenda Constitucional de numero 37, de autoria do deputado federal maranhense e delegado da Polícia Civil, Lourival Mendes (PTdoB/MA), tem sido uma das principais pautas dos protestos que varrem o Brasil.

A reportagem do Atual7 apurou que, em junho de 2011, quando o prefeito da capital do Estado ainda exercia o cargo de deputado federal, Lourival Mendes reconheceu as assinaturas de 207 deputados favoráveis à criação da emenda que altera trecho da Constituição, determinando que a apuração de infrações penais seja função privativa das polícias Civil e Federal. Entre as assinaturas, estava a Edivaldo Júnior.

Além de Edivaldo e Lourival Mendes, os deputados federais pelo Maranhão Carlos Brandão (PSDB), Cléber Verde (PTB), Domingos Dutra (PT), Gastão Vieira (PMDB) [hoje ministro do Turismo], Hélio Santos (PSDB), Alberto Filho (PMDB), Sétimo Waquim (PMDB) [flagrado em cochilo no plenário], Waldir Maranhão (PP), Ribamar Alves (PSB) [hoje prefeito de Santa Inês], e os ‘pais’ da BR-010, Davi Alves Júnior, o Davizinho (PR), e Francisco Escórcio, o Chiquinho (PMDB), também foram favoráveis que a PEC 37 fosse ao plenário, em votação no dia 12 de dezembro de 2011, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

A lista com todos os nomes favoráveis à criação da ‘PEC da Impunidade’ pode ser acessada no próprio site da Câmara dos Deputados.

Com nova data de votação marcada para a sessão desta terça-feira (25), se aprovada, a PEC 37 impedirá o Ministério Público de assumir a investigação de crimes, prática usual desde que teve os poderes ampliados na Constituição de 1988.

O presidente da Embratur e pré-candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que no final de 2012 afirmou que o MP é uma ameaça aos direitos do cidadão brasileiro, agora recua e diz ser contra a PEC 37.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A comenda foi concedida pela DPE. Na ocasião, a presidente da Alema destacou sua atuação em ...
Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura ...
Por Alex Ferreira Borralho Na terça-feira (14.05) ganhou grande repercussão nas redes sociais as ameaças e ...
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), não respondeu a parte das perguntas da Polícia ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.