O Imparcial

magnoO Requerimento do deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD) que propõe instalação da CPI da agiotagem permanece com o mesmo número de assinaturas, apenas seis. Para o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB) evolução da CPI será muito difícil e instalação pode até atrapalhar as investigações. Sobre pedido de Cutrim para investigação dele próprio pela Comissão de Ética, o deputado Magno Bacelar (PV), que preside a Comissão afirma não ter recebido ainda o Requerimento e que melhor alternativa para solucionar o caso seria uma investigação federal.

Na sessão da última terça-feira (30), o deputado Raimundo Cutrim continuou a coleta de assinaturas na Assembleia Legislativa do estado do Maranhão, mas não obteve sucesso e continua com as mesmas seis assinaturas que tinha conseguido na segunda-feira. Além dele, também já haviam assinado Bira do Pindaré (PT), Cleide Coutinho (PSB), Neto Evangelista (PSDB), Eliziane Gama (MD) e Zé Carlos (PT).

“Todo o aparelho de investigação do Estado está desde o ano passado investigando o caso, de modo que eu julgo de difícil à evolução esse processo”, afirma o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo que vê dificuldade na instalação de uma CPI no legislativo estadual. Questionado sobre se essa dificuldade teria haver com um possível desgaste que uma CPI poderia trazer para a assembleia, Arnaldo explica que essa não é a preocupação, mas sim com “o aparato que precisamos para instalar e desenvolver um trabalho da CPI e com os resultados. Acho que a gente talvez possa até atrapalhar os resultados das investigações que estão em fase avançada”, justifica o peemedebista.

Comissão de ética

Sobre o pedido de Cutrim para que ele mesmo seja investigado pela Comissão de ética, Arnaldo afirma está aguardando o retorno dos secretários da Mesa Diretora, deputados Rogério Cafeteria (MD) e Carlos Florêncio (PHS) que estão em viagem, para que possa tomar alguma decisão. Magno Bacelar, presidente da Comissão de Ética frisa que ainda não recebeu nenhum Requerimento: “Assim que recebermos qualquer denúncia envolvendo o decoro parlamentar dessa Casa, nós convocaremos a Comissão de Ética e vamos discutir o assunto com transparência. Estamos aguardando qualquer documentação da Mesa Diretora”, explica o parlamentar.

Magno que já participa da CPI da Mulher justifica o fato de não ter assinado o Requerimento de instalação da CPI da Agiotagem: “Isso a gente só assina quando há realmente a convicção de que tá fazendo uma coisa correta. Por enquanto ainda estamos analisando e conversando com nossos colegas deputados”, justifica Magno que afirma ainda que o assunto está sendo investigado pela polícia com acompanhamento do Ministério Público e que uma alternativa para evitar uma CPI seria a federalização das investigações: “Seria uma das alternativas o acompanhamento da Polícia Federal. É um crime de agiotagem que compromete o andamento dos municípios e isso não pode continuar”, finaliza o deputado.
Prefeitos
O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) saiu em defesa do prefeito de Lago Verde, Raimundo Almeida (PP), cujo nome está presente na lista de 41 prefeituras envolvidas com agiotagem, divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado na semana passada:

“De forma alguma desmereço o trabalho da polícia, agora se houve algum equívoco, temos que discutir. Eu acompanhei o prefeito Almeida junto ao secretário Aloísio Mendes em que ele foi solicitar formalmente informações ao respeito da ligação dele com agiotagem” Costa afirma que os documentos levados pelo prefeito, inclusive assinaturas de cheques provam que a acusação diz respeito ao período em que o prefeito foi cassado e esteve afastado da prefeitura de Lago Verde, na época sob comando do vice-prefeito, Olivar.

A questão acentua o fato de que muitos deputados não devem apoiar a instalação de uma CPI na Casa, já que mesmo sem envolvimento, a maioria não deve arriscar a perda de votos em vários redutos eleitorais, onde prefeitos estão sendo investigados por envolvimento com agiotagem e o risco real de sofrerem reprimendas dos bandidos. Principalmente em período próximo a eleições estaduais, quando se viagem boa parte do estado, por via terrestre principalmente, em busca de votos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), não respondeu a parte das perguntas da Polícia ...
Por Alex Ferreira Borralho Era madrugada do dia 22 de dezembro do ano de 2023 em ...
O prefeito Eduardo Braide contratou a Empresa LABOR, que terceirizou os radares da empresa FOCALLE Engenharia ...
Ex-presidente foi diagnosticado com infecção na pele causada por bactérias quando estava em Manaus. No dia ...
disparo foi feito por um policial militar à paisana que passava pelo local e atirou contra ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.