Vereador Fábio CâmaraVereador Fábio Câmara

O vereador Fábio Câmara (PMDB), líder da oposição na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), pediu ontem (3), durante  audiência pública para debater a situação das feiras e dos mercados da capital maranhense, que o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho, explicasse quem autorizou a divulgação da nota oficial emitida pela Semapa, que jogou no PDT a responsabilidade pelo fim do programa “Bom Peixe”.

“Senhor secretário, antes de vossa senhoria publicar a nota, através da qual afirma existirem vícios no Programa ‘Bom Peixe’, o prefeito, o vice-prefeito e o secretário de Comunicação tomaram conhecimento do teor da nota? O secretário de Articulação Política sabia do teor gravíssimo do que o comunicado denunciaria contra aliados?”, questionou Câmara.

Durante o pronunciamento, o líder da oposição na Casa de Leis, afirmou que pretende descobrir qual foi o paradeiro do dinheiro que seria para custear o programa que era um alento às famílias mais pobres. “Vossa Senhoria faz uma acusação gravíssima quando aponta a existência de vícios na execução do programa Bom Peixe. Até onde a sua apuração alcança, de quanto, em moeda corrente, se está falando?”, declarou.

O parlamentar peemedebista também pediu ao secretário Marcelo Coelho a revelação dos nomes que supostamente foram culpadas pelos desvios e quem são os reais beneficiados. “Está Casa precisa saber quais as pessoas que Vossa Senhoria aponta como sendo as culpadas pelos desvios e quem são os reais beneficiados?”, cobrou.

Fábio afirmou que pretende apresentar na próxima semana, requerimento oficializando o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a fim de que seja devidamente apurada essa acusação gravíssima.

De acordo com o parlamentar, o pedido se justifica pelos já denunciados fatos relatados na imprensa, com relação ao “Programa Bom Peixe”, uma das poucas ações exitosas da gestão João Castelo (PSDB).

“Precisamos apurar a gravidade das denúncias, precisamos, por exemplo, apurar se estas ações caracterizadas como viciadas tiveram conhecimento ou conivência com agentes ou instâncias político-partidárias? Estamos falando de um programa que possibilitava a compra de pescado de boa qualidade a preços mais baixos que os praticados no comércio formal – a diferença era subsidiada pela Prefeitura. É em defesa da sociedade ludovicense que estou pensando em requerer neste parlamento a instalação desta CPI afim de que seus representantes venham esclarecer tais irregularidades”, declarou o vereador.

Vereador quer identificar beneficiários de programas

Além de propor uma CPI para apurar irregularidades no Bom Peixe, o vereador Fábio Câmara (PMDB) está interessado em fazer uma análise dos ludovicenses que recebem algum tipo de ajuda dos Programas de Aquisição de Alimentos – PAA e o de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, bancados, respectivamente, pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem, pelo menos dois grandes programas articulados à proposta governamental de combate à miséria e que são relacionados à Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento. Nós vereadores precisamos saber quantos ludovicenses estão participando desses programas, quanto estamos produzindo, o que estamos importando e quais são as propostas que esse governo apresenta para qualificar a realidade?”


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), não respondeu a parte das perguntas da Polícia ...
Por Alex Ferreira Borralho Era madrugada do dia 22 de dezembro do ano de 2023 em ...
O prefeito Eduardo Braide contratou a Empresa LABOR, que terceirizou os radares da empresa FOCALLE Engenharia ...
Ex-presidente foi diagnosticado com infecção na pele causada por bactérias quando estava em Manaus. No dia ...
disparo foi feito por um policial militar à paisana que passava pelo local e atirou contra ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.