Pedro Lucas FernandesPedro Lucas Fernandes

A Câmara Municipal realiza a partir das 10h desta quarta-feira (3) audiência pública para debater a situação das feiras e dos mercados de São Luís. O autor da proposta, vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), esteve reunido com a presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivalnilde Sampaio, e com o presidente da Fecomercio (Federação do Comércio do Maranhão), José Arteiro, onde o assunto foi adiantado.

Da audiência desta quarta devem participar ainda os secretários municipais Marcelo de Araújo Costa Coelho (Agricultura, Abastecimento e Pesca), Vinicius Nina (Saúde) e José Silveira de Sousa (Obras e Serviços Públicos); o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Vitorino Reis Castro; e feirantes.

Estima-se que 5,5 mil feirantes atuem nas feiras e mercados municipais— cerca de 5 mil cadastros na Semapa, além de 350 nas feiras móveis que funcionam em diferentes bairros da capital, e 100 no programa São Luís Rural, pelo qual os próprios produtores comercializam diretamente os bens cultivados, sem a intermediação dos comerciantes.

A atual situação das feiras e mercados da cidade constitui um caso de saúde pública, em vista de esses espaços fornecerem parte considerável dos produtos que compõem a alimentação dos moradores da capital, mas sem apresentarem as condições de higiene adequadas.

A preocupação com as feiras de São Luís tem sido uma constante no mandato de Pedro Lucas Fernandes. Ele já apresentou requerimentos pedindo à Prefeitura de São Luís a reforma e higienização dos mercados do São Francisco e Monte Castelo e do Mercado Central.

Segundo o vereador, no Mercado do São Francisco, parte do piso não é revestido, tornando o espaço inadequado para uma feira. O teto do balcão central é apoiado por estruturas metálicas desgastadas e parte da cobertura é improvisada com pedaços de madeira e tijolos.

“O estado de abandono do Mercado do Monte Castelo é aparente. Não há manutenção básica, o piso é de cimento bruto e as paredes não têm reboco. No Mercado Central não é diferente. Um dos pontos turísticos da cidade, o local também se encontra em péssimo estado de conservação, necessitando de atenção especial do poder público”, afirmou Pedro Lucas Fernandes.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa homenageará Mestre Paulo Salaia, fundador do Bloco Tradicional Os Feras, falecido em 2023 O dia ...
Foi um sábado de festa em Santa Inês com a implantação do segundo colégio Militar da ...
Vice-prefeito de Barra do Corda, Marcos Unillar, recebe visita do governador Carlos Brandão em sua residência ...
O Poder Judiciário do Maranhão autorizou a destinação de valores provenientes de prestação pecuniária de penas ...
350 câmeras estão espalhadas em ruas, praças e avenidas da cidade. Escolas também estão monitoradas para ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.